sexta-feira, dezembro 31, 2010

Santo Amaro - Feliz Ano Novo - retorno 2011

Liberdade - Feliz Ano Novo

Cipó - Feliz Ano Novo

2010

Como todos anos, fazemos algumas retrospectivas e projeções para o Novo Ano que se aproxima...

O quanto deixei de fazer, ou o tanto que não completei, sempre colocamos na balança, se fizemos mais do que prometemos, ou deixamos a desejar...

Mas o tempo é curto, não volta, não tem reposição, fazemos com que aqui seja o momento e pronto, não temos como voltar... apenas seguir... seguir e confiar... acreditar.... que teremos mais algum tempo para por em prática nosso sonhos... comprovar nossas teorias, experimentar novas (antigas) técnicas, errar... tentar... ajustar... acertar...

Aceitar um pouco que o tempo passa, muita coisa muda, muitos nomes são dados para coisas antigas, é a famosa inovação, criar sobre algo que já existe a muito tempo... e principalmente fazer com que acreditem.

Bem, mais um ano se passou, muitas tristezas, muitas alegrias, muitos já não seguirão na caminhada... mas sim ter a certeza de não desperdiçarmos nunca a possibilidade de fazer... de mudar... de acreditar... e principalmente SONHAR.

Para todos, um Feliz 2011, certo de que teremos muito tempo para seguir tentando, fazendo, treinando, correndo e principalmente amando o que se faz.

86ª CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE - 2010

E para fechar o ano de 2010... Tai Ji Quan... lá vamos nós...














CLASSIF: 10858
NUM: 22083
ATLETA: ROGERIO GULLINO
ID.49
FX.ET.M4549
CL.F.E: 1645
EQ.TAI JI QUAN
Tempo: 02:02:45
T.Liq: 01:42:11


Apesar de ter recebido a medalha antes da prova, e só quem correu vai entender esta iniciativa, é uma conquista sobre todas as corridas de rua. Enquanto durante todas as provas, sejam diurnas ou noturnas os pedestres e motoristas, não nos olham de bom grado, atrapalhando o bom andamento do tráfego, mas a São Silvestre é totalmente diferente, quando aquele mar de gente colorida se amontoa na Paulista e se derrama aos poucos pela Consolação, desembocando na República, Ipiranga com São João e o público aplaudindo, empurrando, com palavras de apoio, só nos resta perseverar pelo asfalto limpando um ano que se passa, deixando para trás o desapego pelo que se passou, vencendo a subida do Minhocão, moradores gritando, músicas de apoio, embalos da sociedade, que vê naquele momento um pouco de si, o desejo de alcançar, de ir adiante, cumprir o percurso, atravessar as ruas da Barra Funda, o Memorial, a população apoia com as mangueiras, banhos para aliviar o calor da prova. Seguindo em direção a Rio Branco, avenida larga, imensidão de cores, fantasias... Largo da Segunda-Feira, Municipal, Anhangabaú... crianças estendem a mão para tocá-las, fornecendo a energia já um pouco aniquilada pelo trajeto, muitas pessoas caminham, outras param, o público empurra... mantendo o ritmo, Largo de São Francisco e finalmente chega nosso Everest, a visão estonteante das quatro pistas cobertas de cores em movimento, fluindo aos poucos, superando aos poucos a Grande Brigadeiro, alvo de muitos questionamentos durante toda a prova... primeiros passos, superando a Maria Paula, aos poucos encontramos a força através do apoio massivo da população nos empurrando ladeira acima. Vamos cruzando aos poucos o Bexiga com toda sua graça embalados pelos pagodes dos bares, aos poucos e poucos ainda permanecem a correr, a grande maioria já se encontra a andar... tornando mais fácil vencer aquela massa humana... passando aos poucos sob o viaduto da Treze de Maio com sua característica boêmica, chegando aos poucos cada vez mais... já se torna plano... a ladeira vai ficando para trás, aos poucos e poucos vão chegando novamente a Paulista, a sensação de vitória de um objetivo cumprido... de um sonho que longe se fez realidade, cruzando finalmente a linha de chegada, inteiro, forte, encharcado pelo gosto, pela viagem, pelo apoio encontrado durante todo o percurso... vontade de cumprir tudo novamente... e que venham novos desafios.

