quinta-feira, abril 09, 2009

PERDA

Perda, pesar e desapego.
O apego às pessoas ou às coisas é inevitável. À medida que envelhecemos, é provável que muitas das pessoas que amamos morram. Se alguém ama alguém, isso gera uma profunda necessidade, que por sua vez cria inevitavelmente um grau de dependência.
"A dor e a morte são partes da vida. Rejeitá-las é rejeitar a própria vida."
A vida se relaciona conosco por um acúmulo generalizado de perdas, algumas que nem percebemos outras que nos marcam... Que nos afligem... Incapacitando-nos, como se pudéssemos em outros momentos, por apenas pequenos gestos, fortalecer internamente outras pessoas a encontrar forças para superar em suas dificuldades. Carregamos muitas vezes culpas às vezes por convivência, ou mesmo conflitos diários, e nem ao menos vemos como podemos fazer a diferença, por mínimo que sejamos não estamos aqui de modo aleatório, somos um emaranhado de atitudes e decisões, muitas vezes não tão coerentes.
O elemento Metal, ou seja o Pulmão e o Intestino Grosso, fornece as pessoas a capacidade de encarar as perdas, ou de se desprender daquilo que já possuíram, de sentir uma dor e seguir em frente, quando este elemento encontra-se equilibrado o movimento de "desaparecimento" do qi passa pela face, pelo tórax e pelo abdome, e se dissipa. Lágrimas podem surgir e soluços podem ocorrer.
Quando este elemento encontra-se desequilibrado, o pesar é menos fluente e as pessoas ficam presas, sem conseguirem passar pelo processo de desapego. Esta estagnação tem efeito opressivo, a saúde física passa a ser afetada. O tórax se aperta para interromper o sentimento. É a sufocação em que o peito e a garganta se fecham.

Continua...

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever