quarta-feira, novembro 29, 2006

Pratique em Santo Amaro - São Paulo



3ª e 5ª feiras
das 20:00 às 21:30 hs.

Local:
Salão Comunitário Condomínio Verde Oliva

Rua da Matriz. 209

04746-000 – Santo Amaro – São Paulo – SP
ao lado do Campus III da Universidade Santo Amaro
Próximo ao Terminal Santo Amaro


Agende... Participe...

11-83018484

Retorno na 2ª quinzena de Janeiro/2007

Pratique em Cipozinho - Cipó-Guaçú













Aos domingos das 09:00 às 11:30hs.



Associação Josenir Garra de Tigre
Rua José Nogueira, 66 (Fundos) - Cipó Guaçu
Embu Guaçu - SP - 06900-000
Tel: 11-4663-1586

Agende, participe...

Retorno em 04 de Feveireiro/2007




domingo, novembro 26, 2006

PA TUAN CHIN

O BA DUAN JING (PA TUAN CHIN), traduzido como “As Oito Peças de Brocado” ou “Oito Brocados de Seda”, são oito exercícios de Chi Kung utilizados como forma de manutenção e recuperação da saúde. Esta técnica é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa, por diversos estilos de artes marciais.
O Ba Duan Jing (Pa Tuan Chin), provavelmente, foi desenvolvido na dinastia Song da China (960 – 1279 d.C), uma época de grandes dificuldades na China. Sua criação é comumente atribuída ao grande Marechal Yue Fei, considerado um dos mais sábios e bravos heróis, sendo muito respeitado até os dias de hoje. Ele possuía grande conhecimento das técnicas de Chi Kung e desenvolveu oito exercícios simples, deixados na forma de belos poemas, com a intenção de cuidar e manter a saúde de seus soldados.
BenefíciosOs exercícios podem ser realizados em pouco tempo, sendo excelentes para as pessoas que sofrem pressão constante, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível. A seqüência de movimentos pode ser praticada de duas formas: em pé ou sentada.
A prática é muito simples e, ao mesmo tempo, muito vigorosa e eficaz. Promove o fortalecimento e o alongamento de todo o corpo, massageia os órgãos internos, fortalece os ossos, músculos e tendões, promove o desbloqueio e a circulação dos meridianos (canais de energia do corpo). Promove um aumento da capacidade respiratória, fortalece pernas e braços, corrige e melhora inúmeros problemas posturais.
Em pouco tempo de prática, percebe-se um aumento da concentração, as emoções e o coração se acalmam, a serenidade e a tranqüilidade podem ser sentidos facilmente. Através de movimentos suaves, aliados à respiração profunda, o Chi pode ser liderado pela mente e promover a saúde integral do ser humano.

Enfim, uma prática realmente preciosa pelos seus incontáveis benefícios.
ajudam a desenvolver a força física, notadamente dos braços e pernas, a ampliar o tórax e a prevenir e corrigir problemas de postura.

  1. Mãos duplas empurrando o Céu - Sustentar o céu - Este exercício, além de promover o alongamento e melhorar a postura, regulariza o fluxo de energia no meridiano San Chiu (Triplo Aquecedor: Diafragma, umbigo e virilha) e regula os órgãos internos.

Postura inicial - De pé, com o corpo relaxado e os braços estendidos ao longo do corpo. Mantenha os calcanhares unidos, apontando os artelhos para fora, formando um ângulo de 90º. Olhe para frente. Este exercício também pode ser executado com os pés paralelos, afastados na distância equivalente à largura dos ombros. Movimento - Inspire elevando os braços, até acima da cabeça, com as palmas das mãos apontadas para cima e os dedos para dentro, entrelaçados ou não, e alongue-se, elevando os calcanhares. Expire voltando lateralmente à postura inicial. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. Direita e esquerda abrem o arco para atirar no falcão - Retesar o arco e atirar no pássaro - Este exercício desenvolve os músculos da cintura escapular e as laterais do peito, fortalece as coxas, desenvolve a caixa torácica, aumenta a capacidade respiratória e melhora a circulação sangüínea (Rins e a cintura)

Postura inicial - De pé, com os pés paralelos, afastados na distância equivalente ao dobro da largura dos ombros. Olhe para frente. Movimento - Inspire retesando o arco e olhando para a presa. Espire abrindo a mão "soltando a flecha". Inspire retornando à postura inicial e expire. Repita o movimento para o lado oposto. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. Empurrando o Céu e a Terra - Este exercício fortalece a parte superior das costas, ombros e dorso dos braços e regulariza as funções do baço e do estômago, ajudando a digestão (Fígado, baço, estômago, estende e desenvolve tendões e músculos).

