A atividade física e o exercício físico no idoso encerram vários objetivos aos níveis físicos e fisiológico, social e psicológico, que se resumem num objetivo principal que é a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida do sujeito idoso.
Mas esta procura do aumento da qualidade de vida mediante a prática de atividades físicas só pode ser efetiva num envolvimento em que o sujeito se sinta plenamente integrado e no qual se possa perspectivar o seu desenvolvimento no seio de um grupo socialmente relevante, particularmente nos aspectos afetivos.
Dada a sua importância sobre a saúde, condição física e funcionalidade e como tal sobre a qualidade de vida da população, torna-se fundamental criar e promover a idéia em todos os escalões de um estilo de vida ativo. Os programas de atividade física podem e devem surgir como um interesse especial em todas as etapas da vida.
Fonte: A atividade física na terceira idade e relações intergeracionais - Maria Joana CARVALHO - Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário