terça-feira, junho 08, 2010

Shoyo - Hipertensos cuidado!!!

Conhecido há pelo menos 2.246 anos, o molho de soja tem tudo para se tornar um alimento mais presente no dia a dia das pessoas de todo o mundo. Dentre vários motivos para a popularização desse condimento escuro, salgado e capaz de dar sabor e aroma especial a qualquer prato, está a difusão da culinária japonesa das últimas décadas, porém, outro fato relevante é que que ele faz bem a saúde! Embora a soja seja cultivada na China há pelo menos 3.500 anos, seu molho é uma invenção bem mais recente.
O Japão seguiu preparando a receita chinesa até o século XV, quando desenvolveu seu próprio molho shoyu. A pasta sólida deu origem a dois produtos, o líqüido shoyu e o sólido miso. Mas foi só no final do século XVI que o condimento passou a ser produzido em larga escala e comercializado. A fórmula foi diversas vezes aprimorada.
E aí começou o problema, o molho shoyu tem sódio demais, esse é o resultado da última pesquisa pela Proteste.org.br e pela análise do rótulo de nove desses molhos, três de cada tipo para indicar uma alternativa mais saudável à sua alimentação. Veja as nossas conclusões: Shoyu - apenas uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda a quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço. As crianças devem passar longe de pratos com ele e as marcas analisadas: Kitano, Carrefour e Sakura.
Fuja também de produtos com aditivos, qualquer molho com glutamato monossódico deve ser evitado, pois pode causar alergias em pessoas sensíveis. E, se o benzoato de sódio estiver na lista de ingredientes, o molho deve ser evitado por crianças. Este conservante pode causar hiperatividade infantil. Prefira os com sorbato de potássio.
Por fim, prefira sempre os alimentos que trouxerem menos sódio. O excesso de sódio causa hipertensão.

Fuja dos produtos com aditivos
Qualquer molho com glutamato monossódico deve ser evitado, pois pode causar alergias em pessoas sensíveis. E, se o benzoato de sódio estiver na lista de ingredientes, o molho deve ser evitado por crianças. Este conservante pode causar hiperatividade infantil. Prefira os com sorbato de potássio.


Nenhum comentário: