sábado, março 10, 2012

Pesquisa mostra relação entre consumo de vitamina E e osteoporose

O consumo de suplementos de vitamina E pode estar relacionado à degeneração dos ossos, doença conhecida como osteoporose.
Em um experimento de laboratório, cientistas japoneses alimentaram camundongos com doses de vitamina E equivalentes às encontradas em suplementos e que são, ao mesmo tempo, acima do nível normalmente consumido pelos animais.
Ao seguirem durante oito dias essa dieta, os roedores desenvolveram osteoporose.
A vitamina E parece estimular a formação de células que acabam degenerando os ossos, explica Shu Takeda, da Universidade Keio, no Japão, cuja pesquisa será publicada na revista "Natural Medicine".
A osteoporose é uma enfermidade que deixa os ossos porosos com o tempo e afeta pessoas mais velhas, principalmente mulheres, que ficam suscetíveis a fraturas.
O estudo japonês surge pouco tempo depois de outro grupo distinto ter trabalhado com cobaias modificadas geneticamente para serem deficientes em vitamina E e que apresentaram alta densidade óssea.
A vitamina E é encontrada naturalmente e óleos vegetais, oleaginosas e folhas verdes.
Como suplementos vitamínicos, integra os ingredientes de antioxidantes, que costumam ser indicados para melhorar a saúde durante o processo de envelhecimento.

quinta-feira, março 08, 2012

O Tai Chi Chuan da Família Yang

Yang Lu Chang o criador do estilo teve 3 filhos: Yang Qi (Feng Hou), Yang You (Ban Hou) e Yang Jian (Jian Hou).
Na época em que Yang Lu Chan tomou contato com o Tai Chi Chuan da família Chen a característica da arte era bem voltada para os aspectos marciais com muitas explosões de energia (fa jing) e altos e baixos na forma.
Quando Yang Lu Chang saiu do seio da família Chen foi desafiado por muitos praticantes de outras artes e seu desempenho nas lutas era tão excelente que recebeu o apelido de “O Invencível Yang”! Foi inclusive convidado a ensinar na corte do imperador da época, tornando-se treinador da Guarda Imperial da Dinastia Qing. Percebendo que muitos tinham dificuldades em acompanhar os árduos treinos e que inclusive, os parentes do Imperador tinham a saúde muito fraca, e que através dos treinos os soldados feridos se recuperavam mais rapidamente, compreendeu os benefícios que o Tai Chi Chuan trazia para a saúde e foi modificando gradualmente as formas para adaptá-la às necessidades dos praticantes, tornando assim o Tai Chi Chuan mais acessível.
Estas mudanças graduais tiveram grande influência nas próximas gerações de mestres de Tai Chi Chuan. A forma que Yang Lu Chan desenvolveu ficou conhecida como a “Velha Forma”. O primeiro filho de Yang Lu Chan faleceu cedo. O segundo filho, Yang You conhecido como Ban Hou, era um homem extremamente versado nas técnicas do Tai Chi, mas por seu caráter duro, não teve muitos discípulos. Foi grandemente respeitado por suas habilidades com lança. Foi Ban Hou que desenvolveu a chamada “Forma Curta”, que mais tarde foi aprimorada por seu sobrinho Yang Shao Hou, que apesar de filho de Jian Hou, tinha grande afinidade com a forma mais feroz de Bao Hou. Esta “Forma Curta” tinha características bastante marciais, voltada especialmente para o combate, muito dura de ser aprendida e aplicada, exigia de seus praticantes tenacidade e valor, inclusive para suportar os árduos treinos propostos pelo seu criador.
Yang Bao Hou lutou diversas vezes para defender sua família participando de combates com outros artistas marciais e devido a suas muitas vitórias o estilo Yang ficou bem conhecido na China toda.
O terceiro filho de Yang Lu Chan de nome Yang Jian Hou, tinha um caráter mais amoroso e teve muitos discípulos. Era versado em diversas técnicas excelentes como sabre, espada, lança e outras armas. Yang Jian Hou baseando-se na “Forma Velha” de seu pai, desenvolveu a “Forma Média” do Tai Chi Chuan. Ele era versado em diversas armas como sabre, espada, lança e outras. Suas habilidades com espada eram bem conhecidas, pois sabia usar como ninguém os princípios da suavidade e da força. Jian Hou inclusive usava pequenas bolas e era tão habilidoso em seu uso que segurava três ou quatro em uma das mãos e quando as atirava de uma vez só, atingia vários pássaros em vôo. Conta a história que Yang Jian Hou sonhou com a própria morte e desta feita, preparou-se, despediu-se de toda a família e permaneceu sorrindo até o seu último suspiro.
Yang Jian Hou teve três filhos: Zhao Xiong, (mais tarde conhecido como Shao Hou) Zhao Yuan (que faleceu cedo) e Zhao Qing (Cheng Fu). O primeiro filho Zhao Xiong, ficou conhecido como o Mister Big, por suas habilidades especiais em defender os fracos e teve muita afinidade com as técnicas de seu tio Bao Hou. Shao Hou adorava fazer as pessoas voarem com sua técnica. No início ele aprendeu a “Forma Média” de seu pai, mas depois mudou de caminho, e desenvolveu uma forma mais alta, com pequenos movimentos feitos algumas vezes devagar e outras bem rápido. Sua técnica de Fa Jing (emissão de energia) era dura e acompanhada de sons. O espírito de seus olhos era vibrante olhando em todas as direções e combinado com uma expressão zombeteira, um riso sinistro e os sons “Heng!” e “Há!” de forma que sua presença tornava-se assustadora.
Shao Hou ensinou seus alunos a golpear rapidamente logo depois de entrar em contato com o oponente, usando expressões do completo espectro de emoções. Yang Zhou Qing, o terceiro filho de Jian Hou, ganhou o apelido de Yang Cheng Fu e desde cedo praticou arduamente todas as técnicas da família Yang. Por seu caráter aberto e amoroso, teve muitos discípulos e foi chamado a oferecer instruções por toda a China. Durante seus anos de estudos, aprofundou a “Forma Média” de seu pai e, realizando mudanças estruturais para que a forma pudesse ser aprendida por qualquer pessoa; desenvolveu a “Forma Longa”, de Tai Chi Chuan, com suas características atuais, com movimentos suaves e fluídos, executados numa velocidade constante. Combina suavidade e dureza, leveza e peso. Todas estas características são utilizadas hoje como padrões para o Estilo Yang de Tai Chi Chuan servindo de modelo para aqueles que querem seguir estudando e praticando esta arte. Esta forma pode ser praticada com flexão de pernas baixo, médio ou alto de acordo com as possibilidades e habilidades de cada praticante e ainda guarda todas as técnicas de aplicações marciais que podem ser vistas na medida em que é praticada, além de ser uma forma que fortalece completamente o corpo de seus praticantes, estimulando ossos, músculos, tendões, ligamentos e promovendo uma massagem em todos os órgãos internos.
 Yang Chengfu era um homem grande, mas com uma disposição suave e bondosa, simples e honesto, muito sincero com as pessoas. No mundo das artes marciais sua moral era elevada e de grande prestígio. Tinha habilidades com o Tue Shou (Empurrar as Mãos) excelentes. Na hora de liberar e dissipar energia não tinha iguais em sua época. Seus braços por fora, pareciam de algodão, mas por dentro feitos de aço. Seus movimentos podiam ser bem pequenos e ainda lideravam o oponente até que abruptamente liberava a energia. Aqueles que sentiam sua energia, não podiam nem dizer que ele havia se movido, mas já estavam no ar e caindo, devido ao golpe diminuto e poderoso. Desta forma os estudantes adoravam suas habilidades e praticar com ele. Viajou por toda a China e teve milhares de discípulos.
Em 1925 ele ditou para seu discípulo Chen Wei Ming, o Livro da Arte do Tai chi Chuan (Taijiquan Shu). Em 1934 ditou o livro: Princípios Completos e Aplicações do Tai chi Chuan ( Taijiquan Tiyong Quan Shu). A forma praticada hoje em dia é a Forma Longa que chamamos de Forma Tradicional 85, 103 e 108. Mesmo que a contagem seja diferente, os movimentos são os mesmos. O estilo Yang é o estilo mais popular de Tai Chi praticado em todo o mundo. Isto é devido ao esforço da Família Yang em ensinar ao público e não manter o conhecimento privado.

Fonte: http://www.yangfamilytaichi.com/
Tradução para o português: Paula Faro

Malhar reduz risco cardíaco para gordinhos fisicamente ativos

Emagrecer traz benefícios óbvios à saúde, mas gordinhos fisicamente ativos também têm boas chances de evitar os problemas cardiovasculares normalmente associados ao excesso de peso.
A boa notícia está em pesquisa no "Journal of the American College of Cardiology". Se os dados levantados no estudo estiverem corretos, eles ajudarão a esclarecer uma dúvida que ainda divide os especialistas.
A questão é saber até que ponto um estilo de vida ativo é capaz de proteger alguém dos problemas de saúde ligados à obesidade.
Alguns trabalhos indicavam que o exercício poderia praticamente eliminar esses riscos, enquanto outros diziam que o excesso de peso é o fator preponderante, mesmo se a pessoa se esforça para não ser sedentária.
Parte da dúvida parece estar ligada ao fato de que a maioria desses estudos levava em conta a saúde cardiovascular dos pacientes em um único ponto do tempo. Ficava difícil saber como os efeitos do exercício e do peso afetavam o organismo das pessoas a longo prazo.
Para preencher essa lacuna, uma equipe da Universidade da Carolina do Sul, liderada por Duck-Chul Lee, obteve os registros médicos de mais de 3.000 pacientes (em geral, na casa dos 40 anos) da clínica Cooper, no Texas.
Esses pacientes faziam check-ups na clínica, com intervalos de dois ou três anos entre cada avaliação médica. Na maior parte dos casos, os pesquisadores conseguiram avaliar o estado de saúde dos pacientes ao longo de três check-ups consecutivos.

SÍNDROME
O objetivo era verificar como e quando os membros do grupo desenvolviam a chamada síndrome metabólica, um conjunto de características (como pressão alta e triglicérides em nível elevado) diretamente ligado ao surgimento de doenças do coração e diabetes, por exemplo.
Lee e companhia verificaram que pouco mudava do primeiro check-up para o segundo. A maioria dos pacientes ganhou peso, mas nenhum desenvolveu a temida síndrome metabólica.
Do segundo para o terceiro check-up, o problema apareceu no grupo testado. Quem tinha se exercitado menos e ganhado peso, obviamente, tinha risco aumentado (71%) de ter a síndrome.
Contudo, quem engordava mas continuava fisicamente ativo corria risco 22% menor do que o grupo dos gordinhos inativos. E não era preciso melhorar o condicionamento físico nesse período. Bastava mantê-lo para ter alguma proteção.
"Existe uma tendência de ressaltar a necessidade de perder peso, mas emagrecer em geral é difícil. Manter-se ativo é tão importante quanto perder peso e é uma meta mais fácil de atingir", diz Lee. 
Fonte: REINALDO JOSÉ LOPES - EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE"
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1058871-malhar-reduz-risco-cardiaco-para-gordinhos-fisicamente-ativos.shtml

Quem tem artrose pode fazer exercícios físicos?

Segundo a Fisioterapeuta Priscila Alves, a cada dia que passa, mais enraizado se torna o conceito de que a atividade física melhora a qualidade de vida. Mas nos casos de artrose, há sempre uma dúvida entre os pacientes: devo fazer exercícios?
Sim, os exercícios são importantes desde que realizados de forma equilibrada por períodos adequados, com baixas cargas, respeitando as limitações do paciente, e sempre com a orientação de um profissional especializado.
Um programa de fortalecimento muscular, associado a sessões de alongamento, são indicados na maioria dos casos, pois uma musculatura forte e ao mesmo tempo flexível, promove estabilidade na articulação. As caminhadas também são indicadas, com uso de calçados adequados, evitando-se subidas, descidas ou pisos irregulares.
Os exercícios na água também são uma excelente opção, principalmente nos casos de artrose avançada ou pacientes obesos. E não se esqueça procure sempre um profissional habilitado e capacitado.
Fonte: Jornal Zona Sul - São Paulo, 08/03/2012

Mulheres, Parabéns!!!

Parabéns, lindas guerreiras, fortes e destemidas, doces e sentimentais, resistentes e pacientes, sensiveis flores a desabrochar a cada amanhecer.

terça-feira, março 06, 2012

Queridos Mestres, Parabéns!!!!


Professores Roque e Ângela serão formalizados como discípulos da Família Yang, cerimônia ocorre durante viagem ao país-continente, no próximo mês de agosto, em evento que reúne gente do mundo inteiro.


   
Professores Ângela Soci e Roque Severino (Zopa Norbu)


Há décadas que o casal de professores Roque Severino (Lama Zopa Norbu) e Ângela Soci se dedica com esmero ao Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa que virou “febre” no Ocidente pelo seu comprovado valor terapêutico. Agora, depois de muitos anos como fiéis representantes da Família Yang (uma das mais tradicionais em Tai Chi Chuan dentro e fora da China) no Brasil e em toda a América do Sul, eles serão formalmente recebidos como discípulos dos mestres Yang Zhenduo e Yang Jun (atual detentor da linhagem).
A cerimônia ocorrerá em agosto, na China, e terá como testemunha caravanas de praticantes de Tai Chi Chuan (estilo Yang) de todo o mundo, que participam de uma espécie de torneio (não competitivo) na terra dos fundadores desta arte marcial milenar, a região de Taiyuan. Além dos professores Roque e Ângela, que representam o continente sul-americano, outros sete discípulos receberão a honraria.
Para o professor Roque Severino, que juntamente com a professora Ângela esteve recentemente em novo encontro com o mestre Yang Jun, em Seattle – EUA, a formalização do discipulado era algo que eles sempre aspiravam, uma oportunidade para receber os ensinamentos preciosos sobre o discipulado do Tai Chi Chuan.

Missão
O professor Roque, como é carinhosamente chamado por seus alunos e discípulos, disse que na realidade não vê o ensino do Tai Chi Chuan como uma carreira, e sim como uma missão ou um apostolado. “O Tai Chi Chuan não é uma profissão e sim um sistema integral de saúde mental, emocional e física, além de ser um caminho profundamente espiritual de autoconhecimento”, diz o professor, para emendar: “Então sermos escolhidos como discípulos é tanto para a profa. Ângela como para a minha pessoa uma forma de confirmação de que sempre estivemos no caminho certo, já que todas as nossas ideias e todo o nosso trabalho durante todas estas décadas, veio ao encontro da aspiração da Família Yang”.
Professor Roque faz questão de lembrar uma frase do mestre chinês Confúcio, que fala que “quando duas pessoas estão ligadas por um vínculo espiritual muito forte, nem o tempo, nem à distância, nem correntes de bronze conseguem separá-las”.

Compromisso
Sobre o grande compromisso que os professores já têm com o Tai Chi e com a família Yang, e o que isso irá mudar a partir desta cerimônia, Roque Severino fala que agora haverá ainda mais trabalho, mais dedicação, e mais compromisso ético e moral com a Família. “Também haverá mais conhecimento e ao mesmo tempo mais dedicação aos nossos alunos. Ou seja, eles [alunos] também participam de todo este movimento, já que eles podem estar certos de que não estão na frente de professores que lhe estão ensinando algo aprendido de vídeos, ou algo originado de uma interpretação própria”, explica o professor, para alertar que este é o maior problema atual do ensino da arte. “Muitos professores ou instrutores nunca tiveram acesso a nenhuma fonte, porém eles já se auto-intitulam ‘mestres, ou grão mestres’, outros tiram fotos ao lado de mestres chineses e se dizem ‘discípulos’ sem saber que o discípulo recebe uma certificação por escrito onde toda a comunidade chinesa reconhece a sua autenticidade”, alerta Roque Severino, ao dizer que quem pode outorgar um título de discipulado é um mestre autêntico que representa uma linhagem autêntica.

Linhagem
Sobre a importância de os ensinamentos de uma arte milenar como o Tai Chi Chuan permanecer sendo repassados de mestre para discípulo, o professor Roque diz que a linhagem representa a transmissão pura que tem como origem o seu criador. “Temos que entender que a China sofreu inúmeras mudanças profundas, e o ensino do Tai Chi Chuan foi levado às praças públicas com o intuito de beneficiar o povo chinês como um todo. Paralelamente a isso os mestres mantiveram o ensino ‘a portas fechadas’ ou ‘dentro de casa’ para aqueles que realmente queriam se aprofundar nos mistérios e nos significados mais profundos da arte”, ensina Roque, explicado que é nesses casos em que entra o discipulado, ou seja, aquele que recebe “dentro de casa” os ensinamentos esotéricos da arte.
Em relação aos ensinamentos que são passados no Brasil, tanto pelo professor Roque quanto pela professora Ângela, permanecerá com grande rigor de aprofundamento, e a técnica será cada vez mais exigente para com os aprendizes de instrutores. “Já em relação aos princípios espirituais, estou trabalhando num novo manual onde apresento a estreita relação do Tai Chi Chuan com os ensinamentos psicológicos de Buda”, fala Roque Severino, ao adiantar que o mestre Tibetano de Dharma, Kyabje Tenga Rimpoche – a quem o professor Roque/Lama Zopa Norbu mantém estreita relação - sempre treinou Tai Chi Chuan. “Em 2013 virá nos visitar um mestre Budista para que realizemos um retiro em conjunto de Dharma e Tai Chi”, revelou Roque.

“Queridinho” da mídia
Ultimamente o Tai Chi Chuan vendo sendo alvo de várias publicações, por ter excelente resultados como agente que previne doenças. Apesar desse “boom” da arte marcial, o professor Roque diz que mesmo a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental vir batalhando desde 1978, o Brasil ainda não conhece todos os benefícios que o Tai Chi Chuan oferece à saúde, “porém estamos realizando inúmeras pesquisas científicas em diversos hospitais paulistas que em breve estarão mostrando no mundo acadêmico os benefícios da arte”, diz. Roque destaca que em 2010 veio o primeiro prêmio da Revista Einstein - pertencente ao Hospital Albert Einstein – “onde foi publicada a nossa pesquisa científica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan para prevenir o Mal de Alzheimer”.

Segurança
Com os professores Roque Severino e Ângela Soci, fica a certeza de que, no Brasil, há uma fonte de ensino extremamente confiável. Eles são verdadeiros guardiões e difusores deste grande tesouro da Humanidade que é o Tai Chi Chuan.

SERVIÇO
Práticas regulares e cursos de formação de instrutores
Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan – www.sbtcc.org.br
Rua José Maria Lisboa, 612
Sala 01/07 - Jardins
Tel. (11) 3884.8943
Fonte: Sonielson Sousa, sonielson@brturbo.com.br
http://ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%DAltimas%20Not%EDcias&idnoticia=36083

Participe da campanha Eu Sei Escrever