domingo, julho 24, 2011

10 Milhas SP - Puma - 24 /07/2011 - 16 km


Tai Ji Quan no evento.
1h35m15s



Nome: ROGÉRIO GULLINO
Número de Peito: 232
Sexo: M
Equipe: TAI JI QUAN
Tempo Final: 01:35:15.05
Categoria: INDIVIDUAL
Modalidade: INDIVIDUAL
Tempo Bruto 01:38:28.70
Tempo Controle 00:50:46.65
Classificação Total 1271
Classificação por Categoria 1265
Classificação por Sexo 1109
Pace Médio 00:09:31.50
Vel. Média (Milhas/Hora) 6.299




sexta-feira, julho 22, 2011

Alzheimer e Atividade Física

Pesquisadores americanos divulgaram a lista de sete medidas que poderiam evitar milhões de casos do mal de Alzheimer em todo o mundo.
Os sete fatores são ligados a estilo de vida: não fumar, ter uma dieta saudável, prevenir o diabetes, controlar a pressão arterial, combater a depressão, fazer mais atividades físicas e aumentar o nível de educação.



Notícias relacionadas
De acordo com o estudo dos cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, a metade dos casos da doença no mundo se devem a falta destas medidas de saúde e basta uma redução de 25% nos sete fatores de risco para evitar até 3 milhões de casos.
Os detalhes da investigação foram divulgados na revista científica The Lancet e apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, que ocorre em Paris.

Causas

As causas do mal de Alzheimer, forma mais comum de demência, ainda não são totalmente conhecidas. Mas, os estudos demonstraram que vários fatores estão ligados à doença, incluindo fatores genéticos, idade e estilo de vida.
Pesquisas já realizadas mostraram que vários fatores de risco podem ser modificados para evitar a doença, como por exemplo, doenças cardiovasculares, níveis de atividade física, estímulo mental e dieta.
Mas, até o momento, não estava claro até que ponto uma pessoa poderia evitar o Alzheimer modificando algum destes fatores de risco.
Para conseguir esta resposta, os pesquisadores u saram um modelo matemático sobre os riscos do Alzheimer no mundo todo.
Com este modelo, os cientistas calcularam a porcentagem global de casos de Alzheimer que poderiam ser atribuídos a diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, depressão, baixo nível de educação e falta de atividade física.

Sete passos para evitar Alzheimer:


  1. Praticar mais atividade física

  2. Não fumar

  3. Ter uma dieta saudável

  4. Controlar a pressão arterial

  5. Evitar o diabetes

  6. Combater a depressão

  7. Aumentar o nível de educação

Os resultados mostraram que a metade dos casos da doença no mundo parecem ser causados por estes fatores, que estão ligados ao estilo de vida e podem ser modificados.
Educação
O fator que parece causar a maior porcentagem de casos da doença, segundo os pesquisadores,
é o baixo nível educacional (19%), seguido pelo tabagismo (14%), falta de atividade física (13%), depressão (11%), hipertensão na meia idade (5%), obesidade na meia idade (2%) e diabetes (2%).
Juntos, estes sete fatores de risco contribuem para os 17,2 milhões de casos de Alzheimer no mundo, o que corresponde a 51% dos casos globais da doença.
"Nos surpreendeu descobrir em nosso modelo que os fatores de estilo de vida, como o baixo nível educacional, falta de atividade física e tabagismo parecem contribuir para um número maior de casos de Alzheimer do que as doenças cardiovasculares", disse Deborah Barnes, que liderou o estudo.
"Mas isto sugere que mudanças relativamente simples no estilo de vida podem ter um impacto dramático no número de casos de Alzheimer no decorrer d o tempo", acrescentou.
A pesquisadora destacou, no entanto, que estes são apenas cálculos matemáticos e serão necessários estudos mais amplos em várias populações para comprovar estes dados.
Mesmo assim, segundo os pesquisadores, estes cálculos são uma "suposição importante " e qualquer coisa que ajude a evitar a grande carga que esta doença significa para os serviços de saúde é positiva.


sábado, julho 16, 2011

Osteoporose, atividade física e Tai Chi Chuan

É um enfraquecimento ósseo pela diminuição progressiva da massa óssea, tornando os ossos porosos e facilmente fraturados, significa literalmente "ossos porosos". É uma doença em que a massa óssea é reabsorvida lentamente pelo corpo e o conteúdo mineral, principalmente o cálcio, é perdido, tornando os ossos frágeis e mais suscetíveis afraturas, principalmente na região do quadril, punho e vértebras, por isso é classificada como uma doená silenciosa, por não dar nenhum sinal visível nem sensorial de sua progressão.
Na população atual observa-se um aumento significativo deste tipo de doença crônica-degenerativa, devido ao sedentarismo, consumo intenso de álcool, cigarro e a má alimentação, agravando ainda mais as doenças hipocinéticas. Nota-se que em indivíduos ativos apresentam massa óssea mais densa, mostrando que um dos meios de evitar esta porosidade excessiva dos ossos é adotar um estilo de vida ativo, uma vez que o exercício físico é capaz de provocar adpatações no sistema ósseo como o aumento da calcificação, restabilizando o aparelho locomotor, melhorando a capacidade aeróbica dos idosos e reduzindo o risco de quedas ocasionadas por falta de força, flexibilidade e coordenação.
O tecido ósseo é um dos mais resistents e rígidos do corpo humano, tendo como principais funções proteção das vísceras, sustentação e mobilização junto com o sistema muscular, e depósito de íons como cálcio e fosfato, armazenando-os ou liberando-os de forma controlada visando manter uma constante concentração iônica nos líquidos corporais e sangue (calcemia). Especificamente, o cálcio é um dos íons mais importantes do sistema ósseo, é importante na contração muscular, transmissão do impulso nervoso, coagulação sangüínea e adesão muscular. Encontra-se sempre em transição entre o plasma e os ossos, a ingestão insuficiente ou em excesso ele é rapidamenete depositado nos ossos, entretanto no contrário, o cálcio é mobilizado, aumentando sua concentração no sangue.
O decréscimo da massa acentua-se a partir dos 40 anos, podendo resultar em perda de 35% da massa corticol e 50% da massa trabecular em mulheres nos dez primeiros anos após a menopausa, as fraturas representam um estágio avançado de osteoporose, só aparecendo em exames de raiox quando alcançam a faixa de 40% de perda da massa óssea.
Assim como os músculos, os ossos permanecem fortes com a prática de exercícios regulares. A manutenção da massa óssea, ou sua hipertrofia, parece estar relacionada não só com a contração muscular, mas também com a ação da gravidade e com o estresse mecânico a que o osso está submetido.
Exercícios de sustentação do peso do corpo, como caminhada, corrida e dança, foram os primeiros exercícios de terapia prescritos para reduzir a perda óssea associada a menopausa. Recentes pesquisas sugerem que exercícios de sobrecarga em locais específicos e com impacto promovem um estímulo mais efetivo, ou seja, o exercício não tem somente um efeito sistêmico, mas também um efeito local sobre o osso, visto que o tecido ósseo é sensível a demandas que agem sobre ele e responde prontamente a elas, fazendo com que cada modificação de um osso seja acompanhada por uma alteração específica na arquitetura interna.
Exercícios aeróbicos e localizados proporcionam uma diminuição respeitável no processo de osteoporose, ou até mesmo um acréscimo na densidade óssea, tornando a atividade física uma grande aliada na prevenção de doenças mesmo no período da 3ªidade, é importante ressaltar que a utilização de estrogênio, embora benéfica pode aumentar o risco de câncer de útero, de mama bem como de outros órgãos. Logo a prevenção deve ser um projeto ao longo da vida, no qual se comece estabelecendo hábitos e condutas saudáveis desde a infância.
A atividade física proporcionad além de prevenir a osteoporose, outros benefícios como prevenção de problemas cardiovasculares, combate a obesidade, promoção do bem estar físico, integração social do indivíduo com seu meio e redução do risco de quedas.

Fonte: Influência da atividade física no tratamento da osteoporose, Andrea Filipovith Simões

domingo, julho 10, 2011

Cipó-Guaçú - 10/07/2011















Um lindo dia ensolarado no centro de Cipó-Guaçú, aproveitando a reforma da praça
para tai chi chuar.
Todos os domingos das 10h ãs 11h30

Encerrando o assunto PRESIDENTA

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante,ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta",independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não"estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação...


Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná

Atividade Física

07.07.2011 - Tai Chi Chuan

Força e leveza para o corpo e o pensamento

Mente calma, corpo são, forte e flexível. Sim, o Tai Chi Chuan pode fazer muito pelo nosso bem estar. Criado há cerca de dois mil anos, o seu diferencial consiste no fato de que qualquer pessoa está apta a praticá-lo, pois o treino pode ser adaptado às limitações físicas ou técnicas do praticante. Com movimentos lentos e suaves, a técnica ajuda a desenvolver a consciência corporal, estimula o sistema imunológico e favorece o cultivo da energia interna, conhecida na cultura milenar chinesa como ‘Chi’.

“O Tai Chi Chuan surgiu inicialmente como uma arte marcial, mas temos que compreender que, para os chineses daquela época, essas artes eram sistemas integrais de desenvolvimento dos melhores potenciais humanos. Quem se dedicava a elas também estudava filosofia, artes, e aspectos relacionados à saúde”, esclarece a professora Angela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e representante da Família Yang na America Latina.

Repetidos com o maior nível de perfeição e suavidade possíveis, os movimentos parecem ser executados em câmera lenta, como uma dança coreografada. E é justamente esse elemento que contribui para a eficiência do exercício. “O fortalecimento muscular ocorre tanto pelo alongamento dos tendões, na parte acima da cintura, quanto pelo apoio de peso alternado entre as pernas nos passos lentos e equilibrados”, afirma Arthur Guilherme Whitaker Dalmaso, professor de Tai Chi Chuan estilo Yang Tradicional no Espaço Bem Estar.

Segundo o instrutor, além da extensão dos tendões, o treinamento traz benefícios para as articulações ósseas, fortalecimento das pernas, respiração pelo baixo ventre, equilíbrio e, melhor, a compreensão do funcionamento do próprio corpo. “A nossa mente se beneficia, pois a prática exige grande atenção e dedicação plena ao que estamos fazendo. Isso também implica em uma forma de meditar e, quando a mente está bem, o corpo está bem. E vice-versa”, afirma.

Arte marcial interna
Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma atividade física moderada em função de suas características não impactantes, o Tai Chi Chuan é considerado uma arte marcial interna. O termo pode ter duas conotações: a primeira está associada ao fato da arte marcial ter sido desenvolvida por chineses sem influência ‘externa’ de outras artes ou culturas; além disso a técnica é voltada ao fortalecimento de tendões e ligamentos, ao invés de músculos, e organiza o corpo de modo que seus praticantes possam utilizar a energia interna para se mover e lutar.

“Energia Interna é a energia bruta natural do ser humano, que se transforma gradativamente quando é educada por um sistema metódico organizado e consciente. A pessoa precisa ter clareza de como utilizá-la adequadamente conforme os movimentos que executa com seu corpo”, explica Angela. Por estimular o funcionamento de todos os órgãos e do próprio metabolismo, o Tai Chi Chuan “impacta o sistema nervoso e influência beneficamente todos os sistemas orgânicos.”

Ademais, os efeitos na respiração, equilíbrio, fortalecimento e alongamento muscular já passam a ser percebidos nos primeiros dias de treinamento e o gasto médio da atividade é de 300 calorias por hora. “O importante é começar a treinar o quanto antes. Afinal, achamos que os idosos chineses são saudáveis porque praticam Tai Chi Chuan na terceira idade quando, na verdade, eles começaram cedo e aí sim obtêm benefícios na longevidade”, finaliza Dalmaso.