domingo, dezembro 19, 2010

Ecorrida dos Mananciais 14km - 18/12/2010

Foto: Sérgio Shibuya / ZDL


O percurso às margens da Represa de Jaguari é atração da Ecorrida dos Mananciais, uma nova forma de correr.





ECORRIDA DOS MANANCIAIS - 1 - PELOTÃO GERAL 14 KM
CLASS 174º
NUM2078
ATLETA: ROGERIO GULLINO
I.49
FEM:4549
C.FE: 33
EQUIPE: TAI JI QUAN
TEMPO: 01:38:43
T.LÍQ: 01:37:45



Parabéns Yescom pela organização.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Fechar a boca não basta

Segundo Antonio Herbert da Revista O2 (julho/2010), um importante pesquisador da área apresentou estudo no qual mulheres submetidas a programa de atividade física sem controle de dieta perderam gordura corporal em 12 meses. No entanto após 18 meses o grupo voltou a ganhar peso, alguns fatores poderiam contribuir para este resultado:
  • após perder certa quantidade de peso, o gasto energético diário também cai, afinal o o organismo precisa de menos energia para manter a massa menor;
  • também ocorre, de forma muito freqüente, a "recompensa" pelo exercício;
  • alguns trabalhos tem demonstrado que, em mulheres, a atividade física promove aumento de secreção de um hormônio chamado grelina, responsável por estimular a fome - após gastar energia com o exercício, o organismo ativa esse sistema para que haja reposição de calorias gastas. Esse mecanismotambém explicaria por que as mulheres tem mais dificuldades de emagrecer do que os homens.
Outros dados mostravam resultados de estudos nos quais os indivíduos, ao contrário do relatado, apenas fizeram restrição alimentar, mas não exercitaram, onde maioria das pessoas ganhou gordura corporal ao invés de perder.
Os resultados mostraram que, ao submeter o organismo a restrição calórica, houve perda de massa magra e, conseqüentemente, redução do gasto energético diário.
Diversos mecanismos de controle existentes no nosso corpo regulam fome, saciedade, e sono, fazendo com que o processo de emagrecimento apenas com restrição calórica seja pouco efetivo.
Segundo as pesquisas, resultam em dizer que aliar a atividade física a um programa de reeducação alimentar é a única forma de perder gordura corporal.

domingo, dezembro 12, 2010

Salto alto "derruba" corpo e prejudica mais as adolescentes



Eles deixam as pernas com aparência de malhadas, aumentam a altura e ainda dão aquela levantada na retaguarda.
Mas cuidado: sapatos de salto alto sobrecarregam o joelho, pioram a postura e ainda podem render um belo joanete.
Em resumo: não use por mais de seis horas por semana os saltos que excederem 3 cm.

Em tese, podemos nos utilizar de aulas de Tai Chi Chuan, com seus movimentos de alongamento, para eleminar e corrigir as seqüelas ocorridas, aliviando as dores lombares e nas panturrilhas provocadas pelo uso em demasia. Alguns movimentos como  Zhou di kan Chui e Shou Hui Pipa aliviam em muito esta tensão.

PROVA PEDESTRE SARGENTO GONZAGUINHA 2010



NUM ATLETA ID. FX. CL EQUIPE TEMPO T. LÍQ

4294 ROGERIO GULLINO 49 M4549 397 TAI JI QUAN 01:48:44 01:45:23

Tai Ji Quan participando, mantendo os conceitos desta arte milenar para as corridas de rua.

Participe da campanha Eu Sei Escrever