quarta-feira, janeiro 22, 2014

Como deve alimentar-se uma pessoa que deseja cuidar bem do estômago?

O ritmo acelerado da vida moderna não favorece a criação de hábitos alimentares saudáveis. Todos conhecem algumas regras básicas, que ficam esquecidas por conta da correria do dia a dia.

A primeira é respeitar os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade.

A segunda é mastigar bem os alimentos, já que a digestão começa na boca. No consultório, com frequência, os pacientes confessam que comem tão depressa que precisam tomar água para ajudar a engolir. Isso é péssimo para o estômago em particular e para o aparelho digestivo como um todo.

Terceira regra: dar preferência a frutas, verduras e carnes magras.
Quarta: evitar comidas muito gordurosas. Repare que digo evitar e não digo abolir. Todos podem comer o que gostam, desde que seja com moderação. A picanha coberta por uma capa de gordurinha tostada será bem-vinda de vez em quando e em porções moderadas.

Quinta: é sempre bom lembrar que quanto menos gordura, mais fácil a digestão e menor dispêndio de energia para realizá-la. Nós nos alimentamos para obter proteínas, calorias e outros nutrientes indispensáveis à vida. Não fazendo bem a digestão, deixamos de aproveitá-los ou, o que é pior, podemos produzir substâncias cancerígenas ou ateromas que irão depositar-se nas artérias.

Sexta: a refeição da noite deve ser a mais leve possível e o café da manhã, a mais caprichada. Via de regra, fazemos exatamente o contrário: engolimos, às pressas, um cafezinho ou um copo de leite pela manhã, almoçamos em pé e com os olhos presos no relógio, mas comemos bastante no jantar porque passamos o dia mal alimentados.

 

 

Fonte:http://drauziovarella.com.br/letras/g/gastrite-3/

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever