Segundo o ortopedista Mauro Dinato (Revista O2, janeiro/2012), tal processo se dá na maioria das vezes, no caso de corredores, pelo excesso de impacto. O sobrepeso e uma pisada pronadora severa ( movimento para dentro) também pode lesionar a fáscia e causar o esporão. Durante a corrida a uma pronação do calcanhar e um alongamento da fáscia plantar. A medida que o pé começa a tomar impulso para entrar na fase de balanço, o calcanhar supina (move-se para fora) e ocorre uma contração da fáscia plantar.
Para os sedentários, com falta de flexibilidade e sobrepeso, também pode ocasionar este tipo de lesão.
Como prevenção para tal fato, e também como um dos principais tratamentos seria:
- Realizar um bom aquecimento no inicio dos treinos;
- Alongar a fáscia plantar e toda a musculatura exigida pela corrida;
- Usar tênis ou palmlhas adequados para o seu tipo de pisada;
- Fazer treinamentos educativos para aumentar a capacidade da musculatura em dissipar a energia do impacto de cada pisada;
- Evitar correr com excesso de peso.
No Tai Ji Quan, temos vários movimentos, entre eles Lou xi ao bu, que esquematiza muito bem tal processo de exercício, e como a alternância de lados, da direita para esquerda, e vice-versa, além de trabalharmos adequadamente a musculatura dos glúteos médios, e os alongamentos das fáscias, e como não há impacto, preserva-se assim a integridade do calcâneo. Além é claro de todo ganho de harmonia no conjunto Mente-Corpo, meditação em movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário