domingo, fevereiro 27, 2011

Meia Maratona de São Paulo - 21k

O Tai Chi Chuan como uma arte milenar, remete controle sobre determinadas partes de nosso corpo, e desta forma completa-se um conjunto de membros, circulações, posturas, energias, etc.
Mais uma vez, incluso na grande Meia Maratona SP 2011.




LISTAGEM EXTRA OFICIAL
(PARA CONFERÊNCIA DE TEMPO)
EVENTO:MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO 2011 - CORRIDA 21.097 KM
RELATÓRIO:RESULTADO PELO Nº DE PEITO - CLASSIFICAÇÃO GERAL (SUJEITO A ALTERAÇÃO)


CLASNUMATLETAIDADEFX.ET.CL.F.EEQ.TPOTPO LÍQ
4381º8081ROGERIO GULLINO50M5054456TAI JI QUAN02:42:0702:32:54

Parabéns, Tai Chi Chuan.

sábado, fevereiro 26, 2011

Problemas com sua coluna?

Interessante... 70% de nossos males são decorrência do nosso modelo de vida, sedentário, preguiçoso...
Começa logo ao dormir, alguns hábitos antigos, por isso, que a maioria dos problemaspassam por uma readequação do famoso "sempre fiz assim..." Exemplos básicos, dormir de bruços força a coluna e dificulta a respiração, por mais que achemos relaxante. Levantar então, nem todos imaginam, surtam, pulam, o correto seria virar-se de lado dobre os joelhos e apoie o peso do corpo nos braços e pernas.
Na categoria das deformidades, que podem surgir espontaneamente ou por causas neuromusculares, congênitas, traumáticas ou de doenças metabólicas, estão as cifoses, escolioses e lordoses. A primeira (hipercifose) um desvio da coluna, em que as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente. Já a lordose (hiperlordose) é curvatura exagerada na região da bacia, responsável pelo erro do bumbum arrebitado. Deformidade que pode ser funcional ou fisiológica, a escoliose é quando a coluna curva-se lateralmente devido à diferença de peso nas duas metades do corpo.
A postura básica yu bei (预 备) do Tai Chi Chuan ajuda e olha como... ao ficar de pé seja em determinado local, eventos, metrô, ônibus, filas, ou mesmo algum trabalho manual ou simplesmente lavando uma louça ou roupa...

Lembre-se a gravidade nos achata, portanto lute contra... estique sua nuca, alivie as tensões lombares, contraia os glúteos que automaticamente seu abdomem será contraído, e principalmente... relaxe.



Fonte: www.extremos.com.br/noticias/110321-Bem-Estar-Mochilas-devem-ter-ate-10-porcento-do-nosso-peso
É, a vida é muito simples, nós é complicamos para dar um certo toque pessoal e muitas vezes nos tornamos vítimas de nossos próprios vícios, e pior não aceitamos.

Ciático





As fibras do nervo ciático iniciam na 4ª e na 5ª vértebras lombares (L4, L5) e nos primeiros e escassos segmentos do sacro. O nervo passa através do forâmen ciático, logo abaixo do músculo Piriforme (rotação lateral da coxa), passa pela extensão posterior do quadril e parte inferior do Gluteus Maximus (músculo das nádegas, extensão na coxa). A seguir, o nervo ciático se estende verticalmente para baixo pela parte posterior da coxa, atrás do joelho, ramificando-se nos músculos dos tendões (panturrilha), seguindo para baixo até os pés.
As doenças da coluna lombar que costumam causar compressão do nervo ciático incluem:
• Hérnia de Disco, a causa mais comum de dor no nervo ciático na coluna lombar;
• Doença Degenerativa de Disco, um processo biológico natural associado ao envelhecimento, costuma causar fraqueza ao disco, podendo ser o precursor de uma hérnia de disco;
• Estenose da Coluna Lombar, um estreitamento de uma ou mais passagens neurais, devido à degeneração do disco e/ou artrite nas facetas. O nervo ciático pode sofrer pressão como resultado dessas mudanças;
• A Espondilolistese do Istmo resulta de uma fratura por pressão, geralmente na 5ª vértebra lombar (L5). A fratura, combinada com o colapso do espaço discal, pode fazer com que a vértebra escorregue para frente em direção ao primeiro segmento da região do sacro (S1). O deslizamento pode causar um pinçamento da raiz do nervo em L5 ao sair da coluna.
Uma vez que várias condições podem comprimir as raízes do nervo ciático e causar ciática, as opções de tratamento geralmente diferem. O tratamento da causa por trás da compressão é geralmente a prática mais eficiente. Quando a causa é devida ao disco intravertebral lombar prolapsado ou com hérnia, pesquisas têm mostrado que, com o tratamento de suporte para aliviar a dor, em 90% dos casos há recuperação sem intervenção específica. A maioria dos casos de ciática pode ser tratada eficientemente com fisioterapia ou massoterapia (especificamente terapia neuromuscular), e mudanças apropriadas de hábitos e ambiente (por exemplo alcochoamento, altura da cadeira e mesa, exercícios, alongamento). Outras opções de tratamento conservador incluem Terapia do Movimento Somático, anti-inflamatórios e analgésicos. Em torno de 10-20% dos casos a cirurgia é necessária para corrigir o problema.

Fonte: www.forcapositiva.blogspot.com

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Tire suas dúvidas sobre os adoçantes


Atualmente, tais adoçantes são consumidos por uma população cada vez mais consciente sobre os danos causados por uma dieta rica em açúcar. Por outro lado, é cada vez maior a competição entre os fabricantes de diversos adoçantes por esse mercado consumidor cada vez mais atrativo.

Essa gama de marcas faz com que o consumidor fique em dúvida no ato da compra do adoçante, já que muitas vantagens e mitos existem sobre cada um deles.
Embora existam atualmente uma ampla variedade de adoçantes como: Ciclamato/Sacarina (dietil, sucaryl, adocyl, assugrin e doce menor), Aspartame (finn, zerocal, gold, aspasweet, cristaldiet), Sucralose (linea, splenda), Acesulfame e Estévia, os dois primeiros são sem dúvida os preferidos.
Os adoçantes de ciclamato e sacarina são substâncias totalmente químicas e não são eliminadas pelo organismo. Têm gosto amargo, mas são os mais baratos. Por existirem evidências de serem cancerígenos em ratos, muitos tentam evitar, embora não exista uma relação concreta entre o antigo consumo do ciclamato por diabéticos e o aparecimento de tumores.
Além disso, muitos estudos foram feitos e atualmente ele é autorizado na maioria dos países.
Já o aspartame, é um adoçante recente e apesar de um pouco mais caro, é muito apreciado devido ao seu sabor bastante parecido ao do açúcar, sem amargor. A sua popularidade foi aumentando desde a década de 80, quando surgiu, principalmente pelo fato de não possuir efeito cancerígeno, já que é produzido a partir de duas proteínas naturais presentes em vários alimentos.
Entretanto, ultimamente vêm surgindo informações de que o aspartame estaria associado a várias doenças neurológicas como Esclerose Múltipla e o mal de Alzheimer. O que ocorre é o seguinte: Essas notícias que ultimamente vêm sendo veiculadas por e-mail são mal explicadas e não comprovadas cientificamente.
É preciso usar o bom-senso. Aqui vão algumas dicas:
- Utilizar adoçantes para substituir o açúcar, com parcimônia. Adoçar sempre com moderação.
- Deve-se consumir vários tipos de adoçantes, inclusive os novos no mercado (estévia, splenda, acesulfame ) que são autorizados pela legislação. Se possível, utilizá-los combinados, já que assim, eles possuem maior doçura e por isso, reduz-se a quantidade de uso ( ex: ciclamato com aspartame; ciclamato com estévia).
- Não usar aspartame em alimentos quentes (destrói a doçura e realmente forma um composto tóxico).
- O uso de qualquer adoçante dietético deve ser proibido à gestantes e nutrizes. Para crianças obesas, usar com bastante moderação.
- Evitar de ingerir mais de uma lata de refrigerante diet por dia.
- Acostumar a ler rótulos: alguns refrigerantes não contêm aspartame enquanto outros só contêm aspartame. Preferir aqueles que contenham vários tipos.
- Evitar ingerir excesso de produtos diets prontos (gelatina, pudins, balas, etc), pois são concentrados em adoçantes. Escolher apenas um tipo desses por dia. Prefira frutas ou doces contendo pouco açúcar.
- Lembrar que todo excesso traz malefícios à saúde. Assim, os adoçantes dietéticos não fogem à regra e portanto devem ser consumidos com moderação.
Fonte: Dra. Suzana Freitas - Nutricionista graduada pela UERJ e Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/tire-suas-duvidas-sobre-os-adocantes.php

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

SÃO PAULO

Alguns dos meus queridos amigos cariocas têm mania de achar São Paulo parecida com Nova York.
Discordo deles. Só acha São Paulo parecida com Nova York quem não conhece bem a cidade.
Ou melhor, quem a conhece superficialmente e imagina que São Paulo seja apenas uma imensa Rua Oscar Freire.
Na verdade, o grande fascínio de São Paulo é parecer-se com muitas cidades ao mesmo tempo e, por isso mesmo, não se parecer com nenhuma.
São Paulo, entre muitas outras parecenças, se parece com Paris no Largo do Arouche, Salvador na Estação do Brás, Tóquio na Liberdade, Roma ao lado do Teatro Municipal, Munique em Santo Amaro , Lisboa no Pari, com o Soho londrino na Vila Madalena e com a pernambucana Olinda na Freguesia do Ó.
São Paulo é um somatório de qualidades e defeitos, alegrias e tristezas, festejos e tragédias. Tem hotéis de luxo, como o Fasano, o Emiliano e o L'Hotel, mas também tem gente dormindo embaixo das pontes. Tem o deslumbrante pôr do sol do Alto de Pinheiros e a exuberante vegetação da Cantareira, mas também tem o ar mais poluído do país.
Promove shows dos Rolling Stones e do U2, mas também promove acidentes como o da cratera do metrô e o do avião da TAM em Congonhas.
São Paulo é sempre surpreendente. Um grupo de meia dúzia de paulistanos significa um italiano, um japonês, um baiano, um chinês, um curitibano e um alemão.
São Paulo é realmente curiosa. Por exemplo: têm diversos grandes times de futebol, sendo que um deles leva o nome da própria cidade e recebeu o apelido "o mais querido". Mas, na verdade, o maior e o mais querido é o Corinthians, que tem nome inglês, fica perto da Portuguesa e foi fundado por italianos, igualzinho ao seu inimigo de estimação, o Palmeiras.
São Paulo nasceu dos santos padres jesuítas, em 1554, mas chegou a 2007 tendo como celebridade o permissivo Oscar Maroni, do afamado Bahamas.
São Paulo já foi chamada de "o túmulo do samba" por Vinicius de Moraes, coisa que Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias provaram não ser verdade, e, apesar da deselegância discreta de suas meninas, corretamente constatada por Caetano Veloso, produziu chiques, como Dener Pamplona de Abreu e Glória Kalil.
Em São Paulo se faz pizzas melhores que as de Nápoles, sushis melhores que os de Tóquio, lagareiras melhores que as de Lisboa e pastéis de feira melhores que os de Paris, até porque em Paris não existem pastéis, muito menos os de feira.
Em alguns momentos, São Paulo se acha o máximo, em outros um horror. Nenhum lugar do planeta é tão maniqueísta.
São Paulo teve o bom senso de imitar os botequins cariocas e agora são os cariocas que andam imitando as suas imitações paulistanas.
São Paulo teve o mau senso de ser a primeira cidade brasileira a importar a CowParade, uma colonizada e pavorosa manifestação de subarte urbana, e agora o Rio faz o mesmo.
São Paulo se poluiu visualmente com a CowParade, mas se despoluiu com o Projeto Cidade Limpa.
Agora tem de começar urgentemente a despoluir o Tietê para valer, coisa que os ingleses já provaram ser perfeitamente possível com o Tâmisa.
Mesmo despoluindo o Tietê, mantendo a cidade limpa, purificando o ar, organizando o mobiliário urbano, regulamentando os projetos arquitetônicos, diminuindo as invasões sonoras e melhorando o tráfego, São Paulo jamais será uma cidade belíssima. Porque a beleza de São Paulo não é fruto da mamãe natureza, é fruto do trabalho do homem. Reside, principalmente, nas inúmeras oportunidades que a cidade oferece, no clima de excitação permanente, na mescla de raças e classes sociais.
São Paulo é a cidade em que a democratização da beleza, fenômeno gerado pela miscigenação, melhor se manifesta.
São Paulo é uma cidade em que o corpo e as mãos do homem trabalharam direitinho, coisa que se reconhece observando as meninas que circulam pelas ruas.
E se confirma analisando obras como o Pátio do Colégio (local de fundação da cidade), a Estação da Luz (onde hoje fica o Museu da Língua Portuguesa), o Mosteiro de São Bento, a Oca, no Parque do Ibirapuera, o Terraço Itália, a Avenida Paulista, o Sesc Pompeia, o palacete Vila Penteado, o Masp, o Memorial da América Latina, a Santa Casa de Misericórdia, a Pinacoteca e mais uma infinidade de lugares desta cidade que não pode parar, até porque tem mais carros do que estacionamentos.
São Paulo não é geograficamente linda, não tem mares azuis, areias brancas nem montanhas recortadas.
Nossa surfista mais famosa é a Bruna, e nossos alpinistas, na maioria, são sociais.
Mas, mesmo se levarmos o julgamento para o quesito das belezas naturais, São Paulo se dá mundialmente muito bem por uma razão tecnicamente comprovada.
Entre as maiores cidades do mundo, como Tóquio, Nova York e Cidade do México, em matéria de proximidade da beleza, São Paulo é, disparado, a melhor.
Porque é a única que fica a apenas 45 minutos de voo do Rio de Janeiro. O mais importante é que com essa distância nenhuma bala perdida pode alcançar São Paulo!
Washington Olivetto é paulista, paulistano e publicitário

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Ano Novo Chinês - Coelho de Metal

Hoje, inicia-se o ano novo chinês e seu animal regente é o Tigre de Metal.
De acordo a tradição chinesa, o Coelho traz um ano no qual você pode respirar e acalmar os seus nervos. É um momento de negociação. Não tente forçar assuntos, porque se o fizer irá fracassar. Para ganhar os maiores benefícios neste momento, se concentre em casa, família, segurança, diplomacia, e em relações com mulheres e crianças. Torne seu objetivo criar uma vida segura e pacifica para que assim você possa lidar com calma com qualquer problema que apareça. Será um bom ano para os negócios, o trabalho em equipe, os estudos, áreas governamentais, a justiça, as atividades ligadas à comunicação, à diversão, ao ramo de alimentos, à qualidade de vida, às artes e tudo o que estiver ligado à beleza e ao bom gosto.

Osteoporose

Nosso organismo está programado para aumentar gradativamente a densidade dos ossos até os 30 anos, a partir daí a diminui lentamente. Se seu corpo não puder regular o conteúdo mineral, seus ossos tornam-se menos densos e mais frágeis, sendo a osteoporose o resultado desta equação. Sendo ela a doença metabólica mais frequente, e a fratura sua manifestação física.
Nossos ossos são preparados para suportar, proteger e movimentar toda a estrutura corporal que dispomos. Ao mesmo tempo em que são resistentes, podendo aguentar grandes cargas de peso, os ossos podem se transformar em estruturas frágeis ao longo dos anos.
Para ser um candidato não precisa muito, apenas exagere nas bebidas alcóolicas, fique longe nas frutas e verduras, longe dos laticínios, e sedentário. E se for mulher, então suas chances são ainda maiores.
Sendo atualmente um grave problema de saúde pública, uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento (de cada 100 pacientes, 80 apresentam a doença na pós-menopausa), e a fratura de fêmur é, sem dúvida, a consequência mais dramática.

A osteoporose secundária, que acomete uma pequena parte das pessoas, é causada pelo uso excessivo de medicamentos como corticosteroides, barbitúricos, anticonvulsivantes e hormônio tereoidiano, e também insuficiência renal crônica e distúrbios hormonais (especialmente da tireóide, da paratireóide ou das adrenais).
O remodelamento ósseo é um processo contínuo de retirada do osso para o sangue e de formação de um novo osso, ocupando 20% a 30% do esqueleto a cada momento. Através disto o tecido ósseo substitui as células velhas por novas e o organismo pode dispor de elementos importantes que são armazenados nos ossos, como o cálcio.
No início de cada ciclo, os osteoblastos (células responsáveis pela reabsorção durante o remodelamento) escavam o osso, formando lacunas em sua superfície e cavidades em seu interior.
Após duas semanas, os osteoblastos, que em aproximadamente três meses preenchem a área absorvida com osso novo.
Após os 30 anos, a quantidade de osso reabsorvido e repsoto deixa de ser igual, resultando aperda de massa óssea. A perda relacionada a idade é reconhecida como osteoporose senil - sendo que as mulheres perderão cerca de 35% de osso corticol (como o fêmur) e metade de osso trabecular (vértebras), enquanto os homens perderão 2/3 desta quantidade.

www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u737996.shtml
As mulheres perdem mais, pois passam por um período transitório de perda rápida de osso (que pode se manter de 4 a 8 anos, com perda ósseo chegando a 2% ao ano), no qual a queda de estrógenos circulantes, que ocorre desde a pré-menopausa, desempenha um papel importante. A resposta à queda estrogênica é mais intensa, com grnade aceleração do remodelamento ósseo e perda de 5% a 10% de massa óssea ao ano em 40% das mulheres, o que configura a osteoporose da pós-menopausa.
A prevenção é mais eficaz do que o tratamento e envolve a manutenção ou o aumento da densidade óssea pelo consumo de quantidades adequadas de cálcio, incluir alimentos saudáveis e ricos em vitamina D, prática de exercícios, e para alguns indivíduos, o uso de medicamentos específicos.

Fonte: Revista ProTeste - Saúde 02/2011.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Mulheres com Idades Acima de 60 Anos Que Praticam Exercícios Reduzem o Consumo de Medicamentos

Levantamento da Secretaria de Saúde de São Paulo revela que as mulheres com idades acima de 60 anos que praticam exercícios reduzem o consumo de medicamentos. A análise do comportamento de 271 mulheres acima de 60 anos e que fazem pelo menos duas horas e trinta minutos de caminhada moderada por semana mostrou que elas têm a carga de consumo de medicamentos reduzida em até 34% em relação às mulheres que não mantêm o mesmo hábito.

Pelo método de análise adotado, as mulheres que caminharam pelo menos 150 minutos por semana em intensidade moderada, que é a preconizada pelo Programa Agita São Paulo, apresentaram um consumo de medicamentos 34% menor que aquelas que não atingiram os mesmos minutos gastos. As atividades práticas (aulas) oferecidas envolviam caminhadas e aulas de atividade fí sica com objetivo de melhora da força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica.

Este resultado até o momento é o primeiro a encontrar este tipo de relação com usuários do sistema público de saúde e pode auxiliar na elaboração de novas estratégias para aumentar o nível de atividade física deste tipo de população, com o objetivo de reduzir o gasto financeiro com a distribuição de medicamentos.

Esses dados são a base da Dissertação de Mestrado do Prof. Leonardo Silva, pesquisador do Celafiscs e aluno da UNIFESP.

Fonte: www.dgabc.com.br/News/5863278/idosa-ativa-consome-menos-medicamentos-diz-pesquisa.aspx

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Exercícios físicos podem melhorar memória de idosos

A prática regular de exercícios físicos moderados durante um ano pode aumentar o tamanho do hipocampo cerebral em adultos com mais de 55 anos, proporcionando um aumento da memória espacial, segundo um novo estudo.

O hipocampo é a área do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória.

O estudo, conduzido por pesquisadores das universidades de Pittsburgh, Illinois, Rice e Ohio State, foi publicado na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences".

"Os resultados de nossa pesquisa são particularmente interessantes por sugerirem que mesmo modestas quantidades de exercício podem fazer com que adultos idosos sedentários registrem melhora substancial da memória e da saúde do cérebro", explica Art Kramer, diretor do Beckman Institute na Universidade de Illinois e principal autor do estudo.

"Estas melhorias têm implicações importantes para a saúde de nossos cidadãos e para o aumento da população idosa em todo o mundo", acrescenta.

Para seu projeto, os cientistas convocaram 120 idosos sedentários sem qualquer sinal de senilidade e divididos ao acaso em dois grupos. O primeiro começou a praticar um regime de exercícios leves, como caminhar 40 minutos por dia, três vezes por semana. O segundo manteve apenas atividades como alongamento e exercícios de tonificação muscular.

Os resultados mostram que o grupo que praticou a atividade aeróbica registrou um aumento do volume do hipocampo nos dois lados do cérebro (2,12% no esquerdo, 1,97% no direito).

As mesmas regiões do cérebro dos participantes que ficaram no grupo dos exercícios de alongamento sofreram um aumento de 1,4% e 1,43%, respectivamente.

"Estamos acostumados a achar que a atrofia que ocorre no hipocampo no fim da vida é praticamente inevitável", diz o autor. "Mas nós mostramos que mesmo exercícios moderados durante um ano podem aumentar o tamanho desta estrutura. O cérebro nesta fase permanece maleável".

Fonte: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/868435-exercicios-fisicos-podem-melhorar-memoria-de-idosos.shtml

Governo americano divulga orientações para conter obesidade

Os americanos precisam reduzir o consumo de sal, comer menos e ingerir mais frutas e verduras, segundo as novas orientações de alimentação do governo dos EUA.

Outros conselhos são substituir bebidas com açúcar por água e preferir alimentos com grãos integrais.

Nos EUA, mais de um terço das crianças e dois terços dos adultos estão acima do peso.

"É importante ter orientações que nos ajudem a lidar com o problema da obesidade", afirmou Tom Vilsack, secretário da Agricultura.

"Essas novas recomendações de dieta dão informações para que as pessoas escolham alimentos mais saudáveis, nas porções certas e complementem essas escolhas com atividade física."

O anúncio feito ontem pelo governo contém 23 recomendações para o público em geral e seis para grupos específicos, como grávidas.

As orientações gerais incluem evitar porções "supersized" (extragrandes).

OUTRAS TENTATIVAS

A primeira-dama americana, Michelle Obama, tem liderado iniciativas para ajudar os estudantes do país a perder peso.

Fabricantes de alimentos e bebidas anunciaram, na semana passada, novos rótulos que deixam mais claros os conteúdos de calorias, gorduras, sódio e açúcares.

Mas críticos da medida dizem que os novos rótulos não ajudam a distinguir entre nutrientes "bons" e "ruins".

Fonte: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/868929-governo-americano-divulga-orientacoes-para-conter-obesidade.shtml

Meditação muda estrutura do cérebro, diz estudo

De olhos fechados, em silêncio e, de preferência, sentados, os praticantes da meditação de atenção plena devem se concentrar em apenas uma coisa: a respiração.

A técnica é antiga, da tradição budista, mas começou a ser mais difundida depois de ter sido usada em um curso não religioso de redução de estresse, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn, professor da Escola Médica da Universidade de Massachussets.

Os benefícios da técnica, conhecida também como "mindfulness", já foram relatados em vários estudos.

A lista vai da melhora de sintomas de esclerose múltipla (como diz estudo publicado na "Neurology") à prevenção de novos episódios de depressão (demonstrada em artigo na "Archives of General Psychiatry").

Mas, agora, um estudo mostra, pela primeira vez, os efeitos provocados por essa meditação no cérebro.

A pesquisa, publicada hoje na "Psychiatry Research: Neuroimaging", foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets.

E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes.

As conclusões foram feitas após comparações entre as ressonâncias magnéticas dos que praticaram a meditação e de um grupo-controle que não fez as aulas.

Outros estudos já haviam sugerido que a meditação causa mudanças no cérebro. Mas eles não excluíam a possibilidade de haver diferenças preexistentes entre os grupos de meditadores experientes e não meditadores.

Ou seja, não era possível afirmar se os efeitos eram causados pela prática.

MENOS ESTRESSE

Todos os 16 participantes da pesquisa, com idades de 25 a 55 anos, deveriam obedecer a um critério: não ter feito nenhuma aula de meditação "mindfulness" nos últimos seis meses ou mais de dez aulas em toda a vida.

Eles frequentaram oito encontros semanais, com duração de duas horas e meia.

Também foram instruídos a fazer 45 minutos de exercícios diários e a praticar os ensinamentos da meditação em atividades do dia a dia, como andar, comer e tomar banho.

Para avaliar as mudanças, todos os participantes e o grupo-controle fizeram ressonâncias magnéticas antes e depois do período de aulas.

Os exames iniciais não indicaram diferenças entre grupos, mas as ressonâncias feitas após o curso mostraram um aumento na concentração de massa cinzenta no hipocampo esquerdo naqueles que haviam meditado.

Análises do cérebro todo revelaram mais quatro aumentos de massa cinzenta: no córtex cingulado posterior, na junção temporo-parietal e mais dois no cerebelo.

BENEFÍCIOS

Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.

O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.

"Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar."

Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.

No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.

Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?

"Provavelmente sim", diz a neurologista Sonia Brucki.

Ela ressalta, no entanto, que a idade média dos participantes da pesquisa é baixa e, por isso, não dá para afirmar com certeza que isso acontecerá com pessoas de todas as idades.

