sexta-feira, novembro 09, 2007

Baço e Pâncreas 1

O canal ou meridiano do Baço-Pâncreas tem relação com a função e o órgão do baço e com a função e a víscera do estômago. Esta relacionado ao elemento Terra.
As principais funções do Baço segundo a medicina oriental são: governar a transformação e o transporte, controlar o sangue, controlar os músculos e os quatro membros; "abre-se" na boca e manifesta-se nos lábios, controla a "ascendência do Qi" e "abriga" o pensamento.


A Energia Solo (Terra), regente do Baço, Pâncreas e Estômago é a mais central, equilibrada de todas e está associada a um comportamento fiável, compassivo, fértil, com um grande grau de interação humana e social.
O Baço é apelidado de Ministro da Agricultura (ou também Grande Limpador) e uma vez que este é um órgão onde acumulamos reservas de minerais (em particular ferro) os chineses consideraram que a qualidade principal deste órgão a nível comportamental e emocional é a de termos a capacidade de dar sem limites, sem considerarmos o que recebemos em troca, Compaixão.


No FIM DO VERÃO, nesta época o tempo está mais abafado e a UMIDADE predomina, ocasionando uma certa preguiça, principalmente depois do almoço. Para a Medicina Oriental(Chinesa) esta é uma estação diferente (CANÍCULA), compreendida do final de fevereiro ao início do outono. É a estação do BAÇO-PANCRÊAS (na Medicina Oriental é considerado como um único órgão), nela temos alguns fatores em comum: a vontade de comer DOCE; àquela PREOCUPAÇÃO constante, o pensamento que não sai da cabeça; sensação de peso, principalmente nas pernas e nas articulações.

Francisco Varatojo & Aldemir Chaves

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever