quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Velho



"O tempo é um ponto de vista: velho é quem tem um dia a mais que eu."
Mario Quintana

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Mudança de hábito



O grande desafio deste século XXI na é mais convencer o idoso de que mudanças em seu estilo de vida são benéficas, mas sim, mobilizá-lo de forma a realizar essas mudanças. E quando falamos em mudanças estamos nos referindo à mudança alimentar, prática de exercícios, ingestão de líquidos, lazer e tudo aquilo que de maneira geral possa vir a melhorar a qualidade de vida desta pessoa.

Luiz Alberto Ramos - Cadernos de Saúde Pública (2003)


E o mais engraçado que esta mudança deve ser seguida principalmente quando ainda jovens.

Marcha, caminhada, não deixe de fazê-la






Nas caminhadas acontecem as quatro fases a seguir:

  • A fase do toque do calcanhar representa o primeiro contato com o solo, aproximadamente 10% do ciclo, caracterizado por um impacto mecânico, onde a força de reação do solo é de cerca de 120% do peso corporal. Sendo nesta fase, o funcionamento adequado dos mecanismos de amortecimento é essencial para prevenção de lesões.
  • Seguindo a fase de apoio total, caracterizada pelo contato do pé com o solo, tendo a duração média de 30% do ciclo e corresponde a um período de transferência de peso pela linha média do corpo.
  • A fase de propulsão define a ação muscular impulsionando o corpo para frente, enquanto o calcanhar está elevado, com duração de cerca de 20% do ciclo.
  • E a fase de balanço quando o membro inferior, após a perda de contato como solo, se desloca livremente para frente, até o próximo contato do calcanhar, com duração de aproximadamente 40% do ciclo.
    Nesta fase o membro inferior oposto se encontra em apoio simples, ou seja, o corpo está em estado de inerente de instabilidade devido a proteção vertical do centro da massa passar próximo a borda medial do pé e não no centro da base de suporte. Para o membro inferior que se desloca para frente os dedos do pé passam a uma altura menor que um centímetro do solo. A cabeça, o tronco e os braços, que representam cerca de 60% de toda a massa corporal, tem que ser controlados pela musculatura do quadril para evitar inclinações.
PRINCE 1997

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Expressão


Utilizamos nosso corpo a partir daquilo que percebemos e experimentamos para traduzir nossas emoções e nossa vivência.

DENYS-STRUYF, 1995

domingo, fevereiro 18, 2007

A lei do mínimo esforço



O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer.

Lao Tzu


by Spider
A quem entenda que seja não fazer nada, interpretação cômoda da espera de que o outro faça aquilo que é meu por direito.


A grama não se esforça para crescer, apenas cresce.
O peixe não tenta nadar, apenas nada.
Os pássaros não tentam voar, apenas voam.
A terra não se esforça em girar em su eixo, apenas gira.
É da natureza dos bebês o estado de graça.
É da natureza do sol brilhar, das estrelas piscar e reluzir.

Aceitação, responsabilidade e indefensabilidade.
Deepak Chopra

Participe da campanha Eu Sei Escrever