sábado, junho 27, 2009

sexta-feira, junho 26, 2009

Coluna, não espere piorar...

A questão de dores na coluna, acomete muitas das vezes, exatamente pela nossa falta de postura no dia a dia, seja andando (lembre-se que não se deve ouvir muito nossos passos, isto transmite excesso de pressão sobre os calcanhares e por tabela para a coluna lombar), sentando ou simplesmente parando de forma inadequada, na maioria das vezes, algumas pessoas conseguem uma melhora substancial com pequenas mudanças de atitudes.
Procure recolher seus glúteos e o seu queixo, estique sua nuca, desta forma sentirá alguma pressão sobre os músculos e melhorando assim a circulação dos membros inferiores, distribua melhor seu peso sobre o quadril, e aos poucos verificará que a pressão sobre a coluna tanto a cervical com a lombar diminuirão.
Exercite isto durante um mês, no seu dia a dia, aguardando um elevador, ônibus ou metrô, parece um absurdo, mas é mais simples que se imagina.
Experimente.

terça-feira, junho 23, 2009

Alerta - Embrulhe os chicletes antes de jogar fora

Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados.

Embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo.
Principalmente que as crianças, sejam conscientizadas.
Seja você também, consciente, e, ajude a natureza.

Nosso grande amigo

Coloco sempre a meus alunos e amigos, que a prática do Tai Chi Chuan não se encerra nos movimentos e formas aprendidas, mas sim no que o conceito básico de centenas de anos que perpetua e nos faz rever nossas atitudes para com o nosso maior e mais íntimo amigo, nosso corpo.
Por muitas vezes deixamos que pela praticidade de medicamentos existentes, abusamos constantemente deste nosso grande amigo seja na ingestão de alimentos, bebidas, posturas indevidas, movimentos críticos e o maior de todos, repetimos isto várias vezes até que finalmente possamos identificá-las como usuais, e vem a velha desculpa "mas eu sempre fiz assim, sempre bebi assim, sempre sentei assim, etc, etc, etc.".
Por que a mídia identifica o Tai Chi Chuan como a arte dos idosos, o principal motivo é pelo baixo impacto, mas além disto, é que eles tem uma bagagem de sensações adquiridas pelos vícios de todos os anos que carregam, e olha que muitos apesar disto, não querem mudar.
São pequenas modificações no seu dia a dia, baseadas em conceitos históricos, seja como andar, como comer (e nem o que comer), como sentar, como respirar (estranho né? Mas respiramos de forma errada desde o momento que crescemos) e principalmente como levantar pela manhã que vai fazer a grande diferença para o nosso dia.

Influenza A (H1N1)

"A Secretaria de Estado da Saúde decidiu recomendar que as pessoas evitem viajar para a Argentina e o Chile em razão do risco de contágio pelo vírus da gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. A recomendação também é válida para os demais países da América do Sul que registram transmissão da doença. A pasta enviou comunicado sobre a medida nesta terça-feira, 23 de junho, ao Ministério da Saúde.
Há restrição especial para mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas (como pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de dois anos e idosos com 60 anos ou mais. Essas pessoas deverão evitar ao máximo se deslocar para outros países da América do Sul onde há transmissão da doença, pois o risco de terem complicações em decorrência da infecção pelo vírus da nova gripe é maior nestes grupos populacionais.
Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 40% dos 116 casos de gripe A H1N1 registrados no Estado de São Paulo até o dia 22 junho foram de pacientes que se infectaram durante viagem para a Argentina. Outros 15,5% dos pacientes adquiriram a doença nos Estados Unidos. O Chile responde por 5,1% dos casos da gripe entre os paulistas, e o Canadá, por 2,5%. Os demais países apontados como locais prováveis de infecção foram França, Inglaterra, México e Uruguai.
Segundo o estudo da Secretaria, a idade média dos pacientes contaminados é de 27 anos, e a faixa etária predominante é entre 21 e 30 anos, representando 31% dos casos, seguida pela faixa de 31 a 40 anos, que respondeu por 15,5% do total. Do total de casos confirmados, 54,3% são do sexo masculino.
Atualmente, São Paulo registra 149 casos confirmados de influenza A e há outros 69 pacientes sob suspeita de terem contraído o vírus.
O sintoma mais comum apresentado pelos pacientes foi febre, presente em cerca de 90% das ocorrências, seguido de tosse, manifestada em mais de 80% dos casos. Outros sintomas apontados foram mialgia (dor muscular), coriza, odinofagia (dor ao engolir), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça e falta de ar.
Todos os pacientes com o vírus da nova gripe evoluíram para a cura. Até o momento não há registro de óbitos relacionados à doença."

- Comunicado da Secretaria da Saúde de São Paulo
Participe da campanha Eu Sei Escrever