A dioxina é considerada por muitos “a mais perigosa substância tóxica desenvolvida pela humanidade” . Há quem afirme que é mais danosa que o plutônio e o urânio pois pode causar vários tipos de câncer, malformações fetais, disfunções hormonais, aumento de colesterol, dores de cabeça, perda de peso, distúrbios digestivos, doenças neurológicas, fraqueza, impotência sexual, abortos, dores musculares etc.
As dioxinas advém de reações químicas ou térmicas, especialmente da queima de borracha, lixo plástico ( como o PVC ), solventes e defensivos agrícolas. Surgem basicamente na queima de produtos que contém cloro. Elas não se decompõem no meio ambiente, tendo permanência indeterminada, e se acumulam na gordura. Isso fez com que grandes usinas de incineração de lixo doméstico enfrentem a perspectiva de desativação.
Em poucas palavras, envenena e mata gradualmente através da contaminação cumulativa de doses baixíssimas, sem gerar sintomas notáveis por longos períodos.icas provocam o câncer, sobretudo o de mama.
As dioxinas são altamente tóxicas para as células do nosso corpo.
Não congele seu frascos plásticos com água neles pois isto libera dioxinas do plástico.
Recentemente, o Dr. Edward Fujimoto, gerente do programa de bem-estar do Hospital Castle, foi a um programa de TV para explicar este risco à saúde. Descreveu sobre as dioxinas e como elas são más para nós, desta forma não deveríamos aquecer nossos alimentos no microondas usando recipientes plásticos.
Isso se aplica especialmente aos alimentos que contêm gordura. A combinação de gordura, calor alto e plásticos libera a dioxina em alimentos e finalmente nas células do corpo. Ao invés disso, é recomendado usar utensílios de vidro, como pirex, ou de cerâmica, para aquecimento dos alimentos. Obtém-se os mesmos resultados, apenas sem a dioxina. Assim, os alimentos industrializados e embalados em plásticos devem ser removidos do recipiente e aquecidos em outra coisa.
Fonte: