quinta-feira, março 31, 2011

XI Meia Maratona Trilheira de Ribeirão Pires 2011 - 21 km



Tai Ji Quan, novo desafio.




















A largada será às 8h na Av. Brasil no centro, ao lado da Prefeitura de Ribeirão Pires. A Meia Maratona Trilheira tem quase todo o percurso em área rural. Os corredores irão enfrentar trechos de trilha na mata fechada, riachos, além de obstáculos naturais.













































108 - 2h50.

Pura lama!!!

segunda-feira, março 21, 2011

Artes marciais diminuem risco de fraturas

Técnicas das artes marciais (judô ou kung fu) podem ser eficazes na redução do impacto das quedas em pessoas com osteoporose e diminuir o risco de fraturas ósseas.
Só na cidade de São Paulo, 2.261 idosos foram internados de janeiro a novembro de 2008 por fratura de fêmur -a queda acidental foi responsável por 93% dos casos.
O médico Carlos Muriyama, 67, faz movimento do kung fu em academia de Campinas (SP); ele pratica a arte marcial desde os 60.
No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose. O problema é mais comum em idosos, especialmente mulheres, e torna os ossos mais finos e fracos.
Os praticantes de judô, por exemplo, aprendem a cair em um movimento de rolamento, distribuindo o impacto sobre uma área maior do corpo.
Uma pesquisa feita na Holanda e publicada na revista "BMC Research Notes" sugere que, se as pessoas com osteoporose aprendessem técnicas similares, poderiam ter menos risco de quebrar um osso.
Eles mediram os efeitos de uma queda em voluntários jovens e saudáveis e compararam os resultados com informações sobre o impacto no fêmur que uma pessoa idosa com osteoporose suportaria.
A conclusão é que o treino é seguro e ajuda os idosos a cair sem se machucar. Mas é preciso usar equipamentos de segurança (como protetores de quadril), para evitar lesões durante o exercício.

Equilíbrio
O psiquiatra e acupunturista Carlos Moriyama começou a praticar kung fu aos 60 anos por causa de uma hérnia cervical. Ele está tão convencido dos benefícios que indica o esporte aos seus pacientes.
"Tenho um paciente de 78 anos que tem osteoporose e faz kung fu. Melhora a atenção, reação, postura e ainda proporciona alongamento. Também reduz o risco de quedas", diz.
Marcelo Saad, fisiatra e acupunturista do hospital Albert Einstein, diz que qualquer exercício que busque o domínio do equilíbrio pode ajudar a prevenir quedas.
"Isso faz a pessoa ficar mais atenta e desenvolver reflexos para coordenar melhor os movimentos e reduzir impactos."
O médico pondera que idosos com a osteoporose já avançada podem se machucar. "Nesses casos, é melhor trabalhar técnicas de equilíbrio já consagradas [como o Tai Chi Chuan] para prevenir a queda em vez de ensiná-los a cair com menos impacto", sugere.
O professor Walter Roberto Correia, membro do Grupo de Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas da USP e mestre de kung fu, diz que é preciso ter cautela ao indicar artes marciais para quem tem osteoporose.
"É claro que uma pessoa que faz kung fu ou judô tem um controle corporal melhor. Mas, se o programa for mal prescrito, a atividade pode se tornar um risco", afirma.
Correia acrescenta que as técnicas devem ser adaptadas. "A linha entre o benefício e o risco de lesões é muito tênue. O instrutor precisa dominar a técnica e também saber fazer as adaptações necessárias", diz.

Fonte: www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u737996.shtml

Tai Chi Chuan pode aliviar doença em idosos, diz estudo

O tai chi chuan, prática oriental que mistura meditação e elementos de arte marcial, combate a depressão nos idosos.
É o que aponta um estudo da Universidade da Califórnia, publicado no "American Journal of Geriatric Psychiatry".
Ao todo, 73 pessoas com mais de 60 anos e que tinham a doença foram selecionadas para tomar um antidepressivo padrão e complementar o tratamento ou com sessões de duas horas semanais de tai chi ou com aulas sobre saúde.
Quatro meses depois, a melhora no grupo que praticou a terapia oriental chegou a 94%; no outro, não passou de 77%.
Fonte: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/891722-tai-chi-chuan-pode-aliviar-doenca-em-idosos-diz-estudo.shtml

domingo, março 20, 2011

Circuito das Estações - Outono SP 10 km

Tai Ji Quan, de volta as pistas.


Segue abaixo o resultado do(a) atleta:

ROGÉRIO GULLINO
Evento
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES
OUTONO SP
Número de peito 538
Sexo M
Categoria M5054
Equipe TAI JI QUAN
Tempo Final 01:02:15.79
Tempo Controle 00:32:32.24
Tempo Bruto 01:09:03.78
Classificação Total 2950
Classificação por Categoria 175
Classificação por Sexo 2560
Pace Médio 00:06:13
Velocidade Média Total 9.63

sábado, março 19, 2011

Veneno ecológico para ratos

"Li o artigo referente ao uso de feijão como raticidas e me chamou a atencão, o artigo e comentários, principalmente quanto ao fato de ser colocado como raticida natural e sem perigo aos humanos e animais domésticos. Me chamou mais a atencão a disponibilidade pública destes comentários.
Para entender melhor o assunto conversei com um dos autores do trabalho original, que se refere ao valor nutricional do feijão, o Prof. Pedro Antunes. Ele já havia lido este post e ficou chocado com as colocacões publicadas uma vez que ele não teve a intencão de mostrar efeito raticida no teste, mas sim demonstrar o efeito tóxico no produto cru e a ausência de toxicidade no produto cozido. Ficou mais constrangido ainda com o fato de estar postado que ele não é tóxico para animais domésticos e hmanos. O feijão cru é tóxico ara qualquer ser vivo, inclusive humanos, depende da dose - TEM CONTRA INDICACÃO SIM E MUITAS.
Por isto é muito perigoso publicar assuntos que possam vir a criar mais problemas que solucões.
Na realidade os ratos não morrem por falta de alguma substância que digira o feijão e que o
envenenamento ocorra por fermentacão - envenenamento natural, mas sim pela presenca de fatores antinutricionais no feijão, soja e outras leguminosas: Antripsina e Lectina.
A antitripsina é uma proteína que inibe diversas enzimas proteolíticas, incluindo tripsina. Uma deficiência desta proteína é a causa de uma forma rara de enfisema. Ainda pode causar hipertrofia pancreática e alteracões metabólicas do pâncreas. A tripsina é uma enzima que atua no duodeno hidrolisando proteínas em Aminoácidos.
As Lectinas são proteínas não imunológicas que aglutinam hemácias.
Estes efeitos deletérios acontecem principalmente em monogástricos uma vez que poligástricos são um pouco mais resistentes aos antinutricionais.
Então o feijão cru é tóxico para qualquer monogástrico: humanos e animais.
Também é bom que se diga que este efeito de morte de um animal doméstico por comer um rato
intoxicado por raticida, como está no post, só ocorre com os raticidas agudos, principalmente à base de fluoracetato de sódio. Com os anticoagulantes isto não corre.
Informação é fundamental, mas desde que seja de forma correta.
Atenciosamente,

Ricardo Soares Matias
Médico Veterinário, MSc
Consultor em Pragas Sinantropicas
Credenciado pela Aliança Internacional de HACCP (APPCC)"

terça-feira, março 08, 2011

Insônia, o que é, e como combatê-la

A sociedade atual é inimiga do sono, existe um excesso de atividades cognitivas, internet a noite, depois querem dormir num passe de mágica.
Como o corpo adormece?, ao final do dia um hormônio, a melatonina, começa a ser produzido no nosso cérebro, na glândula pineal. A temperatura corporal cai e os níveis de cortisol diminuem, e outros neurotransmissores (adenosina, acetilcolina e o gaba) também atuam no mecanismo do sono. No insone os níveis de cortisol permanece inalterada mesmo a noite.
Segundo a nutricionista do Hospital de Clínicas da Unicamp Salete Campos, existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono". Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico.

A insulina também tem papel importante no padrão do sono. Hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono. Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. "Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na 'limpeza' dos aminoácidos circulantes no sangue", explica Salete. Algumas fontes de carboidratos são pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta. A nutricionista aproveita para advertir: "Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão".

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Segundo Salete, os dois também estão envolvidos na produção da serotonina. A vitamina B6 está presente em frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

Para não correr o risco de ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, a orientação da especialista é não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas. No caso de serem consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono.

Se, mesmo observando as orientações acima, você acaba passando mais tempo tentando dormir do que dormindo de fato, a nutricionista diz que o chá de camomila é uma boa alternativa. "Uma florzinha de longa data, conhecida de nossas tataravós que sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Ela tem efeitos relaxantes, ameniza a ansiedade e reduz a depressão".
Fonte: http://www.minhavida.com.br

quinta-feira, março 03, 2011

Dia 08 de Março, um dia muito especial - Dia Internacional da Mulher


Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras.
Um anjo apareceu e Lhe disse: "Por quê leva tanto tempo nisto?"
E o Senhor respondeu: "Já viu a minha ficha de especificações para ela?"
Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos."
O anjo se maravilhou com as especificações.
"somente duas mãos... Impossível!"
e este é somente o modelo básico?
É muito trabalho para um dia... Espere até amanhã para terminá-la."
Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração.
Ela se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar jornadas de 18 horas." O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
"mas o Senhor a fez tão suave..."
"É suave", disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
"Será capaz de pensar?" perguntou o anjo.
Deus respondeu:
"Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar"
O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher.....
"Senhor, parece que este modelo tem um vazamento...
Eu lhe disse que estava colocando muita coisa nela..."
"Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima" corrigindo-o o Senhor.
" Para que serve a lágrima," perguntou o anjo. e Deus disse:
"As lágrimas são sua maneira deexpressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho."
Isto impressionou muito ao anjo "O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa" Sim é!
A mulher tem forças que maravilham aos homens.
Aguentam dificuldades, levam grandes cargas, mas têm felicidade, amor e alegria.
Sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar. choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas.
Lutam pelo que crêem.
Enfrentam à injustiça.
Não aceitam "não" como resposta quando elas crêem que há uma solução melhor.
Privam-se para que a sua família possa ter.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir.
Amam incondicionalmente.
Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando seus amigos ganham prêmios.
Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento.
Seu coração se parte quando morre uma amiga.
Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já nãohá mais forças.
Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração partido.
Entretanto, há um defeito na mulher:
É que ela se esquece o quanto vale.
Participe da campanha Eu Sei Escrever