É uma arte marcial interna chinesa, uma agradável combinação de técnicas e movimentos milenares, praticados gradualmente e assim permitindo que a energia flua para os pontos onde é preciso restaurar o equilíbrio e a harmonia. Beneficia aos praticantes um ganho substancial cognitivo e de massa muscular. A absorção diária das posturas corporais e respiratórias proporciona uma melhor qualidade de vida, tanto para crianças, jovens e adultos.
segunda-feira, julho 28, 2014
Mulheres que praticam Atividade Física regularmente tem menor risco de desenvolver câncer
quarta-feira, julho 23, 2014
terça-feira, julho 22, 2014
Por que acontecem diferenças nas distâncias de provas trail run?
Muito se discute hoje em dia as diferenças de distância que acontecem nas provas Trail. Por exemplo, quando uma prova de 50 quilômetros é finalizada com 54. Aconteceu em várias provas, inclusive uma em que estive atuando como Diretor Técnico. Não vou ficar mencionando os nomes, porque não é pra defender ou crucificar ninguém. O texto é simplesmente para elucidar o assunto.
Em primeiro lugar é necessário saber que provas Trail têm mudanças de percurso repentinas, por motivo de chuvas, falta de autorização de algum proprietário de terras ou por necessidade de abrir uma trilha diferente (incêndios, perigo). Só nesse parágrafo, a alteração da distância acontece e muitas vezes não há tempo disponível para uma aferição precisa. Não há tempo mesmo! Não é desculpa! O evento tem que acontecer!
Como marcamos as distâncias? Usamos o aparelho de GPS e também o software Google Earth. Essas duas medições já tem contradições, é impressionante. E em termos de aparelhos de GPS, as diferentes marcas (Suunto e Garmin são as mais utilizadas) também apresentam diferenças.
Os aparelhos de GPS funcionam medindo o tempo captado por sinais que são recebidos por uma rede de 24 satélites do espaço. Eles funcionam melhor quando estamos sob um céu azul, aberto. Ao passo que conectam-se a no mínimo três satélites, eles estão prontos para funcionar. Em medições acima do nível do mar, precisam conectar-se a no mínimo quatro satélites.
Entretanto, apesar do preço elevado desses aparelhos, GPS não são infalíveis. Mesmo sob céu azul e aberto, cada posição individual gravada é tipicamente precisa entre três e cinco metros, que pode variar ainda mais em longas distâncias. Erros maiores acontecem quando se está gravando percursos em montanhas, subindo e descendo ao nível do mar. Os maiores erros acontecem quando se está dentro de florestas densas, onde a captação do sinal é dificultada e atrasos no sinal acontecem (“delay”).
Vale lembrar ainda, que mesmo sob céu azul e aberto, acontecem erros devido à variação na pressão atmosférica. Aparelhos com barômetro (altímetro) tendem a ser mais precisos. Quando um sinal de GPS é perdido, sua correção resulta a partir dos últimos dois pontos conhecidos e traça-se uma linha reta ao ponto de reconexão. Corta-se curvas e desvios, encurtando a distância.Vários testes são feitos para aferirem a precisão dos aparelhos de GPS. Uma pesquisa britânica fez um teste em uma pista de 400m a céu aberto utilizando aparelhos modernos. Dois corredores fizeram 20 medições cada de quatro voltas na pista (1.600m). Os resultados variaram 7.4%. O maior número de resultados coincidiu em 4% de erro, sendo que a maior diferença foi de 8.4%! (Fonte: www.goodrunguide.co.uk).
As organizações de provas assumem 5% de erro na distância do percurso e essa variação normalmente acontece para mais.
Pense assim: você se inscreve para uma corrida de 50 quilômetros, por exemplo. Qual a melhor sensação: terminar com 47 ou 53?
No Trail Run, procure curtir a prova e não ficar preso a números! Aproveite as paisagens, faça amizades, curta os Postos de Controle. Tenho visto muitos atletas extremamente estressados com pequenas coisas. Poucas pessoas realmente se divertem. Pauta para próxima coluna!
Cruze a linha de chegada!
Fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/por-que-acontecem-diferencas-nas-distancias-de-provas-trail-run/15618
domingo, julho 20, 2014
19ª Corrida Corpore Bombeiros - 10km - 20/07/2014
Rogério Gullino Bombeiros/Central Plaza Shopping - 20/07/2014 Número: 2958 Equipe: Avulso Faixa etária: M5054 Sexo: Masculino |
Tempo Oficial 1:00:35.,3 | Tempo Líquido 0:58:25.,3 |
Classificação Geral: 1769/3979 Classificação Faixa: 181/345 Classificação Sexo: 1590/3083 | Classificação Geral: 1992/3979 Classificação Faixa: 203/345 Classificação Sexo: 1789/3083 |
Ritmo: 06:03 min/km | Ritmo: 05:50 min/km |
quarta-feira, julho 16, 2014
Sede ou fome? Seu cérebro pode estar sabotando sua alimentação
Alimentar-se com poucas porções de alimentos a cada três horas é uma das medidas mais recomendadas por nutricionistas, já que grande parte do público que deseja perder peso tende a ficar longos períodos sem se alimentar. Caso o atleta sinta vontade de comer uma hora depois de fazer a refeição, fique atento: a fome pode ser, na verdade, sede.
A parte do corpo humano que controla essa sensação de necessidade é o hipotálamo, uma área localizada no cérebro que também é responsável por funções relacionadas a saciedade, libido, apetite sexual e controle da temperatura.
Saiba como aproveitar os alimentos sem desperdício
De acordo com a nutricionista Joyce Nunes de Oliveira é comum que a região confunda as sensações de fome sede, pois elas são geradas simultaneamente para indicar as necessidades energéticas do cérebro. “Dificilmente reconhecemos adequadamente a sensação de sede e supomos que ambos os indicativos sejam vontade de comer”, explica.
Para não ter erro, é necessário manter sempre um equilíbrio. Apesar da sensação de alívio e bem-estar ser imediata no momento em que sentimos sede e tomamos um copo de água, Joyce explica que não é necessário que a vontade se manifeste para começarmos a hidratação. “A sede já é um sinal de que o corpo está se desidratando. “Por isso, deve ser consumido líquidos antes mesmo de apresentar a sensação de sede. Recomenda-se ingerir de 8 a 12 copos de água, que representam de 2 a 3 litros, diariamente”, sugere.
Algumas pessoas têm dificuldade de carregar sempre uma garrafa de água próximo, por isso a nutricionista dá uma dica: a água pode ser consumida em sucos de fruta naturais, sem açúcar, e chás de ervas. “Também é possível criar versões de águas armoatizadas adicionando algumas gotas de limão, sementes de macarujá, morangos, rodelas de laranja ou folhas de hortelã e capim-santo”, receita.
No caso da fome, a solução é comer regularmente pequenas porções de alimentos saudáveis durante todo o dia e tomar cuidado para não acabar “beliscando” produtos calóricos durante o dia. Outra dica é ficar atento no momento em que a fome bate e ingerir pelo menos um copo de água para confirmar o que o organismo está pedindo.
terça-feira, julho 15, 2014
Propriocepção em Tai Chi Chuan
terça-feira, julho 08, 2014
Atividade física pode triplicar chances de se envelhecer bem
Cientistas britânicos acompanharam durante oito anos um universo de 3.500 pessoas de 64 anos em média para chegar à conclusão
Carl Court/AFP
Paris - A atividade física regular pode triplicar as chances de se envelhecer bem e em forma, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira.
Depois de oito anos acompanhando um universo de 3.500 pessoas de 64 anos em média, cientistas britânicos mostraram que aqueles que tiveram uma atividade física regular moderada, ou vigorosa, têm sete vezes mais chances do que as pessoas sedentárias de envelhecer em forma.
Essas possibilidades continuam a se triplicar entre os 10% de ex-sedentários que retomaram os exercícios entre 2002 e 2010, de acordo com o estudo publicado no "British Journal of Sports Medicine", editado pelo mesmo grupo do "British Medical Journal" (BMJ).
Ao término do intervalo estudado, uma em cada cinco pessoas era considerada "bem de saúde, enquanto quatro em cada dez desenvolveram uma patologia crônica, uma em cada cinco sofria de depressão, ou déficit cognitivo e um terço de uma incapacidade pelo menos parcial".
Os cientistas dirigidos pelo doutor Mark Hamer, epidemiologista da University College de Londres, levaram em conta outros fatores principais suscetíveis de influenciar o envelhecimento, como o cigarro, o álcool, o estado civil, ou os recursos financeiros.
Embora não haja consenso sobre o tema, avaliou-se que o "envelhecimento em forma" pode ser definido como a ausência de doença crônica, de déficit cognitivo "importante", ou de "limitação importante" das capacidades físicas, assim como gozar de boa saúde mental.
"Esse estudo", concluem, "apoia as políticas de saúde pública tendentes a estimular os idosos a realizar uma atividade física, mesmo em uma idade avançada".