segunda-feira, setembro 11, 2006

Chen Wang Ting e o estilo Chen

Quando a dinastia Qing substituiu a Ming, Chen Wang Ting retirou-se da aldeia para estudar literatura e artes marciais, porém não há registros precisos mas há duas teorias uma que Wang Zong Yue ficou muito tempo na aldeia Chen e também porque o tratado de Tai Chi Chuan, que ele escreveu, descreve com admiração as técnicas de Tai Chi. Outras sugerem que poderia ter sido influenciado diretamente pelo Kung Fu Shaolin, uma vez que a família Chen não ficava distante do Mosteiro Shaolin, e que todas as posturas e princípios, exceto no que diz respeito a filosofia taoísta estão presentes no Kung Fu Shaolin.

sábado, setembro 09, 2006

Os primeiros Mestres e Estilos

Existe indicação que Mi Deng Xia e Guo Ji Yuan discípulos de Ma Yun Cheng, ensinaram o Kung Fu de Wudang para Dong Hai Chuan, o fundador do Kung Fu Pakua.
Wang Zong Yue transmitiu a Zhang Song Xi, e este ensinou Dan Si Nan, cujo discípulo era Wang Zheng Nan, que denominava de arte interior distinta do Kung Fu Shaolin que ele chamava de exterior.
É sabido que Wang Zong Yue ou Zhang Song Xi ensinaram a arte do Wudang para a família Chen em Chen Jia Gou, distrito de Wen província de Henan, onde a arte era conhecida como Tai Chi Chuan, contudo a família Chen, fundadora do estilo Chen afirma que o Tai Chi Chuan fora desenvolvido no século XVII por um ancestral, Chen Wang Ting, general da dinastia Ming, e que Wang Zong Yue de fato aprendeu essa arte com a família Chen.

Tai Chi Chuan Wudang












Google Imagens










Conta-se que um dia Zhang San Feng presenciou uma briga entre uma serpente e um pardal, isto inspirou a modificar seu Kung Fu Shaolin, relativamente rude para um estilo suave que passou a ser conhecido como Os 32 estilos do Wudang do Punho Longo.

Foi o monge Tai Yi Zhenren o sucessor Mestre Zhang San Feng que difundiu entre os monges taoístas entre eles Ma Yun Cheng, que transmitiu a arte a seu discípulo Wang Zong Yue que passou a denominar de Tai Chi Chuan Wudang e cujo Tratado de Tai Chi Chuan continua um clássico até o dia de hoje.

Mestre Zhang San Feng

Google Imagens

Nascido por volta de 1247, aprendeu os preceitos do taoísmo com um mestre chamado Dragão de Fogo, no monte Nashan em Shenxi, cultivando seu espírito por nove anos no monte Wudang, estudou o Yin/Yang do cosmo, observou o princípio da longevidade das tartarugas e dos grous e obteve resultados notáveis. Enfatizando a harmonia Yin/Yang como meio de melhorar o desenvolvimento da mente e da habilidade física, após a difusão do sistema Shaolin pela China por centenas de anos, levou a adaptação da teoria Taoísta a vida diária, ao invés de fazê-la de forma de adoração religiosa. O pensamento do Tai Chi e sua filosofia Yin/Yang rapidamente se desenvolveram com uma forma modificada de treinamento monástico, do poder interno e o desenvolvimento da sabedoria. Assim os chineses se referiam ao sistema Tai Chi como interno distinguindo do sistema de arte do Templo Shaolin.

Templo Shaolin

Google Imagens

Ta-Mo (Bodhidharma) veio da Índia (por volta de 475 DC) difundir sua crença religiosa através da China, e foram residir no Templo Shaolin na área de Tang Fung, norte da China, além de meditações e obrigações religiosas, incluia treinamentos físicos no dia a dia dos monges, utilizou para isto a Luta dos Cinco Animais, este sistema difundido pelos monges do Templo Shaolin tornou-se conhecido como Sistema de Arte Marcial Shaolin, sendo o início do desenvolvimento sistemático da Artes Marciais externas na China, baseado principalmente na meditação budista.

Arte Marcial















Google Imagens

Por volta de 1700 anos atrás Hua-Tuo, famoso médico chinês, enfatizou o exercício físico e mental como meio de melhorar a saúde, acreditava que os seres humanos deveriam imitar os animais tais como, pássaros, tigres, cobras e ursos, para recobrar suas habilidades originais da vida, que tinham sido perdidas. Esta foi a primeira arte marcial sistematizada na China, popularmente conhecida como a Luta dos Cinco Animais, estas séries auxiliavam “a tornar flexível o corpo e estimular o apetite”. Wu Pu, um discípulo de Hua, certa vez disse “para ter dentes sadios, e visão e audição excelentes mesmo aos oitenta anos, pratique o Wuqinxi”

sexta-feira, setembro 08, 2006

Origem















Foto by Spider

Acredita-se que o Tai Chi Chuan tenha sido originado pelo sacerdote taoísta Zhang San Feng por volta do século XIII, depois de se formar no conhecido Mosteiro Shaolin, berço do Kung Fu Shaolin, do Chi Kung e do Zen. Continuou a praticar artes marciais e o desenvolvimento espiritual no Templo do Pico Purpúreo, no Monte Wudang, que é um dos mais sagrados do taoísmo.

Definição Wikipédia:

O Tai Chi Chuan (em chinês: 太極拳 Taiji Quan) é uma arte marcial interna chinesa ou neijia (內家). Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos escritos pelos mestres orientam a:

  • Vencer o movimento através da quietude
    • (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
  • Vencer a dureza através da suavidade
    • (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
  • Vencer o rápido através do lento
    • (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快



Participe da campanha Eu Sei Escrever