domingo, setembro 14, 2008

Enxaqueca - cuidados a serem seguidos

Aprendemos todos os dias, são novas informações, experiências, obtidas na troca de informação aluno-professor é a sensibilidade de descobrir o que pode ser melhor, alcançar resultados, o intuito do que exposto nas aulas é que levem um pouco para o seu dia a dia, em sua rotina, para que de alguma maneira possa ajudá-lo em alguma dificuldade.

Esta informação foi obtida de um aluno relacionando-a a hipertensão arterial, pesquisando um pouco mais profundamente encontramos outro dado que pode por ventura ajudar muitas pessoas. Segue:

Glutamato Mossódico

Trata-se de um aditivo colocado no alimento, para realçar o seu sabor (Aji-no-moto, caldo Maggi, caldo Knorr, etc.). Entra na fabricação de uma diversidade de gostosuras, sendo também muito usado pelos chineses e orientais no preparo de sua comida.

O glutamato monossódico pode provocar a chamada "síndrome do restaurante chinês". Essa síndrome constitui-se de diversos sintomas, entre os quais, uma sensação de aperto e queimação no peito, dores na cabeça, pescoço e ao redor dos olhos; sudorese, ondas de calor, e alterações do humor. Nos indivíduos sensíveis, os sintomas começam 20 minutos após a ingestão do glutamato monossódico.

Não se sabe ao certo quantas pessoas são sensíveis ao glutamato monossódico. Sabe-se, contudo, que se essas pessoas evitarem ingerir essa substância, poderão ter uma redução substancial de suas enxaquecas.

Fonte: http://www.enxaqueca.com.br/enxaqueca/enx_glutamato.htm


Um comentário:

Gerson Luis Henemann de Lima disse...

O problema de enxaqueca provocado pelo glutamato monossódico deve ser muito comum, tanto que provoca uma "sindrome", a "sindrome do restaurante chinês". Apesar disso poucos médicos preocupan-se em alertar seus pacientes dessa possibilidade. Eu sofro de enxaqueca clássica, a chamada enxaqueca com aura, somente quando inadivertidamente ingiro glutamato. Minha mâe, minha irmâ, minha tia e varios amigos também sofriam de dores de cabeça provocados pelo Glutamato Monossódico. Acho importante divulgar porque estou convictoo de que estarei ajudando muitas pessoas a se livrar desse terrível mal.

Participe da campanha Eu Sei Escrever