Fonte: Carolina Beu
http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/tai-chi-chuan.htm

http://www.taichichuanyang.org

quinta-feira, julho 07, 2011

Tai Chi supera danos cognitivos da quimioterapia

Danos cognitivos da quimioterapia
Os pacientes que se submetem à quimioterapia não sofrem apenas enjoos e queda de cabelos como efeitos colaterais negativos.
Estudos indicam que um número significativo de pacientes que recebem o tratamento agressivo, mas ainda sem substituto, também experimentam declínio cognitivo, incluindo a diminuição da fluência verbal e da memória.
Agora, uma psicóloga da saúde da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, encontrou evidências que indicam que o Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa, pode ajudar a superar alguns desses problemas cognitivos.
Tai Chi Chuan
"Os cientistas sabem há anos que o Tai Chi impacta positivamente a saúde física e emocional, mas esse estudo descobriu indícios de que ele pode ajudar também no funcionamento cognitivo," disse Stephanie Reid-Arndt, autora do estudo.
"Nós sabemos que essa atividade pode ajudar as pessoas com a sua qualidade de vida em geral e, com esse novo estudo, ficamos entusiasmados sobre como o Tai Chi pode também ajudar aqueles que recebem a quimioterapia. Eu também espero que isso incentive mais pessoas a pensar positivamente sobre o Tai Chi em suas vidas em geral," acentua a pesquisadora.
O Tai Chi envolve a prática de movimentos lentos e é baseado em vários princípios, incluindo a plena consciência, ou consciência da mente alerta, a consciência da respiração, o relaxamento ativo e movimentos lentos.
A ênfase nos movimentos lentos torna o Tai Chi particularmente apropriado para uma ampla gama de níveis de aptidão física, o que o torna muito útil para pessoas que foram submetidas a cirurgias e tratamentos agressivos, como a quimioterapia, e pode por isto estar passando por limitações físicas.
Benefícios físicos e cognitivos
O estudo realizado pela pesquisadora acompanhou um grupo de mulheres que haviam passado pela quimioterapia.
Elas participaram de uma aula de 60 minutos de Tai Chi, duas vezes por semana, durante 10 semanas.
As mulheres foram avaliadas quanto à memória, linguagem, atenção, estresse, humor e fadiga, antes e após as sessões de 10 semanas.
Segundo a Dra. Stephanie, os resultados dos testes indicam que as mulheres tiveram melhorias significativas em sua saúde psicológica e em suas habilidades cognitivas.
"O Tai Chi realmente ajuda as pessoas a focar sua atenção, e este estudo também demonstra o quão bom o Tai Chi poderia ser para qualquer pessoa, quer tenham ou não sido submetidas a um tratamento para câncer", disse ela.
"Devido à pequena dimensão deste estudo, nós realmente precisamos testar um grupo maior de indivíduos para obter uma melhor compreensão dos benefícios específicos desta atividade para os pacientes que foram tratados com quimioterapia e quão significativas estas melhorias podem ser," concluiu.
Fonte: Christian Basi
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=tai-chi-supera-danos-cognitivos-quimioterapia&id=6659

domingo, julho 03, 2011

Circuito das Estações Adidas – INVERNO – São Paulo 10 km






Nome: ROGÉRIO GULLINO
Número de Peito: 684
Sexo: M
Equipe: TAI JI QUAN
Tempo Final: 00:59:52.02
Categoria: M5054
Modalidade: 10k
Tempo Controle 00:29:40.16
Tempo Bruto 01:03:32.55
Classificação Total 2273
Classificação por Categoria 126
Classificação por Sexo 2030
Pace Médio 00:05:59
Velocidade Média Total 10,0
Participe da campanha Eu Sei Escrever