domingo, janeiro 29, 2012

Mairiporã 2012 - Corridas de Montanha - 12km



2h34, os 12km mais longos, feitos 80% na vertical, fantástica esta corrida.
Geral / Categ / Faixa  / Nome / Faixa / Tempo / Distancia / Equipe
206 / 206/ 21 / Rogerio Gullino / 50-54 / 2:34:38.4 / LONGO / Tai Ji Quan

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Perda

É com pesar que me despeço do instrutor da SBTCC Osvaldo Maurício Varella. 
Agora praticando seu Tai Chi Chuan em outro plano.

Meus sentimentos a todos os familiares.
Imagem: arquivo SBTCC


segunda-feira, janeiro 23, 2012

Ano Novo Chinês - o Ano do Dragão - 23-01-2012

Imagem: Edgard Shigenaga
Ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do Ocidental, o Calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco. Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, 2011 coelho e assim por diante.
Origens do Zodíaco Chinês
Os 12 animais (signos) do zodíaco (生肖 shengxiao) são, pela ordem, o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro (ou cabra), macaco, galo, cão, e porco. Existem muitas lendas para explicar a origem do zodíaco. Uma das mais populares, de forma resumida, diz o seguinte:
Foi confiada ao rato a tarefa de convidar os animais para que se apresentassem ao Imperador de Jade para um banquete, onde seriam escolhidos os signos do zodíaco. O gato era um bom amigo do rato, mas o rato enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte. O gato dormiu enquanto o banquete era realizado, imaginando que só ocorreria no dia seguinte. Quando descobriu a verdade, prometeu ser o inimigo natural do rato pelas eras a partir dali.
Uma variação desta lenda descreve o Imperador de Jade preparando um grande banquete em seu palácio; o gato não ouviu a proclamação inicial e então o rato lhe contou que iria haver uma festa real, mas em vez de dizer a data correta, informou que se realizaria no dia seguinte. A todos os animais que lá chegaram naquela noite, foi garantido um lugar especial como animal do zodíaco - o gato só apareceu no dia seguinte, apenas para descobrir que o banquete já havia terminado.

Os doze animais do zodíaco
De acordo com os astrólogos chineses, as características de um indivíduo poderiam ser determinadas pelo ano, mês, hora e lugar de nascimento. A realidade de tal previsão tem somente 60% de precisão, visto que alguém pode mudar de temperamento e atitude para melhor ou pior, a medida que os anos passam. O ambiente e nossa determinação podem afetar as características. As informações seguintes poderão lhe ajudar a se conhecer e se modificar para uma vida melhor e mais bem-sucedida.

    Rato (ou Camundongo)
    Boi (ou Búfalo)
    Tigre
    Coelho (ou Lebre ou Gato)
    Dragão
    Serpente (ou Cobra)
    Cavalo
    Cabra (ou Carneiro ou Ovelha)
    Macaco
    Galo (ou Frango, originalmente em chinês)
    Cão (ou Cachorro)
    Porco (ou Javali)
Animais interiores e animais secretos

É um erro bastante comum acreditar que existam somente os animais singulares designados pelo ano. Estes ciclos anuais representam como os outros lhe veêm: enquanto uma pessoa pode parecer ser um Dragão ela pode realmente ser uma Serpente internamente e um Boi secretamente. Combinado com os 5 elementos, isto dá 8640 combinações (5 elementos, 12 animais, 12 meses, 12 horas do dia).
O animal interior é assinalado pelo mês de nascimento. Isto determina sua vida amorosa e personalidade interior e é crítico para uma correta compreensão de sua compatibilidade com outros signos. Isto pode ser considerado aquilo que o indivíduo gostaria de ser, ou que acredita ser seu verdadeiro eu, como segue:

    janeiro (1/1 a 31/1) - Boi/Água
    fevereiro (1/2 a 29/2) - Rato/Madeira
    março (1/3 a 31/3) - Macaco/Metal
    abril (1/4 a 30/4) - Tigre/Madeira
    maio (1/5 a 31/5) - Serpente/Fogo
    junho (1/6 a 30/6) - Cavalo/Fogo
    julho (1/7 a 31/7) - Carneiro/Fogo
    agosto (1/8 a 31/8) - Coelho/Madeira
    setembro (1/9 a 30/9) - Galo/Metal
    outubro (1/10 a 31/10) - Dragão/Madeira
    novembro (1/11 a 30/11) - Porco/Água
    dezembro (1/12 a 31/12) - Cão/Água

Imagem: Google Map

Na China, a presença de dragões na cultura é anterior mesmo à linguagem escrita e persiste até os dias de hoje, quando o dragão é considerado um símbolo nacional chinês. Na cultura chinesa antiga, os dragões possuíam um importante papel na previsão climática, pois eram considerados como os responsáveis pelas chuvas. Assim, era comum associar os dragões com a água e com a fertilidade nos campos, criando uma imagem bastante positiva para eles, mesmo que ainda fossem capazes de causar muita destruição quando enfurecidos, criando grandes tempestades. As formas quiméricas do dragão Lung chinês, que misturam partes de diversos animais, também influenciaram diversos outros dragões orientais, como o Tatsu japonês.
Nos mitos do extremo oriente os dragões geralmente desempenham funções superiores a de meros animais mágicos, muitas vezes ocupando a posição de deuses. Na mitologia chinesa os dragões chamam-se long e dividem-se em quatro tipos: celestiais, espíritos da terra, os guardiões de tesouros e os dragões imperiais. O dragão Yuan-shi tian-zong ocupa uma das mais altas posições na hierarquia divina do taoísmo. Ele teria surgido no princípio do universo e criado o céu e a terra.
Nas lendas japonesas os dragões desempenham papel divino semelhante. O dragão Ryujin, por exemplo, era considerado o deus dos mares e controlava pessoalmente o movimento das marés através de jóias mágicas.

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Aula aberta - 04/02/2012 - ARARAS - SP

AULAS GRATUITAS SÃO PAULO - VERÃO

PROGRAMAÇÃO:
 
SESC CONSOLAÇÃO: Sexta-feira.

20/01 - TAI CHI CHUAN - 19H - Sala Gama 7. andar.
27/01 - CHI KUNG -  19H - Sala Gama 7. andar.
10/02 - TAI CHI CHUAN - 19H - Sala Gama 7. andar.

PARQUES:
Sábados e Domingos.

26/02 - TAI CHI CHUAN - PQ. DA JUVENTUDE - 15H
18/03 - TAI CHI CHUAN - PQ TIETÊ - 15H
25/03 - TAI CHI CHUAN - PQ HORTO - 15H
31/03 - TAI CHI CHUAN - PQ VILA LOBOS - 15H

Prof. Djanira

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Presidente ou presidenta, ainda a questão...

"SUA EXCELÊNCIA, A SENHORA PRESIDENTA DILMA"


Agora, o Diário Oficial da União adotou o vocábulo presidenta nos atos e despachos iniciais de Dilma Rousseff.
As feministas do governo gostam de presidenta e as conservadoras (maioria) preferem presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão, afinal os veículos de comunicação tem a ética de escrever e falar certo.
* * *
Na verdade, a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada de Presidenta. E ponto final.
Por oportuno, vou dar conhecimento a vocês de um texto sobre este assunto e que foi enviado pelo leitor Hélio Fontes, de Santa Catarina, intitulado “Olha a Vernácula"
Vejam:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz a estudante, e não "estudanta"; se diz a adolescente, e não "adolescenta"; se diz a paciente, e não "pacienta".



Participe da campanha Eu Sei Escrever