A artrite reumatóide é classificada como doença auto-imune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. Em outras palavras, o sistema imunológico perde sua habilidade de reconhecer alguns tecidos e sistemas dentro do corpo e os ataca, como se fossem corpos estranhos.
As pessoas que possuem risco de ter a doença incluem aqueles que têm um histórico familiar de artrite reumatóide, os que já são portadores de doenças auto-imunes com vitiligo, diabetes tipo 1 etc. A artrite reumática afeta mais mulheres do que homens (na proporção 3 para 1), e a idade de início da doenças é geralmente entre os 30 e 40 anos. A suspeita clínica é o primeiro passo para a confirmação do diagnóstico. Uma vez que a artrite reumatóide é suspeita, uma série de exames laboratoriais e radiológicos são realizados e estes incluem o exame de sangue completo, VHS, fator reumatóide, marcadores auto-imunes e raios-x. Se esses testes revelarem positivo, será muito provável a presença da artrite reumatóide.
Inúmeras ervas medicinais são referenciadas no tratamento da artrite reumatóide. O Black Cohosh causa um alívio na dor e tem uma ação anti-inflamatória que o torna útil para a artrite. Estudos clínicos têm demonstrado o valor da pimenta Cayenna no alívio da dor e desconforto da artrite reumatóide. A aplicação tradicional da Unha-de-Gato tem sido feita para tratar a artrite. Os glicosídeos presentes na planta contêm acido quinóvico, que combate a inflamação e proporciona uma sensação de revitalização no corpo. Oóleo essencial de Eucalipto é um excelente remédio tópico para dores nas articulações e reumatismo. O Gengibre combina bem com Açafrão, que é também anti-inflamatório e analgésico, e inibe a enzima COX-2.
Há também a Sucupira, árvore brasileira que cada vez mais vem sendo utilizada. O óleo volátil retirado da casca e das sementes da planta, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. O extrato também é utilizado para o tratamento de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de aliviar dores nas costas e joelhos.
A Lavanda é tradicionalmente aplicada externamente nas articulações para aliviar a rigidez das mesmas. Para as dores da artrite e dores, aplicam-se compressas ou massagens com óleo de Lavanda misturado. O óleo de Lavanda também pode ser eficaz para reabilitar a circulação nos pés e nas mãos. O Orégano possui 31 anti-inflamatórios, 28 antioxidantes conhecidos e quatro potentes inibidores COX-2 conhecidos, incluindo o ácido rosmarínico. OInhame-Selvagem é anti-inflamatório (por causa de suas saponinas esteroides) e herbalista o prescrevem para combater o estágio inflamatório da artrite reumatóide. OChá-Mate é conhecido na cultura popular por ter uma boa reputação para tratar artrite, gota e outras condições inflamatórias, além de conter muitas antioxidantes saudáveis. Além disso, inúmeras outras plantas medicinais possuem características anti-inflamatórias, sendo cada uma indicação específica.
Fonte:http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-artrite-reumatoide-reumatismo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário