sexta-feira, outubro 29, 2010

Artrite(Osteoartrite) e Tai Chi Chuan

Segundo Dr. Jason Theodosakis, em seu best-seller "A Cura da Artrite", editora Cultrix, 2004. Não abordar as raízes do problema, o tratamento tradicional, por si só, produz um sofrimento significativo, e com o uso de apenas um dos nove passos descritos neste livro, pode reduzir tremendamente ou eliminar a necessidade que a maioria das pessoas têm de tomar medicamentos de venda livre ou controlada para aliviar a dor.

Entre os exercícios especiais e mistos ele identificou: yoga, pilates e tai chi chuan, os três são muito eficazes, pois seus movimentos abrangem elementos simultâneos de força, equilíbrio e flexibilidade.

"Os exercícios de de t'ai chi consistem numa série de movimentos e posturas que fluem facilmente de um para o outro. Os movimentos lentos, circulares e contínuos exercitam delicadamente os músculos de todo o corpo. À medida que você se exercito, passa suavemente de uma postura para outra, muda continuamente o peso do corpo, contrai e relaxa os músculos, vira de um lado para o outro e altera os ângulos do corpo. Com o fluxo suave de exercícios, não ocorre tensão em nenhuma parte do corpo nem nas articulações. A mudança suave de uma postura para outra é excelente para aumentar a força das pernas, a amplitude de movimento das articulações e a conscientização do próprio corpo."




Imagine uma cartilagem sadia como uma esponja situada entre duas extremidades ósseas. Esse material esponjoso absorve líquido(principalmente o líquido sinovial, encontrado naturalmente nas articulações) quando a articulação está em repouso. Quando você movimenta a articulação e exerce pressão sobre ela, o líquido é "espremido" para fora novamente... O líquido entra e sai conforme a cartilagem reage às forças dinâmicas exercidas sobre a articulação. Ao contrário de uma esponja, porém, a cartilagem sadia não se achata tão facilmente. Repleta de moléculas de condroitina carregadas negativamente que se repelem entre si, o aumento crescente do peso sobre a cartilagem intensifica a força repelente. É exatamente isso qua acontece quando se tenta juntar dois imãs que estão tentando se repelir. Quanto mais eles se aproximam um do outro, mais difícil fica mantê-los unidos.

A principal característica da osteoartrite é a dor, descrita pelos pacientes como como surda leve e moderada a uma dor profunda e latejante. A cartilagem não tem terminações nervosas, de modo que só se percebe a perda da mesma, depois que a osteoartrite está em um estágio mais avançado e porções do osso estão expostas. Já o osso tem terminações nervosas - muitas delas - assim como todas as estruturas ao redor de uma articulação. A dor osteoartrítica é proveniente de diversas fontes, inclusive os locais em que os músculos, ligamentos e tendões se inserem nos ossos da articulação, o revestimento ósseo, a cavidade óssea e a inflamação ao redor da cápsula articular.
Segundo pesquisadores do famoso Framingham Heart Study, iniciado em 1948 e ainda em andamento descobriram uma ligação conclusiva entre a doença e a obesidade. Ou seja a probabilidade de desenvolver a doença entre obesas é maior do que entre pessoas magras. Os joelhos e quadris, principais articulações sustentação de peso do corpo, suportam cargas equivalentes a 2,5 a 10 vezes o peso corporal. Isso significa que se você pesa 91 quilos, algumas de suas articulações podem suportar até uma tonelada de pressão quando você andar, correr, agachar ou usá-las de outras maneiras. Os pesquisadores descobriram que as mulheres de meia-idade podem reduzir o risco de desenvolver osteoartrite simplesmente emagrecendo.

terça-feira, outubro 26, 2010

COMO ELIMINAR CORRETO E ECOLOGICAMENTE OS MOSQUITOS (Dengue)

SERVE PARA QUALQUER MOSQUITO,
ATÉ O COMUM "PERNILONGO" OU MESMO O DA DENGUE.


Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo (ou rapadura),
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado) e uma garrafa plástica de 2 litros

A seguir estão os passos a desenvolver:

1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:



2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.

3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.

4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.


5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.


Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa. Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em escolas, creches, hospitais e residências.




Fonte: internet, não custa tentar.

terça-feira, outubro 19, 2010

Braskem EcoRun 17/10







Nome: ROGÉRIO GULLINO
Número de Peito: 2471
Sexo: M
Equipe: Tai Ji Quan
Tempo Final: 01:06:43
Categoria: M4549
Modalidade: 10k
Tempo Controle 00:30:41.00
Tempo Bruto 01:08:06.55
Classificação Total 1382
Classificação por Categoria 137
Classificação por Sexo 1136
Pace Médio 00:06:40
Velocidade Média Total 8,99

MESTRE YANG JUN NO BRASIL!!!!!! IMPERDÍVEL!!!!

Atenção praticantes de Tai Chi Chuan de todos os Estilos!

De 28 de Outubro à 03 de Novembro de 2010
no SESC Pompéia, Rua Clélia 93 - SP


Mestre Yang Jun
Programação

Dia 28 de Outubro / quinta feira 19h30
CONFERÊNCIA:
Instrução teórica com tema especial e Lançamento do DVD da Forma Longa legendado.
A importância de se praticar um Estilo TradicionalEsta instrução visa esclarecer pontos capitais sobre o que é formar parte de uma Família Tradicional que transmite uma Arte Marcial Milenar.
Taxa de participação na Conferência:R$ 50,00
ABERTA A TODO O PUBLICO INTERESSADO
LOCAL: SESC Pompeia - Rua Clélia 93 - São Paulo - SP
Programação gratuita paralela ao Seminário
Comparecer com 1 hora de antecedência
Inscrições no local

Dia 29 de Outubro / sexta feira
8h00 - Aula de Tai Chi Chuan da Família Yang
14h30 - Demonstração da Forma 49 e Demonstração de Espada e Sabre Tai Chi
- pelos instrutores da SBTCC - aberto a todo público.
LOCAL: SESC Pompéia - Rua Clélia 93 - São Paulo - SP 18h30
Palestra:
Sobre a Ética Marcial - como o aluno deve se comportar na presença dos Mestres da Arte.
Lançamento do seu Livro
O Espírito das Artes Marciais Palestrante: Prof. Roque E. Severino - Diretor da SBTCC
LOCAL: SESC Pompéia - Rua Clélia 93 - São Paulo - SP

Dia 30 de Outubro / sábado
8h00 - Aula de Tai Chi Chuan da Família Yang
14h30 - Demonstração da Forma 49 e Demonstração de Espada e Sabre Tai Chi - pelos instrutores da SBTCC - aberto a todo público.
16h30 - Projeção do filme Tai Chi Master - um clássico que conta a historia do Mestre Yang Lu Chang - criador do Estilo da Família Yang.
LOCAL: SESC Pompéia - Rua Clélia 93 - São Paulo - SP

Dia 02 de Novembro / terça feira
8h00 - Aula de Tai Chi Chuan da Família Yang
14h30 - Demonstração da Forma 49 e Demonstração de Espada e Sabre Tai Chi
- pelos instrutores da SBTCC - aberto a todo público.
16h30 - Projeção do filme Tai Chi Master - um clássico que conta a historia do Mestre Yang Lu Chang - criador do Estilo da Família Yang.
LOCAL: SESC Pompéia - Rua Clélia 93 - São Paulo - SP
Participe da campanha Eu Sei Escrever