sexta-feira, novembro 30, 2007

Meridiano da Vesícula Biliar

O canal ou meridiano Vesícula Biliar tem relação com a função e a víscera da vesícula biliar e com a função e o órgão do fígado. Está relacionado ao elemento madeira e sua principal função é a de comandar a função biliar total, intra e extra-hepática, incluindo as vias biliares. A vesícula armazena a bile e excreta para auxiliar a digestão dos lipídios.

As principais funções da Vesícula Biliar segundo a medicina oriental, são: estocar e excretar a bile, controlar o "julgamento", controlar os tendões.

Tanzo em japonês e Dan (Zu Shao Yang Dan Jing) em chinês.

Principais sintomas de: Boca amarga, tontura, calafrios, cefaléia, dor maxilar, dor no canto externo do olho, dor distensão supraclavicular, inchaço sub-axilar, dor torácica, axilar, ombro da face externa e membro inferior, dor e calor na borda externa do pé, etc.

Meridiano do Fígado

O canal ou meridiano do Fígado tem relação com a função e o órgão do fígado e com a função e a víscera da Vesícula Biliar.
Está relacionado ao elemento madeira.

As principais funções do fígado segunda a medicina oriental são: armazena sangue (xue), assegura o fluxo suave do Qi, controla os tendões, manifesta-se nas unhas, "abre-se" nos olhos e "abriga" a Alma Etérea(espírito).

emoção - raiva; estação do ano - primavera; cor - verde. orgão dos sentidos - olho; sabor - azedo; odeia o vento; responsavel pelo útero genitalia externa; auxilia baço-pancreas nos processos digestivos; general dos orgãos.

Kanzo em japonês e Gan (Zu Jue Yin Gan Jing) em chinês.

Principais sintomas são:
Dor lombar, distensão na região axilar, soluço, enurese, disúria, hérnia, distensão hipogástrica, etc.

segunda-feira, novembro 12, 2007

OS PRINCIPAIS MERIDIANOS

Os 12 principais meridianos podem ser visualizados nesta tabela.

Baço e pâncreas 2

Energeticamente o baço-pâncreas é responsável pela captação da parte yin da nossa energia que vem dos alimentos. Suas funções estão ligadas à digestão, transporte e armazenamento. Neste processo ocorre a separação de puro do impuro. O que for puro vai ser encaminhado ao rim para se juntar à parte yang que veio do pulmão, e formar a nossa energia vital adquirida. Quando este processo é perturbado de alguma maneira surgem as doenças ligadas ao excesso de armazenamento, que são as obesidades em suas formas ou as ligadas à má absorção, que são os quadros carenciais, as anemias, as anorexias, em suma, um baço-pâncreas em desarmonia pode levar tanto a um quadro de obesidade quanto a um quadro de magreza extrema. Os primeiros sintomas de desequilíbrio no Baço e Pâncreas estão ligados a uma sensação de auto-compaixão, auto-comiseração. Em vez de manifestarmos compaixão e de sermos capazes de dar sem reservas, começamos a sentir pena de nós mesmos e a sentirmo-nos vitimizados pelos outros ou pela sociedade em geral. Em vez de manifestarmos compaixão e de sermos capazes de dar sem reservas, começamos a sentir pena de nós mesmos e a sentirmo-nos vitimizados pelos outros ou pela sociedade em geral.

sexta-feira, novembro 09, 2007

Particularidades

Em particular, queixamo-nos do nosso estado de saúde e das circunstâncias da nossa vida e sentimos que não temos energia para realizar aquilo que é necessário.
Na medicina chinesa, os alimentos não são analisados apenas segundo os seus componentes químicos, mas também pelo seu valor energético - sabor, cor, densidade, local e estação do ano em que foram gerados, entre outros aspectos. Esses aspectos estão ligados aos órgãos essenciais, numa espécie de afinidade energética: coração relaciona-se com vermelho e amargo; fígado, com azul-esverdeado, ácido e azedo; baço e pâncreas, com amarelo e doce; pulmões, com branco e picante e rins, com preto e salgado.

RECICLAGEM - ÓLEO DE COZINHA

Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar! As lojas do Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha! Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes. Como fazer:Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Pão de Açúcar, indicado para esta finalidade.
Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível. Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não nos rios!

RECICLAGEM - PILHAS

Agora já temos onde levar pilhas/baterias e óleo de cozinha para reciclar!É isso mesmo! A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar estão com programa de reciclagem.Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas?Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa- pilhas. Este é mais um programa de reciclagem promovido pela instituição. As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, etc... contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, etc. Não esqueça: o Papa-pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.

Baço e Pâncreas 1

O canal ou meridiano do Baço-Pâncreas tem relação com a função e o órgão do baço e com a função e a víscera do estômago. Esta relacionado ao elemento Terra.
As principais funções do Baço segundo a medicina oriental são: governar a transformação e o transporte, controlar o sangue, controlar os músculos e os quatro membros; "abre-se" na boca e manifesta-se nos lábios, controla a "ascendência do Qi" e "abriga" o pensamento.


A Energia Solo (Terra), regente do Baço, Pâncreas e Estômago é a mais central, equilibrada de todas e está associada a um comportamento fiável, compassivo, fértil, com um grande grau de interação humana e social.
O Baço é apelidado de Ministro da Agricultura (ou também Grande Limpador) e uma vez que este é um órgão onde acumulamos reservas de minerais (em particular ferro) os chineses consideraram que a qualidade principal deste órgão a nível comportamental e emocional é a de termos a capacidade de dar sem limites, sem considerarmos o que recebemos em troca, Compaixão.


No FIM DO VERÃO, nesta época o tempo está mais abafado e a UMIDADE predomina, ocasionando uma certa preguiça, principalmente depois do almoço. Para a Medicina Oriental(Chinesa) esta é uma estação diferente (CANÍCULA), compreendida do final de fevereiro ao início do outono. É a estação do BAÇO-PANCRÊAS (na Medicina Oriental é considerado como um único órgão), nela temos alguns fatores em comum: a vontade de comer DOCE; àquela PREOCUPAÇÃO constante, o pensamento que não sai da cabeça; sensação de peso, principalmente nas pernas e nas articulações.

Francisco Varatojo & Aldemir Chaves

Água... um santo remédio.

Que a água é uma substância extremamente importante para o ser humano, todos já sabem. Mas além disso, grande parte do nosso corpo é constituída por água e as funções mais importantes do organismo dependem dela para o seu perfeito funcionamento.
Para estimular ainda mais o consumo desse líquido, tão essencial em nossa vida, em setembro, todos os colaboradores do Banco receberão um squeeze em sua estação de trabalho.
Confira alguns motivos sobre as funções da água em nosso dia-a-dia:
1) É refrescante e regula a temperatura do corpo;
2) Transporta nutrientes dos alimentos para as células;
3) É solvente e ajuda a eliminar toxinas do organismo;
4) Lubrifica as articulações e reduz o atrito entre órgãos;
5) É importante na formação dos tecidos, dá base para o sangue e secreções líquidas (lágrimas, salivas, etc);
6) É fundamental para reações químicas e metabolismo;
7) Melhora o funcionamento do intestino e dos rins;
8) O cérebro trabalha submerso nela;
9) Hidrata e retarda o processo de envelhecimento da pele;
10) Ajuda a enganar a fome e hidrata todo o corpo.

terça-feira, novembro 06, 2007

A Harmonia da Atmosfera das Quatro Estações com o Espírito Humano

Os três meses da Primavera chamam-se o período do princípio e do desenvolvimento da vida. As exalações do Céu e da Terra estão preparadas para gerar; assim, tudo se desenvolve e floresce.

Os três meses de Verão chamam-se o período do crescimento luxuriante. As exalações do Céu e da Terra misturam-se e são benéficas. Está tudo em flor e começa a dar fruto.

Os três meses de Outono chamam-se o período de tranqüilidade da nossa conduta. A atmosfera do Céu é intensa e a atmosfera da Terra é desanuviada.

Os três meses de Inverno chamam-se o período de fechar e armazenar. A água gela e a terra estala e abre fendas.

Limites... ultrapasse!

Há um limite para a nossa vida, mas também para o conhecimento, não há limite. Com o que se limita a prosseguir após o que é ilimitada é uma coisa perigosa; E quando, sabendo isso, continuamos a procurar o aumento do nosso conhecimento, o perigo não pode ser evitada.
(Kwang - Dze)

A Mente Humana

A mente humana está sempre em movimento, ou seja, estamos pensando sempre, mesmo que não estejamos presentes no trabalho. Que tanto nos pressiona a não ter tempo para o ócio.
Um dos momentos de descanso no trabalho, as pessoas deveriam entrar numa sala, com uma estrutura agradável, sem papéis, mesas, computadores, ou seja, sem algo que lembre o trabalho, para pensarem, para criarem, para acharem soluções, que normalmente na rotina não lhes sobra tempo. É justamente nesse "descanso mental" que podem surgir grandes idéias, e que também compartilhadas, mostram maior eficiência nas outras pessoas que trabalham.



Patrícia Moreira Gonçalves

Apatia

A apatia é a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferênça, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física. A apatia clínica é considera depressão no nível mais moderado e diagnosticado como transtorno de identidade dissociativo no nível extremo. O aspecto físico da apatia se associa ao desgaste físico, enfraquecimento dos músculos e a falta de energia chamada letargia, que tem muitas causas patológicas também.

Ócio Criativo

O ócio criativo significa, então, um exercício de junção entre atividade, lazer e estudo, sugerindo ao ser humano um desenvolvimento holístico sobre a vida.

Filósofo

Aristóteles proclama que o verdadeiro filósofo possui a virtude da apatia, a capacidade de ser mero espectador. Não é torcedor, só assiste; não admira, só mira; é eqüidistante e imparcial.

José Carlos Barbosa
Participe da campanha Eu Sei Escrever