terça-feira, dezembro 11, 2007

Meridiano de Pericárdio - Circulação - Sexualidade

O canal ou meridiano da Circulação-sexualidade, embora no passado fosse interpretado como Pericárdio e tendo, como função, proteger o coração dos ataques dos agentes exógenos, tem como função principal, controlar toda série de funções que guardam relação com o coração e a função cardíaca, a circulação da massa humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral, hormonal e imunológico, enquanto a reprodução está relacionada especialmente com a função do sistema endócrino, particularmente das gônodas. Esta relacionado ao elemento fogo e ao canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor.

As principais funções da Circulaçao-sexualidade , segundo a medicina oriental, são mais ou menos idênticas àquelas do coração: governa o sangue e "abriga" a mente, apresentando uma influência importante sobre o estado mental e emocional.

Shinpo em japonês e em chinês Shou Jue Yin Xin Bao Jing -Xinbao)

Principais sintomas: Dor pré-cordial, angústia torácica, palpitação, inquietude, loucura, inchaço axilar, dor aguda no braço, calor na palma da mão, etc.

Um comentário:

... disse...

Que maravilha o seu blog! Sou praticante de tai chi (Yang) em João Pessoa, Paraíba e acabei de criar um blog para divulgação do tai chi e troca de experiências e gostaria de receber visitas de outros praticantes.
Meu endereço é http://deborataichi.blogspot.com

Obrigada e boa sorte
Felicidades!

Participe da campanha Eu Sei Escrever