terça-feira, março 06, 2012

Queridos Mestres, Parabéns!!!!


Professores Roque e Ângela serão formalizados como discípulos da Família Yang, cerimônia ocorre durante viagem ao país-continente, no próximo mês de agosto, em evento que reúne gente do mundo inteiro.


   
Professores Ângela Soci e Roque Severino (Zopa Norbu)


Há décadas que o casal de professores Roque Severino (Lama Zopa Norbu) e Ângela Soci se dedica com esmero ao Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa que virou “febre” no Ocidente pelo seu comprovado valor terapêutico. Agora, depois de muitos anos como fiéis representantes da Família Yang (uma das mais tradicionais em Tai Chi Chuan dentro e fora da China) no Brasil e em toda a América do Sul, eles serão formalmente recebidos como discípulos dos mestres Yang Zhenduo e Yang Jun (atual detentor da linhagem).
A cerimônia ocorrerá em agosto, na China, e terá como testemunha caravanas de praticantes de Tai Chi Chuan (estilo Yang) de todo o mundo, que participam de uma espécie de torneio (não competitivo) na terra dos fundadores desta arte marcial milenar, a região de Taiyuan. Além dos professores Roque e Ângela, que representam o continente sul-americano, outros sete discípulos receberão a honraria.
Para o professor Roque Severino, que juntamente com a professora Ângela esteve recentemente em novo encontro com o mestre Yang Jun, em Seattle – EUA, a formalização do discipulado era algo que eles sempre aspiravam, uma oportunidade para receber os ensinamentos preciosos sobre o discipulado do Tai Chi Chuan.

Missão
O professor Roque, como é carinhosamente chamado por seus alunos e discípulos, disse que na realidade não vê o ensino do Tai Chi Chuan como uma carreira, e sim como uma missão ou um apostolado. “O Tai Chi Chuan não é uma profissão e sim um sistema integral de saúde mental, emocional e física, além de ser um caminho profundamente espiritual de autoconhecimento”, diz o professor, para emendar: “Então sermos escolhidos como discípulos é tanto para a profa. Ângela como para a minha pessoa uma forma de confirmação de que sempre estivemos no caminho certo, já que todas as nossas ideias e todo o nosso trabalho durante todas estas décadas, veio ao encontro da aspiração da Família Yang”.
Professor Roque faz questão de lembrar uma frase do mestre chinês Confúcio, que fala que “quando duas pessoas estão ligadas por um vínculo espiritual muito forte, nem o tempo, nem à distância, nem correntes de bronze conseguem separá-las”.

Compromisso
Sobre o grande compromisso que os professores já têm com o Tai Chi e com a família Yang, e o que isso irá mudar a partir desta cerimônia, Roque Severino fala que agora haverá ainda mais trabalho, mais dedicação, e mais compromisso ético e moral com a Família. “Também haverá mais conhecimento e ao mesmo tempo mais dedicação aos nossos alunos. Ou seja, eles [alunos] também participam de todo este movimento, já que eles podem estar certos de que não estão na frente de professores que lhe estão ensinando algo aprendido de vídeos, ou algo originado de uma interpretação própria”, explica o professor, para alertar que este é o maior problema atual do ensino da arte. “Muitos professores ou instrutores nunca tiveram acesso a nenhuma fonte, porém eles já se auto-intitulam ‘mestres, ou grão mestres’, outros tiram fotos ao lado de mestres chineses e se dizem ‘discípulos’ sem saber que o discípulo recebe uma certificação por escrito onde toda a comunidade chinesa reconhece a sua autenticidade”, alerta Roque Severino, ao dizer que quem pode outorgar um título de discipulado é um mestre autêntico que representa uma linhagem autêntica.

Linhagem
Sobre a importância de os ensinamentos de uma arte milenar como o Tai Chi Chuan permanecer sendo repassados de mestre para discípulo, o professor Roque diz que a linhagem representa a transmissão pura que tem como origem o seu criador. “Temos que entender que a China sofreu inúmeras mudanças profundas, e o ensino do Tai Chi Chuan foi levado às praças públicas com o intuito de beneficiar o povo chinês como um todo. Paralelamente a isso os mestres mantiveram o ensino ‘a portas fechadas’ ou ‘dentro de casa’ para aqueles que realmente queriam se aprofundar nos mistérios e nos significados mais profundos da arte”, ensina Roque, explicado que é nesses casos em que entra o discipulado, ou seja, aquele que recebe “dentro de casa” os ensinamentos esotéricos da arte.
Em relação aos ensinamentos que são passados no Brasil, tanto pelo professor Roque quanto pela professora Ângela, permanecerá com grande rigor de aprofundamento, e a técnica será cada vez mais exigente para com os aprendizes de instrutores. “Já em relação aos princípios espirituais, estou trabalhando num novo manual onde apresento a estreita relação do Tai Chi Chuan com os ensinamentos psicológicos de Buda”, fala Roque Severino, ao adiantar que o mestre Tibetano de Dharma, Kyabje Tenga Rimpoche – a quem o professor Roque/Lama Zopa Norbu mantém estreita relação - sempre treinou Tai Chi Chuan. “Em 2013 virá nos visitar um mestre Budista para que realizemos um retiro em conjunto de Dharma e Tai Chi”, revelou Roque.

“Queridinho” da mídia
Ultimamente o Tai Chi Chuan vendo sendo alvo de várias publicações, por ter excelente resultados como agente que previne doenças. Apesar desse “boom” da arte marcial, o professor Roque diz que mesmo a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental vir batalhando desde 1978, o Brasil ainda não conhece todos os benefícios que o Tai Chi Chuan oferece à saúde, “porém estamos realizando inúmeras pesquisas científicas em diversos hospitais paulistas que em breve estarão mostrando no mundo acadêmico os benefícios da arte”, diz. Roque destaca que em 2010 veio o primeiro prêmio da Revista Einstein - pertencente ao Hospital Albert Einstein – “onde foi publicada a nossa pesquisa científica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan para prevenir o Mal de Alzheimer”.

Segurança
Com os professores Roque Severino e Ângela Soci, fica a certeza de que, no Brasil, há uma fonte de ensino extremamente confiável. Eles são verdadeiros guardiões e difusores deste grande tesouro da Humanidade que é o Tai Chi Chuan.

SERVIÇO
Práticas regulares e cursos de formação de instrutores
Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan – www.sbtcc.org.br
Rua José Maria Lisboa, 612
Sala 01/07 - Jardins
Tel. (11) 3884.8943
Fonte: Sonielson Sousa, sonielson@brturbo.com.br
http://ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%DAltimas%20Not%EDcias&idnoticia=36083

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever