domingo, fevereiro 28, 2010

Hipertensão...

Hipertensão não respeita idade, cor, sexo, nem religião. Negro, branco, oriental, mulher, homem, velho, moço, rico ou pobre, qualquer um pode ter pressão alta. No Brasil, a doença atinge 45 milhões de pessoas. E metade delas nem desconfia que sua pressão está alta. A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas. A única maneira de saber se a pessoa apresenta o problema é medir sua pressão com certa regularidade. Nem os jovens estão livres dessa doença. Por isso, os pediatras medem a pressão arterial das crianças nas consultas de rotina.
A obesidade ajuda a subir a pressão, porque quanto maior a quantidade de gordura, maior a resistência à passagem do sangue pelos vasos. O coração é uma bomba que impulsiona o sangue oxigenado através da aorta, a artéria que dá ramos para irrigar o organismo inteiro. Na pessoa hipertensa, o coração encontra mais resistência para fazer a corrente sanguínea progredir através do sistema. Por isso é obrigado a fazer mais força. Faz tanta força que empurra a aorta para cima e para trás.
A diferença do coração normal para o coração de um hipertenso está na espessura da parede, do músculo do coração, que é muito maior no coração do hipertenso. Para vencer a resistência representada pelas artérias, que vão conduzir o sangue, é obrigado a fazer muito mais esforço.
Isso provoca aumento de suas dimensões e, com o passar do tempo, seu enfraquecimento.
Para controlar a pressão, é essencial perder peso. E para perder peso, você já sabe, tem que comer menos e exercitar-se mais. Mesmo emagrecendo, algumas pessoas precisam tomar remédio diariamente, às vezes pela vida inteira. É chato, mas é fundamental para evitar as complicações da hipertensão.
Segundo o médico Décio Mion, chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas da USP, Toda vez que uma pessoa ganha peso, a pressão sobe. E quando ela perde peso, a pressão cai. É uma relação nítida. E a perda de peso não precisa ser muito grande Muitas vezes, perder 10%, às vezes 5% do peso, já determina uma redução da pressão arterial ".

Fonte: http://www.drauziovarella.com.br/index.asp




Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever