sábado, julho 30, 2016

A forma sendo praticada pelos Mestres

A prática pelos Mestres.

Mestre Yang Jun Yang em demonstração na China com grupo de praticantes de Tai Chi Chuan da Família Yang, no vocal Grão Mestre Yang Zhenduo entoando os nomes da Forma Longa, atrás do Mestre Yang Jun está seu irmão, Mestre Yang Bin.

quinta-feira, julho 28, 2016

Cicatrização

Seria engraçado se estivesse certo, mas não são as hemácias que fazem a casquinha das feridas. A casquinha das feridas é feita com proteínas, mais especificamente a fibrina, que impede a hemorragia. 

Um corte ou um arranhão ocasional não apresenta risco de morte porque componentes do sangue vedam o vaso sanguíneo rompido. Uma ruptura na parede do vaso sanguíneo expõe proteínas que atraem plaquetas e iniciam a coagulação, a conversão de componentes líquidos do sangue em coágulo sólido. Os coagulantes, ou selantes, circulam na forma inativa chamada de fibrinogênio. A coagulação envolve a conversão do fibrinogênio na forma ativa, fibrina, que se agrega em fibras que formam a estrutura do coágulo. A formação da fibrina é a última etapa de uma série de reações desencadeadas pela liberação dos fatores de coagulação pelas plaquetas.

A casquinha que se forma em uma machucado em nossa pele protege a região contra a entrada de microrganismos patogênicos, até que a pele seja reconstituída novamente. Não retire a casquinha antes da hora!

Traduzido de: Mr. Lovenstein

Fonte: www.biologiatotal.com.br

domingo, julho 24, 2016

Meu Santo Expedito



Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes
Socorrei-me nesta Hora de Aflição e Desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me Força, Coragem é  Serenidade. Atendei ao meu pedido: “Fazer o pedido”.
 Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranquilidade, serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. 
Muito Obrigado!
Pai Nosso 
Ave Maria

Corrida Adrena Run - Magic City Suzano 10km

Tai Ji Quan presente ao evento.


Parabéns Castiliana, 2o lugar na faixa etária, 01:15:40.



sexta-feira, julho 22, 2016

Medicina Tradicional Chinesa x Medicina Tradicional Matsés

Meu falecido Mestre de Kung Fu e estudioso em Fitoterapia, queria montar um livro com este comparativo.

http://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/2015/07/10/povo-amazonico-cria-enciclopedia-de-medicina-tradicional-com-500-paginas/

Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan) faz bem às pessoas com problemas cardíacos

Especialistas defendem que o tai chi chuan passem a ser prescritos a esses pacientes


Segundo estudo chinês, tai chi faz bem às pessoas com problemas cardíacos. Foto: Shutterstock.
As vantagens dos exercícios físicos para pessoas com problemas cardíacos são cada vez mais atestadas pela ciência. Ao movimentar o corpo, o sangue flui melhor e o coração trabalha com mais eficiência, já que precisa fazer menos esforço. Cientistas chineses resolveram investigar se esses benefícios também ocorrem com a prática de técnicas milenares, como o tai chi chuan, arte marcial que envolve concentração e respiração. Constataram, entre os ganhos, redução da pressão arterial. Detalhes do estudo foram divulgados recentemente no Jornal da Sociedade Americana do Coração.
Yu Liu, coautor do estudo e pesquisador da Faculdade de Cinesiologia na Universidade do Esporte de Xangai, conta que a intenção do trabalho era reforçar observações feitas clinicamente. “Os benefícios físicos e psicológicos para pacientes que praticam essas técnicas, que se tornam cada vez mais populares, precisavam ser determinados com base em evidências científicas”, disse, em comunicado à imprensa.
Partindo dessa motivação, Liu e colegas analisaram 35 estudos, somando 2.249 participantes de 10 países. Os pesquisadores perceberam que pessoas com doenças cardiovasculares e que tinham como hábito a prática de tai chi chuan, chi kung e baduanjin apresentaram reduções na pressão arterial e nos níveis de mau colesterol (LDL) e triglicérides — tipo de gordura presente no sangue que aumenta os riscos cardíacos —, além de redução de sintomas depressivos. Não houve avanços significativos na frequência cardíaca (quantidade de vezes que o coração bate por minuto) e no nível de aptidão aeróbica dos participantes.
Os cientistas destacam que a pesquisa analisou o grupo de uma forma mais geral. Por isso, impactos quanto ao tempo de dedicação dos exercícios chineses — os participantes foram acompanhados por no máximo um ano — poderiam ter um peso importante nos resultados. Apesar da necessidade de uma análise mais detalhada, eles acreditam que o trabalho reforça a necessidade de atividades físicas para pessoas com problemas cardíacos e mostram como o tai chi chuan e outras práticas chinesas podem ser uma boa opção para quem necessita se prevenir de complicações como derrame e infarto.
Qualidade de vidaRoberto Candia, cardiologista do Laboratório Exame, em Brasília, ressalta um ponto específico do estudo: um teste em que participantes tinham que se submeter a caminhadas com seis minutos de duração. “Aqueles que realizavam exercícios chineses tiveram desempenho superior, além de melhoras na qualidade de vida, atestadas pelos questionários respondidos. Isso já mostra como essas atividades podem ser benéficas ao corpo e à mente”, avalia.
O especialista destaca também que essas atividades podem ser incorporadas às prescrições médicas para pacientes que precisam se proteger de problemas cardíacos. “Muitas vezes, recomendamos os exercícios aeróbicos ou uma corrida moderada, mas tem gente que não gosta, que odeia academia. Técnicas como o tai chi chuan podem ser uma opção. E, se os benefícios mostrados no estudo realmente ocorrem, as chances de um derrame podem ser bastante reduzidas”, completa.
Os pesquisadores darão continuidade ao trabalho e pretendem estudar os benefícios das práticas chinesas em um número maior de enfermidades, além das cardíacas, e em pessoas que as praticam há mais de cinco anos. “Estamos otimistas, pois os exercícios tradicionais chineses geram um baixo risco físico durante a prática e prometem uma intervenção que pode ser útil na melhoria da qualidade de vida em pessoas com doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causa de incapacidade e morte no mundo”, destacou Liu.
Matéria publicada no Correio Braziliense.

