terça-feira, setembro 29, 2009

Cálcio e atividade física

O Magnésio também está envolvido na regulação dos níveis de serotonina. Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos. Suas fontes de alimentos principais são tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.
E para melhorar a absorção de cálcio é bom praticar marcha ou corrida ao ar livre. A luz solar faz o corpo produzir vitamina D e esta faz aumentar de 40% a absorção de cálcio pelo organismo. Por sua vez, a atividade física estimula a produção das células responsáveis pela construção dos ossos.

Triptofano, serotonia, depressão e atividade física

A serotonina, neurotransmissor mencionado anteriormente, exerce grande influência no estado de humor. Conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão. Seus níveis dentro do cérebro são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos.
A ingestão de carboidratos (suas fontes principais são pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo, gente tudo com muita moderação), leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue. Nessa limpeza de aminoácidos só escapa o triptofano na barreira hemato-encefálica. Capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono. Suas fontes principais são carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.

Perda óssea x Inatividade física

Já constamos através de vários estudos esta condição, a intatividade física acomete o início de uma série de problemas a nosso saúde, a depressão, algo que assola cada vez mais a população mundial, sem discriminar classe social, e os atuais medicamentos, simplesmente contribuem para a baixa densidade óssea, constatada através do aumento da serotonina (é uma substância chamada de neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. Atualmente está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância (tornam ela mais disponível) no espaço entre um neurônio e outro).
Outras doenças crônicas, como as cardiovasculares também ligadas à depressão e podem reduzir a mobilidade dos pacientes. A artrite reumática e asma grave também por conter corticoesteroides, que aumentam a fragilidade óssea, segundo Marise Castro, endocrinologista da Unifesp.
Dentro desta linha, a melhor forma de evitá-lo é através de atividade física, faça caminhadas periódicas, e exercício de baixo impacto, e é claro faça muito Tai Chi Chuan.

Inatividade física x Depressão x Osteoporose

Segundo mais de 23 estudos realizados por pesquisadores israelenses e publicados na revista "Biological Psychiatry", constataram a relação entre a depressão e da baixa densidade óssea através de um mecanismo que é a ativação do sistema nervoso simpático. Segundo Raz Yirmiya prof. Univ. Hebraica de Jerusalém, esse sistema, usado pelo cérebro para controlar os principais sistemas do organismo, como o cardiovascular e gastrointestinal, também controla as células ósseas por meio de neurotransmissores.
A depressão aumentaria os níveis neurotransmissores no tecido ósseo, o contribuiria para um pico de massa óssea menor, perda de tecido e osteoporose. Favorecendo ainda níveis elevados de cortisol na corrente sangüínea.
Sempre com a depressão vem uma alteração no comportamento. A baixa densidade óssea pode ser causada por pouca atividade física, aumento do tabagismo, distúrbios nuticionais ou até a própria medicação ingerida, segundo a endocrinologista Marise Castro da Unifesp.
Pacientes deprimidos tendem a se movimentar menos. A atividade física estimula diretamente a formação óssea - e a falta dela pode comprometer a densidade do osso.
Os ossos são tecidos vivos que estão o tempo todo sendo reabsorvidos e formados, processo chamado de remodelação óssea. Durante a vida sofremos pequenos impactos que levam a microtraumas nos ossos, deixando-os mais frágeis. Os exercícios são um poderoso estímulo a remodelação, conforme explica o geriatra Salo Buksman, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Fonte: FSP, Saúde-C9, 26/09/2009

domingo, setembro 27, 2009

Atividade física, benefício para todos

Não há pesquisa que resista, todas são unânimes, é para toda e qualquer idade inclusive vários destes estudos demonstraram que pessoas acima de noventa anos, podem obter ganhos de força muscular com melhoria da saúde e da capacidade funcional, tornando-se mais entusiasmadas e independentes.
E o uso da atividade física para idosos é uma forma de diminuir os declínios de força e da massa muscular relacionados com a idade, o que resulta em melhoria na qualidade de vida.
Muitas outros estudos constataram que uma das maiores causas de incapacidade nos idosos é a fraqueza, causando quedas e desta forma limitando suas atividades diárias tornando-os dependentes e em decorrência desta inatividade, ou de doenças crônicas acabam resultando numa diminuição da força, flexibilidade, amplitude de movimento e habilidade de executar as atividades da vida diária.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Tai Chi Chuan na UniSant'Anna

E o Tai Chi Chuan chega a Universidade.
Não se pode falar, sem sentir.
Não se pode filosofar, sem experimentar.
O primeiro passo para desmistificar a elitização da Arte.


21/09/2009














Obrigado,
Sensei Eduardo Dantas Bacelar
Estudos Avancados Artes Marciais
e aos alunos Marcelo, Rafael, Marcos,
além de todos aqueles que participaram
da PalestrAula sobre Tai Chi Chuan,
sua história, conceitos e aplicações,
solicitada pelo grupo do
4ºsemestre de Educação Física
da Universidade UniSant'Anna.



Aos interessados, leve este post impresso, apenas as (1ª e 2ªpáginas), faça uma aula gratuita, ganhe 10% de desconto na mensalidade, e 50% na matrícula, Academia Liberdade, R. Conselheiro Furtado, 1.044 - Liberdade - São Paulo - 2ª e 4ª 19h00, favor chegar 15 minutos antes.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Tai Chi Chuan - na medicina atual

Entrevista com o Dr.Mehmet Oz nasceu em Cleveland, Ohio (EUA), dos pais turcos. Ele é casado e pai de quatro filhos. Ele se formou da Harvard Univesity em 1982, depois fez mestrado e MBA na Universidade de Pennsylvania. Ele é autor de mais de 350 publicações e vários livros. Em maio de 2005 estava na lista de New York Times Bestseller.

Veja – Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse controle?
Oz – A palavra-chave é automatizar. Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na prática de ioga ou Tai Chi Chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.

Veja – O senhor recomenda exercícios físicos que provoquem suor. Exercícios leves são inúteis?
Oz – Essas recomendações visam à saúde cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercícios moderados ou intensos, que fazem suar, apresentam benefícios. Mas os exercícios suaves e de baixo impacto têm valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes músculos, como os das coxas e dos quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calórico muscular é maior durante o exercício, a queima de calorias aumenta.

Veja – Nos últimos anos, o aperfeiçoamento do tratamento clínico fez cair o número de cirurgias cardíacas. Essa é uma tendência em outras especialidades médicas além da cardiologia?
Oz – Sem dúvida. Os recursos clínicos tornaram-se mais eficazes tanto para a prevenção de doenças quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opção em outras áreas. Há poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia direto para a sala de operação. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia. Essa tendência também é evidente nos casos de diverticulite, uma inflamação do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo acontece com pacientes que apresentam doença arterial obstrutiva periférica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientação deixar de fumar e caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa é uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos para substituir os danificados.

Leia a entrevista completa.
http://www.brasilturquia.com.br/Noticias_Entrevista_da_Veja_com_Dr.Mehmet_Oz.html

Pressão alta, ou hipertensão arterial

Em geral, quando mais baixo melhor. Porém, pressão arterial muito baixa pode algumas vezes causar inquietações e deve ser checada por um médico.
Pressão alta, ou hipertensão arterial, é aquela de 140/90 mmHg ou superior. É chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, o qual pode ocasionar a falha deste, cérebro, aneurismas nos vasos sangüíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestinos ou rins, estreitamento dos vasos sangüíneos nos rins, o que pode causar a falha destes. Rigidez precoce de artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte da perna. Sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira.
O sangue é levado do coração para todas as partes do corpo em vasos chamados artérias. Pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue pelas artérias. Sua pressão arterial é mais elevada quando o coração bate bombeando o sangue. Isso é chamado pressão sistólica. Quando o coração está descansando entre os batimentos, sua pressão arterial cai. Essa é a pressão diastólica.
A pressão arterial muda durante o dia. Ela é menor quando você dorme e aumenta quando acorda. A pressão também se eleva quando você está ativo fisicamente ou nervoso. Ainda, na maioria das suas horas caminhando, sua pressão arterial permanece bem parecida com a de quando está sentado ou parado em pé. Esse nível deve ser menor que 120/80. Quando o nível da pressão fica alto, 140/90 ou mais, você tem hipertensão. Com a pressão alta, o coração trabalha mais forte, suas artérias são surradas e as chances de infarto, ataque cardíaco ou problema nos rins são maiores.
Fonte: http://www.copacabanarunners.net

Em pessoas hipertensas, os exercícios físicos repetidos têm um efeito benéfico pra a redução parcial da pressão arterial, mas não a corrigem completamente. No Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, cientistas que buscaram entender os motivos dessa não-correção identificaram os vilões dessa história: os rins. A biomédica Lisete Compagno Michelini constatou em suas pesquisas que os vasos sangüíneos desses órgãos se contraem durante a atividade física.
A hipertensão resulta da força a mais que o coração emprega para bombear o sangue em arteríolas (pequenos vasos sangüíneos) que, com suas paredes contraídas, apresentam menor espaço para a passagem do sangue. Os exercícios físicos já são utilizados como uma forma de prevenção e tratamento a quadros leves de hipertensão, pois durante sua realização é apresentada uma diminuição da parede das arteríolas dos músculos esqueléticos - utilizados durante os exercícios - aumentando o espaço para a passagem do sangue. Nos testes realizados com ratos verificou-se que nos rins a espessura das paredes dos vasos não foram alteradas, mantendo assim reduzido o canal para a passagem de sangue.
Lisete explica que, com o corpo em repouso, o rim recebe cerca de 23% do fluxo de sangue, uma taxa elevada, enquanto os músculos esqueléticos recebem cerca de 14%. Com o exercício, os músculos passam a receber cerca de 85% do fluxo, e o rim, que em situações normais recebe mais que o necessário para nutrir suas células, contrai as paredes de suas arteríolas para receber menos sangue, que será necessário nos músculos. "Desse modo, os vasos renais contribuem para manter a pressão elevada", constata a biomédica.
Lisete ressalta que os exercícios empregados foram os aeróbios (como caminhadas) de baixa intensidade e de baixo impacto. A pesquisadora concluiu que o treinamento corrigiu apenas o que estava errado na hipertensão, sem alterar a pressão dos ratos saudáveis. "O exercício é um contraponto à inatividade, que é muito ruim para o nossa saúde. É uma prevenção, que contrabalança a falta de atividade física regular que caracteriza a vida moderna", recomenda.
Fonte: Agencia USP, 12/05/2006.

Baço

O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem contato com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo. Não produz secreções, entretanto, no caso de certas doenças, libera um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue na medula óssea. Durante a gestação fabrica hemácias e leucócitos (glóbulos brancos). Após o nascimento esta função é interrompida, e reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea. Parte integrante do sistema linfático e vascular, ocupando uma posição única que lhe permite eliminar microorganismos patogênicos e destruir hemácias anômalas, alteradas ou envelhecidas. Retira o ferro a partir da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo, assim como substâncias residuais como os pigmentos biliares para sua excreção, na forma de bílis, através do fígado. Fabrica anticorpos contra diversos tipos de células do sangue e microorganismos infecciosos. Atua como reservatório de sangue e de outras células sanguíneas.
O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago. Mede entre 15 e 25 cm e possui dupla função: endócrina, A porção endócrina possui hormônios que participam na regulação de atividades metabólicas e a porção externa secreta enzimas digestivas, composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea e exócrina, participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno. Suas patologias mais comuns são doenças como diabetes, fibrose cística, insuficiência pancreática, pancreatites, carcinoma e tumores.
Na Medicina Tradicional Chinesa o Sistema Baço/Pâncreas, cujo elemento refere-se a Terra, atua onde a emoção mais enfatizada é a melancolia, excesso de oensamentos, muita preocupação, se traduz no recolhimento do final do verão, ou longo verão, da terra seca, aguardando o outono que se aproxima. Sua melhor hora é de 9h00 às 11h00 da manhã, circula dos pés ao tronco, movimentos de arqueiro e buda trabalham diretamente neste sistema. É o momento de transição, transforma a subida do que é puro ao Pulmão.
É considerado o responsável pelos celeiros junto com o Estômago, onde se originam os cinco paladares, o Baço é o controlador da transformação e do transporte e pode ser traduzido no poder do pensamento ou intenção, nos fornece a capacidade de focalizar a atenção e intenção.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Mudanças

Não há coisa mais complicada, do que mudança, seja de emprego, casa, carro, colégio, namoro, casamento, de cor, de cama, são tantas possibilidades, mas uma coisa é certo de alguma maneira terá de acontecer, e desta forma, temos que nos adaptar.
Assim é a postura, acostumamos durante a vida, com vários vícios, e aos poucos estes irão se estender, e de tanto fazê-los passamos a identificar como correto.
Daí a cobrança cada vez maior que nos imputamos com certas modificações em nossos hábitos, se surpreenda, aos poucos suas noites vão se tornado mais tranqüilas.
Mude sua maneira de levantar e encarar o dia, sorria, veja como é prazeroso, não deixe passar o tempo, aproveite, pois este momento não mais voltará.

Caminhada

Algo tão simples, que dá até preguiça, vamos começar assim, primeiro passo... levante... calce um sapato ou tênis confortável, é claro... porque devemos sofrer... temos que ter prazer, e desta forma desfrutar.

Comece rodando o quarteirão, apenas 15 minutos de distância, não se canse cronometre, volte... no outro dia novamente, e repita isto durante 7 dias.

Comece a reparar seu caminhar, sinta seu peso, suas passadas, perceba onde pisas mais forte, e porquê? Tente ser cada vez, mais leve, mais solto, equilibre seu quadril, sua coluna, olhe para frente, perceba, se surpreenda com sua percepção, mantenha-se ereto, deixe a nuca relaxada e esticada, gire o pescoço lentamente, não tenha movimentos bruscos, seja firme nas pisadas, sem que para isto, ser pesado.

Neste percurso, observe as casas a sua volta, as cores, se for de dia, o som dos carros, animais, crianças, repita isto na próxima semana e só então aumente a distância para 20 minutos, não mais que isto, mude o trajeto, invente, tente, levante.

Faça isto mais uma semana, não resista, relaxe e caminhe.

Após a terceira semana, se tornará automático, seu corpo pedirá, sentirá falta, se sentirá revigorado, não mais se sentirá arrastado, será prazeroso, siga este conceito e verá quanto tempo ainda podemos conseguir dentro do mesmo dia tão atarefado que antes nem achávamos possível desfrutar.

Após este tempo analise como as coisas fluem com mais facilidade.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Forma ou Kati

O termo kati foi criado especificamente no Brasil, por uma alusão ao termo Kata das artes marciais japonesas, desta forma o correto seria dizer Tao Lu que é a romanização sonórica, ou FORMA precisamente para nós ocidentais.
Surgiu na Ásia junto com o Wushu (Kung fu), base dos estudos de monges budistas que imitavam os movimentos dos animais da natureza, no Tai Chi Chuan tal simulação não acontece como em outras artes.
Posteriormente passou a ser técnica, nele o praticante faz uma luta imaginária individualmente e o objetivo é a perfeição, deve buscar o aperfeiçoamento da força, do equilibrio, da flexibilidade, da harmonia e velocidade.
Quando praticado por mais de uma pessoa ele passa a se chamar Toi Cha (no Kung fu), que pode ser com ou sem armas (Tue Shou ou empurrar com as mãos, no Tai Chi Chuan). É exigido do praticante muita habilidade motora e concentração, em alguns Katis os movimentos são muito avançados exigindo alongamentos completos, saltos, mortais.
Na parte emocional, lida com um aspecto interessante dos praticantes, uma luta com seus fantasmas e de suas emoções, daí a busca do equilíbrio, flexibilidade, e harmonia.

quinta-feira, setembro 10, 2009

Arte... sem comentários.

Acesse e se surpreenda.

http://bocaberta.org/2009/07/arte-nas-plantacoes-de-arroz-do-japao.html

I Ching - a origem do oráculo

Yijing, ou Tratado das Mutações: O mais antigo compêndio de ciência chinesa, utilizado com os mais diversos fins, do qual se destacam o uso oracular e filosófico.
Teria sido escrito pelos fundadores da dinastia Zhou - os reis Wen, Wu e pelo Duque Zhou - em torno do século XII, mas segundo o comentário Cixi de Confúcio, os simbolos trigramáticos (gua) utilizados são de um tempo desconhecido.


Fonte: André Bueno / Professor de História e Filosofia da FAFI-UV (Paraná)

Adaptabilidade

Assim como o bambu ao vento, temos grande capacidade de adaptabilidade as mudanças. Porém, quando algum fator patogênico, ou agente causador de doença, é forte a ponto de não conseguirmos nos adaptar a ele, recobrando nosso equilíbrio, ficamos doentes.
Estes fatores podem ser: internos, emoções excessivas ou mantidas por um longo período de tempo, levando ao desequilíbrio interno de Yin e Yang; externos, fatores climáticos excessivos ou que ficamos expostos por longo período de tempo, frio, calor, vento, umidade, secura e calor de verão (Canícula ou insolação); e misto, desequilíbrios de naturezas diversas, como: alimentação inadequada, excesso de atividade ou repouso, pestes, acidentes, etc...

Qi (氣 - "Tchi" ou "Chi")

Para falarmos de Qi, vinculamos a teoria dos Canais e Colaterais (Jing Luo) energéticos, que são estágios da transformação/mutação de Yin e Yang conceitos relevantes da Terapia Tradicional Chinesa, é difícil conceituar com uma visão ocidental, mas poderíamos dizer basicamente que seria: “energia”, “força material”, “éter”, “matéria”, “matéria-energia”, “força vital”, ou “poder vital”. A dificuldade em conceitualizar a palavra Qi consiste em sua natureza fluída, que pode assumir manifestações diferentes e ser diferentes coisas nas mais diferentes situações.
O nosso corpo, é formado e mantido por diferentes tipos de Qi. Densos e nutritivos, que mantém a saúde e nutrição de nossos órgãos internos. E os que controlam a superfície do nosso corpo, a abertura e o fechamento dos poros da nossa pele e que corre pelos Canais e Coletarais, percorrendo nosso corpo, ligando todas as partes, todas as estruturas, em todas as profundidades. Assim, através da manipulações dessa energia, acessível nestes Canais, e principalmente nos pontos encontrados nesses canais, podemos alterar o fluxo de energia do nosso corpo, promovendo o re-equilíbrio de Yin e Yang.
Estas manipulações, podem ser superficiais, exercícios básicos de controles respiratórios, movimentos de Tai Chi Chuan, Tui na ou profundos, Acupuntura ou Fitoterapia.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Atualidade...

Engraçado como os hábitos de higiene que nossos pais e avós nos passaram estão voltando a moda.
Tudo por conta de uma gripe...
Participe da campanha Eu Sei Escrever