sábado, janeiro 22, 2011

Corrida... um vício... saudável

A teoria, que até algum tempo era apenas suposição, já foi confirmada por pesquisadores alemães da Universidade de Bonn. Eles conseguiram provar que a liberação de endorfina causada pela corrida age no cérebro diretamente no córtex pré-frontal e no sistema límbico, áreas ligadas às sensações de prazer. As drogas derivadas do ópio, como heroína, também agem nessas regiões – tanto que a endorfina é chamada de substância opioide.
Para conseguir os efeitos de euforia, o atleta tem de praticar o exercício de forma moderada a forte por pelo menos meia hora. Por isso, quem está começando a correr demora para senti-los. É considerado um exercício de esforço moderado aquele que mantém o praticante com sua frequência cardíaca máxima entre 70% e 80%. Se o exercício for feito durante uma hora, os níveis de endorfina sobem até dez vezes no sangue.
O “barato” dura mais de meia hora após a corrida. “Isso pode variar de indivíduo para indivíduo”, afirma o professor Cristoforo Scavone, coordenador da pósgraduação em farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. “No geral, a sensação agradável vem com corridas de longa duração.” Especialista nelas, o maratonista Franck Caldeira, que não competiu na 600K mas correu diversos trechos e para incentivar e motivar os demais atletas, diz estar acostumado à euforia. “Quem não sentiu não sabe o que está perdendo e quem sentiu não quer parar mais”, diz ele. A descarga de endorfina pode ser tão forte que as emoções se misturam.
Correr 1 hora com esforço moderado a forte = dez vezes mais endorfina = sensação de euforia.

Isso explica o ânimo dos malucos, ops, dos corredores da 600K. A prova durou três dias. As largadas eram de madrugada, entre 4 e 5h. Os postos de revezamento estavam localizados, em média, a cada 7 km. Era lá que os atletas passavam uma munhequeira com um chip para o colega de equipe que seria o próximo a correr. E assim seguiam até as três linhas de chegada: uma em Maresias (litoral norte de São Paulo), outra em Angra dos Reis (litoral sul do Rio de Janeiro) e a última em Ipanema. Efeitos assim já foram percebidos pela ciência em corredores. Há pesquisas que associam os sintomas a uma crise de abstinência: irritabilidade, ansiedade, depressão e sentimento de culpa.
Segundo Scavone, essas reações não podem ser comparadas seriamente a uma crise de abstinência real de droga. “Até é possível dizer que alguém acostumado a correr pode apresentar sintomas se ficar alguns dias sem. Isso pode ser gerado por ansiedade, manifestação da abstinência”, diz o especialista. “Mas, embora os mecanismos sejam os mesmos, as perdas são diferentes das de uma droga.” O vício, afinal, é do bem.
Fonte: http://vip.abril.com.br/corpo/esportes/correr-e-uma-droga

sábado, janeiro 15, 2011

Acne

Surgem geralmente por causa das alterações endócrinas ou do sistema simpático, distúrbios do fígado, intestino, problemas circulatórios, alterações hormonais ou ainda pela ação de bactérias. Podem ocorrer inflamações nas glândulas sebáceas e, em conseqüência, o aparecimento, no rosto e na parte superior do tórax, de espinhas com pus.
Seus primeiros sintomas são pequenos caroços vermelhos na testa, queixo e nariz, que, às vezes, ficam tão inchados que chegam a perder o aspecto original. A acne malcurada pode deixar cicatrizes feias. A medicina alopática alerta que não há cura para a acne e que o tratamento apenas controla as lesões. Deve-se evitar alimentos gordurosos e chocolate.
Suco a base de limão
Suco de 2 limões, dissolvidos em 1 copo de água com 10 gotas de óleo de oliva. Tomar duas vezes ao dia.
Fonte: 100 Sucos com Poderes Medicinais - Lelington Lobo Franco

domingo, janeiro 02, 2011

Vitamina C no emagrecimento

Segundo especialistas do Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. Durante oito semanas, eles analisaram dois grupos de voluntários submetidos a uma hora de caminhada diária. Aqueles que apresentaram boa concentração de vitamina C no sangue tiveram emagrecimento mais significativo do que a outra turma, que desprezou solenemente o ácido ascórbico, o outro nome do nutriente – a queima de gordura foi 25% menor por quilo.
Tal feito, segundo a nutróloga Carol Johnston, autora da investigação, se deve à carnitina, uma molécula produzida pelo corpo e que tem justamente a função de combater o acúmulo de gordura, botando-a dentro das células para que seja utilizada na produção de energia. "Esse aminoácido, que participa da oxidação de ácidos gordurosos, é sintetizado pela vitamina C", explica. "O mérito dessa pesquisa está em explicar, pelo menos parcialmente, por que algumas pessoas têm maior dificuldade para emagrecer do que outras".
Ok, o estudo foi feito com suplementação. Ninguém deve fazer uso dela sem indicação de um especialista, mas nada impede que você turbine seu cardápio com a famosa azedinha. Ao contrário. Comece o dia com um suco de laranja no café da manhã, coma uma goiaba após o almoço e encha o prato de vegetais como brócolis e couve-de-bruxelas, temperados com cebolinha na hora do jantar. De quebra, você previne problemas de coração, lesões na gengiva, tumores e outros males do envelhecimento, além de ficar menos suscetível a infecções. Lembre-se, no entanto, de que a vitamina C é a mais frágil entre todas – exposta à luz e a altas temperaturas, parte de suas propriedades simplesmente se evapora.
Outras boas fontes desse poderoso antioxidante: limão, laranja, acerola, caju tomate e folhas verdes e a batata – sim, ela também conta com altos teores no nutriente. A questão é que boa parte se perde no cozimento. Por isso, os outros vegetais têm larga vantagem no quesito vitamina C. Aproveite!

Fonte: http://www.midiasport.com.br/artigosDetalhes.php?cd=246
Participe da campanha Eu Sei Escrever