segunda-feira, maio 23, 2011

Tai chi chuan é benéfico para quem tem problemas cardíacos

Segundo trabalhos publicados em 25/04 na revista científica Archives of Internal Medicine, Gloria Yeh, uma das principais autoras do estudo, do centro médico Beth Israel Deaconess e professora da Universidade de Harvard, o Tai Chi não apresenta riscos poderia melhorar a qualidade de vida e o humor dos enfermos mais frágeis.
Historicamente, as pessoas portadoras de insuficiência cardíaca crônica foram consideradas muito frágeis para fazerem um exercício regular. Até o final dos anos 80, a recomendação médica geral era para que evitassem qualquer esforço físico.

Os resultados preliminares desse estudo sugerem que o Tai chi poderia acarretar benefícios para essas pessoas, mas a recomendação não foi verificada em testes clínicos mais extensos.
Para o estudo, foi analisada a prática de uma hora de Tai chi duas vezes por semana, durante 12 semanas, em 50 pessoas que sofriam insuficiência cardíaca crônica.

Outro grupo de 50 participantes com o mesmo problema, e com idade semelhante, realizou os exercícios geralmente recomendados - uma caminhada de seis minutos duas vezes por semana.
Ao final do estudo, não havia diferenças em termos de oxigenação. No entanto, os participantes que praticaram o Tai chi tiveram melhora maior em sua qualidade de vida e bem-estar. Além disso, demonstraram mais confiança em si mesmos.


domingo, maio 01, 2011

Risco de trombose é duas vezes maior com nova pílula

Mulheres que tomam anticoncepcionais de última geração têm duas vezes mais risco de ter trombose do que aquelas que tomam pílulas mais antigas, vendida desde a década de 1970.
A conclusão é de dois estudos, publicados na quinta-feira no "British Medical Journal", feitos com 1,2 milhão de mulheres de 15 a 44 anos. Os pesquisadores são da University School of Medicine, em Boston, EUA, e universidade de Otago, na Nova Zelândia.
De acordo com especialistas, é consenso que pílulas causam alterações na circulação sanguínea. Mas, dependendo do tipo de hormônio e da dosagem, esses efeitos podem ser maiores.
Segundo a pesquisa, as fórmulas com drospirenona, um derivado da progesterona, trazem mais risco do que as com levonorgestrel, outro derivado do hormônio.
O levantamento foi feito por pesquisadores americanos e neozelandeses usando bases de dados dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Para o cirurgião vascular Nelson Wolosker, do Hospital Israelita Albert Einstein, o interessante da pesquisa é que foram excluídas todas as pacientes que tinham algum fator de risco para trombose, como histórico familiar, obesidade e tabagismo.
Isso quer dizer que mesmo mulheres saudáveis podem ter complicações, ainda que a probabilidade seja baixa. No estudo, foram registrados 30,8 casos de trombose por 100 mil mulheres que tomaram drospirenona e 12,5 casos por 100 mil que usaram levonorgestrel.
"Diante dos resultados, talvez seja melhor usar a pílula antiga", diz Wolosker.

Editoria de Arte/Folhapress
COMPLICAÇÕES
Quem tem algum fator de risco deve evitar qualquer contraceptivo hormonal e partir para os não hormonais, como o DIU (dispositivo intra-uterino).
"Os hormônios fazem com que as plaquetas coagulem mais facilmente na presença de um estímulo", diz Antonio Mansur, cardiologista do Hospital das Clínicas de SP.
A trombose causa inchaço, dor e, se o coágulo se desprender, pode levar à embolia pulmonar.
Segundo o ginecologista Claudio Bonduki, da Unifesp, a pesquisa só reforça a importância de um exame clínico antes de a mulher começar a tomar anticoncepcional.
"Há várias fórmulas. Cada hormônio tem suas vantagens e desvantagens. É preciso analisar o histórico familiar muito bem."
Algumas das vantagens da pílula mais moderna, com drospirenona, são causar menos retenção de líquidos e diminuir a oleosidade da pele.
Segundo Bonduki, as complicações aparecem no primeiro ano de uso e não pioram com o tempo.
Quem já usa a pílula pode tomar certas precauções, como beber bastante água, usar meias compressoras e não ficar muito tempo sentada.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/906200-risco-de-trombose-e-duas-vezes-maior-com-nova-pilula.shtml - JULIANA VINES - 23/04/2011 - 09h00

6ª Corrida do Trabalhador - Parque do Carmo -10 km

















LISTAGEM EXTRA OFICIAL (PARA CONFERÊNCIA DE TEMPO)

EVENTO: CORRIDA DO TRABALHADOR 10K, 5K E CAMINHADA 5K 2011 - CLASSIFICAÇÃO GERAL CATEGORIA NÃO ASSOCIADOS 10 KM

RELATÓRIO: RESULTADO PELO Nº DE PEITO - CLASSIFICAÇÃO GERAL (SUJEITO A ALTERAÇÃO)

CLASSIFICAÇÃO NUM ATLETA IDADE FX.ET. CL.F.E EQUIPE TEMPO TEMPO LÍQUIDO
1019º 2967 ROGERIO GULLINO 50 M5054 95 TAI JI QUAN 01:11:54 01:06:18
























Tai Chi Chuan, alongamento, postura, respiração, etc.

Último sábado de Abril - Dia Internacional do Tai Chi Chuan

Comemorado oficialmente no último sábado de Abril, o Dia Internacional do Tai Chi Chuan.
Participe da campanha Eu Sei Escrever