Postura inicial - De pé, com o corpo relaxado e os braços estendidos ao longo do corpo. Mantenha os calcanhares unidos, apontando os artelhos para fora, formando um ângulo de 90º. Olhe para frente. Obs: este exercício também pode ser executado com os pés paralelos, afastados na distância equivalente à largura dos ombros. Movimento - Inspire elevando o braço esquerdo, pela frente do tronco, acima da cabeça, apontando a palma da mão para cima e os dedos para a direita, ao mesmo tempo em que aponta a palma da outra mão para baixo, e alongue-se. Espire voltando à postura inicial. Repita o movimento invertendo os braços. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. Cinco fraquezas e sete prejuízos - Inclinar a cabeça e balançar o traseiro - Este exercício fortalece as coxas e desenvolve a flexibilidade da coluna vertebral, além de eliminar a "flama do coração", ou tranqüilizar o "coração angustiado" estas expressões referem-se aos sintomas decorrentes da agitação mental, como a insônia e a inquietação, entre outros (Coração e pulmão, pressionar os joelhos comprime um pulmão e relaxa o outro).

Postura inicial - De pé, com os pés paralelos, afastados na distância equivalente ao dobro da largura dos ombros. Repouse as mãos sobre as coxas. Olhe para frente e inspire. Inspire flexionando o tronco para frente e expire girando-o para a esquerda, simultaneamente jogue o quadril para a direita. Inspire voltando ao centro. Repita o movimento para o lado oposto. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. Gire a cabeça e balance a cauda para eliminar o fogo do coração - Olhar para trás - Este exercício fortalece o pescoço e ajuda a aliviar a tonteira em pacientes hipertensos, além de curar as "cinco perturbações" e os "sete distúrbios". As "cinco perturbações ou fraquezas" são deficiências dos cinco órgãos: coração, fígado, baço, pulmões e rins. Os "sete distúrbios ou prejuízos" são as complicações decorrentes do excesso de: felicidade, raiva, pesar, friagem, calor, ódio e desejo.

Postura inicial - De pé, com o corpo relaxado e os braços estendidos ao longo do corpo. Mantenha os calcanhares unidos, apontando os artelhos para fora, formando um ângulo de 90º. Olhe para frente. Obs: este exercício também pode ser executado com os pés paralelos, afastados na distância equivalente à largura dos ombros. Movimento. Expire girando o pescoço para a esquerda, como que olhando sobre o ombro. Inspire voltando à postura inicial. Repita o movimento para o lado direito. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. As duas mãos seguram os pés - Tocar os pés e empurrar os rins - Este exercício desenvolve a flexibilidade da coluna lombar, do quadril e da cintura, além de fortalecer os rins, músculos, tendões e ossos.

Postura inicial - De pé, com os pés paralelos, afastados na distância equivalente à largura dos ombros. Olhe para frente e inspire. Movimento - Espire inclinando o tronco para frente e para baixo e, sem flexionar os joelhos, toque os seus pés com as mãos. Inspire voltando à postura inicial. Coloque as mãos nas costas, na altura dos rins, e expire empurrando para frente, inclinando o tronco para trás. Inspire voltando à postura inicial. Obs: caso não consiga tocar os pés, vá até onde puder, sem flexionar os joelhos. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. Mova os punhos em espiral com olhos ferozes - Arremessar os punhos com o olhar zangado - Este exercício fortalece as coxas e os braços, além de aumentar a energia vital (chi), estimula a força muscular.

Postura inicial - De pé, com os pés paralelos, afastados na distância equivalente ao dobro da largura dos ombros, e as mãos fechadas, com os dedos para cima, ao lado da cintura. Olhe para frente e inspire. Expire arremessando um dos braços para frente, como que socando. Inspire voltando à postura inicial. Repita o movimento com o outro braço. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes;

  1. Sete desordens e centenas de enfermidades desaparecem e são deixadas para trás - Estender-se para o céu - Este exercício fortalece os músculos da perna e melhora a postura (estimula os seis canais conectados aos órgãos internos).

Postura inicial - De pé, com os pés paralelos, afastados na distância equivalente à largura dos ombros, com o corpo relaxado e os braços estendidos ao longo do corpo. Olhe para frente. Movimento - Inspire elevando o corpo, como se estivesse sendo puxado pela cabeça, elevando os calcanhares e alongando-se para cima. Expire voltando à postura inicial. Repita esses movimentos 8 ou 16 vezes.

Participe da campanha Eu Sei Escrever