quinta-feira, dezembro 27, 2007

Férias, Verão, não esqueça... Malhe o Corpo

O exercício físico retarda o declínio cognitivo e os danos à memória provocados pelo envelhecimento e aumenta a capacidade de atenção.
Reduz o encolhimento do córtex frontal relacionado a idade e estimula a regeneração dos neurônios no hipocampo, centro da memória.
A função executiva declina com a idade, mas não tanto nas pessoas fisicamente ativas, mesmo começando a partir dos 70 anos, sua função executiva melhora, basta meia hora de caminhada mais rápida, várias vezes por semana.

Boas festas!!!

terça-feira, dezembro 11, 2007

Meridiano de Pericárdio - Circulação - Sexualidade

O canal ou meridiano da Circulação-sexualidade, embora no passado fosse interpretado como Pericárdio e tendo, como função, proteger o coração dos ataques dos agentes exógenos, tem como função principal, controlar toda série de funções que guardam relação com o coração e a função cardíaca, a circulação da massa humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral, hormonal e imunológico, enquanto a reprodução está relacionada especialmente com a função do sistema endócrino, particularmente das gônodas. Esta relacionado ao elemento fogo e ao canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor.

As principais funções da Circulaçao-sexualidade , segundo a medicina oriental, são mais ou menos idênticas àquelas do coração: governa o sangue e "abriga" a mente, apresentando uma influência importante sobre o estado mental e emocional.

Shinpo em japonês e em chinês Shou Jue Yin Xin Bao Jing -Xinbao)

Principais sintomas: Dor pré-cordial, angústia torácica, palpitação, inquietude, loucura, inchaço axilar, dor aguda no braço, calor na palma da mão, etc.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Meridiano Triplo Aquecedor

O canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor, embora não seja uma víscera no sentido substancial, abrange todos os órgãos da cavidade abdômino-torácica e suas funções generalizadas de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos e líquidos.
Suas três funções representam a cárdio-respiratória, que regula a circulação do sangue arterial (aquecedor superior); a digestiva, de captação e transformação dos alimentos para que haja assimilação de nutrientes (aquecedor médio); e a gênito-urinária, que inclui o controle da excreção de urina e eliminação de detritos pelo intestino grosso mas, sobretudo, a função sexual relacionada com o psiquismo.
Está relacionado ao elemento fogo e com o canal ou meridiano da Circulação-sexualidade.
Entretanto, vários autores interpretam o Triplo-Aquecedor de forma diferente, que, ao invés de relacionar suas funções, considera mais importante, fazer referência aos três diferentes aspectos do Triplo-Aquecedor, com a finalidade de tornar suas funções mais compreensivas:
Triplo-Aquecedor como um dos Seis Sistemas Yang;
Triplo-Aquecedor como uma "via para o Qi original"
Triplo-Aquecedor como as três divisões do organismo.
Em japonês Sansho em chinês Sanjiao (Shao Yang San Jiao Jing ).
Principais sintomas: Distensão abdominal, edema, enurese, disúria, surdez, zumbido, dor e inchaço de gar ganta, olho vermelho e com dor, inchaço maxilar, dor na região retro-auricular, ombro e face externa do cotovelo, etc.
Participe da campanha Eu Sei Escrever