Circuito de Bem com a Vida 11km Votorantim SP - 17/07/2016

ITai Ji Quan presente ao evento, parabéns 
Casti com as técnicas de Tai Chi Chuan obteve o 1•lugar na categoria de faixa etária em 1:05:27.




O Universo do Tai Chi Chuan, Roque Enrique Severino

Mestre Yang Lu Chan diz: "A essência do Tai Chi Chuan encontra-se na regulagem entre o movimento e a tranquilidade, Yang e Yin".

"O primeiro passo num bom aprendizado de Tai Chi Chuan é conhecido como o "treino da consciência". Isto se refere a repetição minuciosa de cada movimento que nos leva a transformar nossos hábitos mais primários, como por exemplo o hábito de caminhar, endireitar a nossa coluna, olhar para a frente, o gestual com as nossas mãos, entre outros.

Constantemente realizamos esses atos, porém em função dos condicionamentos psíquicos ou das emoções conflitivas, nossa expressão corporal na maioria dos casos é apenas um reflexo do caos reinante em nosso ser.

A tranquilidade surge do silêncio interior, ou seja, quando por breves segundos conseguimos parar, ou melhor, nos abstrair de nossa constante tagarelice mental. A tranquilidade física não pode coexistir se previamente não houver uma tranquilidade mental. Essa tranquilidade mental é conhecida como "meditação" - chan em chinês, zen em japonês, shine em tibetano, vipásana em sanscrito. E para obtermos tranquilidade em nossa vida, em nossos atos, em nossas palavras, será absolutamente necessário adquirir a calma mental.

Yang é sinônimo de consciência, movimento, atividade iluminada, clareza em nossas palavras e ações. Yin é sinônimo de tranquilidade, moderação, compaixão, cordialidade e respeito.

Então, ao considerarmos a regulagem entre Yin e Yang a essência do Tai Chi Chuan, temos aqui o treino que nos permite atingir a maestria entre a ação e o repouso, o duro e o suave, o vigor do golpe que ao mesmo tempo está apoiado na absoluta tranquilidade interior; quando isso realmente acontece podemos dizer que atingimos o domínio sobre o tempo e o espaço. Isso também é a essência da meditação.

Podemos tomar como exemplo o movimento dos olhos. Quando eles estão se movimentando muito rapidamente durante a prática da forma de 103 movimentos, indica muita atividade pensante, isto é, "muito movimento" interior, muita tagarelice interior, muita comparação com os nossos colegas.

A quietude então surge quando nossa mente está em paz, os nossos olhos estão sempre repousando na altura do local por onde passam as nossas mãos, que não é por acaso que sempre passam pela região do nosso coração.

Outro exemplo de quando há movimento demais em nosso interior, nossa cabeça começa a curvar-se de forma indefectível. Se formos muito críticos conosco mesmos, nossa cabeça estará sempre dirigida para baixo, já que ao sermos críticos com as nossas posturas, imediatamente sentiremos vergonha de mostrá-las; automaticamente estaremos sempre recriminando nossos movimentos e, por consequência, acabaremos errando ou nos esquecendo dos movimentos. Esse esquecimento é um esgotamento completo de nossa mente racional que simplesmente "desliga" ao não suportar tanta pressão.

Quietude neste caso é simplesmente executar os movimentos e entregar a todos os que estão observando os frutos de nosso esforço. Implica, assim, eliminar de nosso espírito qualquer sentimento de competição e de agressão interna, assim como qualquer sentimento de arrogância por nos acharmos melhores que os outros.

"Tranquilidade" significa simplesmente fazer a sequência de forma autêntica e humilde.

Livro: O Universo do Tai Chi Chuan, Roque Enrique Severino
Participe da campanha Eu Sei Escrever