Agora, a pesquisadora Britta Hölzel quer entender como essas mudanças no cérebro estão relacionadas diretamente à melhora da vidas das pessoas.

"Essa é uma área nova, e pouco se sabe sobre o cérebro e os mecanismos psicológicos relacionados a ele. Mas os resultados até agora são animadores."

Fonte: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/868050-meditacao-muda-estrutura-do-cerebro-diz-estudo.shtml

Terapia hormonal precoce dobra risco de câncer de mama

Mulheres que usaram hormônios antes ou no início da menopausa têm o dobro de risco de desenvolver câncer de mama em comparação àquelas que nunca usaram.

A conclusão é de um amplo estudo inglês, da Universidade de Oxford, com 1,13 milhão de mulheres entre 50 e 59 anos, que adotaram a TRH (terapia de reposição hormonal) combinada (estrógenos e progesterona).

Esse é mais um capítulo na polêmica novela da terapia hormonal. Em 2002, o estudo Women Health's Initiative mostrou que a TRH aumentava os riscos de câncer da mama, mas dizia que ele surgia após cinco anos de uso.

Em 2009, outro estudo reduziu o período de segurança para dois anos. Desde então, há médicos indicando a terapia mais cedo, até antes do início da menopausa.

Publicado no "The Journal of National Cancer Institute", o novo estudo inglês mostrou que entre as mulheres que nunca fizeram a terapia hormonal, a taxa de risco para o câncer foi de 0,3%.

O índice passou para 0,46% em mulheres que começaram a tomar os hormônios cinco ou mais anos após a menopausa começar. Já entre aquelas que adotaram a terapia antes ou até cinco anos após a menopausa, a taxa foi para 0,61%.

Segundo a autora principal do estudo, Valerie Beral Dame, professora de Oxford, o risco continuou aumentado em mulheres que tomaram a droga por menos de cinco anos. "A questão não é o intervalo de uso, mas o tipo de terapia hormonal que as mulheres usam." A terapia só com estrógeno demonstrou ter menos risco.

Para o ginecologista César Eduardo Fernandes, presidente da Sogesp (sociedade de ginecologia paulista), os benefícios da terapia hormonal ainda suplantam "folgadamente" os riscos.

Nos primeiros anos de menopausa, as mulheres sofrem uma aceleração do processo aterogênico, por conta da alteração do metabolismo das gorduras e dos açúcares, além de perda óssea.

"Os sintomas incidem nessa época. É quando as mulheres têm as ondas de calor, sono alterado, fadiga e irritabilidade. Essa é a época apropriada para entrar com a terapêutica hormonal", diz ele.

O ginecologista Renato Kalil concorda. "Não tem jeito. Se a massa óssea está despencando e a qualidade de vida está piorando por conta dos sintomas, tem que entrar com a terapia hormonal."

Fernandes reconhece, porém, que o trabalho inglês "joga uma mácula" sobre os benefícios da terapia hormonal no início da menopausa.

Edmundo Baracat, professor da USP, diz que o estudo é importante, mas que os resultados precisam ser confirmados por outros para que haja mudança de conduta.

LINHA DO TEMPO

Década de 1970
A terapia com estrógeno é associada ao aumento de risco de câncer do endométrio

Década de 1980
Surgem as terapias de reposição combinando estrógeno e progesterona, que não aumentam o risco de câncer do endométrio

Década de 1990
Boom da terapia hormonal; há a hipótese de que a reposição protegeria as mulheres de riscos cardiovasculares

2002
O primeiro grande estudo controlado sobre reposição hormonal é interrompido, porque foi observado aumento de casos de câncer de mama, tromboses e AVC nas mulheres que tomavam os hormônios

2006
Estudos observacionais sugerem que se a reposição for iniciada mais precocemente o risco cardiovascular diminui.

2009
A Sociedade Americana de Câncer reduz para dois anos o período de segurança para tratamento com hormônio. Após esse período, o risco de câncer de mama aumenta.

2011
Estudo britânico com mais de 1 milhão de mulheres na menopausa indica que quem inicia a terapia de reposição mais cedo tem risco mais alto de câncer de mama.

Fonte: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/868866-terapia-hormonal-precoce-dobra-risco-de-cancer-de-mama.shtml
Participe da campanha Eu Sei Escrever