Nas caminhadas acontecem as quatro fases a seguir:
- A fase do toque do calcanhar representa o primeiro contato com o solo, aproximadamente 10% do ciclo, caracterizado por um impacto mecânico, onde a força de reação do solo é de cerca de 120% do peso corporal. Sendo nesta fase, o funcionamento adequado dos mecanismos de amortecimento é essencial para prevenção de lesões.
- Seguindo a fase de apoio total, caracterizada pelo contato do pé com o solo, tendo a duração média de 30% do ciclo e corresponde a um período de transferência de peso pela linha média do corpo.
- A fase de propulsão define a ação muscular impulsionando o corpo para frente, enquanto o calcanhar está elevado, com duração de cerca de 20% do ciclo.
- E a fase de balanço quando o membro inferior, após a perda de contato como solo, se desloca livremente para frente, até o próximo contato do calcanhar, com duração de aproximadamente 40% do ciclo.
Nesta fase o membro inferior oposto se encontra em apoio simples, ou seja, o corpo está em estado de inerente de instabilidade devido a proteção vertical do centro da massa passar próximo a borda medial do pé e não no centro da base de suporte. Para o membro inferior que se desloca para frente os dedos do pé passam a uma altura menor que um centímetro do solo. A cabeça, o tronco e os braços, que representam cerca de 60% de toda a massa corporal, tem que ser controlados pela musculatura do quadril para evitar inclinações.
PRINCE 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário