sexta-feira, outubro 29, 2010

Artrite(Osteoartrite) e Tai Chi Chuan

Segundo Dr. Jason Theodosakis, em seu best-seller "A Cura da Artrite", editora Cultrix, 2004. Não abordar as raízes do problema, o tratamento tradicional, por si só, produz um sofrimento significativo, e com o uso de apenas um dos nove passos descritos neste livro, pode reduzir tremendamente ou eliminar a necessidade que a maioria das pessoas têm de tomar medicamentos de venda livre ou controlada para aliviar a dor.

Entre os exercícios especiais e mistos ele identificou: yoga, pilates e tai chi chuan, os três são muito eficazes, pois seus movimentos abrangem elementos simultâneos de força, equilíbrio e flexibilidade.

"Os exercícios de de t'ai chi consistem numa série de movimentos e posturas que fluem facilmente de um para o outro. Os movimentos lentos, circulares e contínuos exercitam delicadamente os músculos de todo o corpo. À medida que você se exercito, passa suavemente de uma postura para outra, muda continuamente o peso do corpo, contrai e relaxa os músculos, vira de um lado para o outro e altera os ângulos do corpo. Com o fluxo suave de exercícios, não ocorre tensão em nenhuma parte do corpo nem nas articulações. A mudança suave de uma postura para outra é excelente para aumentar a força das pernas, a amplitude de movimento das articulações e a conscientização do próprio corpo."




Imagine uma cartilagem sadia como uma esponja situada entre duas extremidades ósseas. Esse material esponjoso absorve líquido(principalmente o líquido sinovial, encontrado naturalmente nas articulações) quando a articulação está em repouso. Quando você movimenta a articulação e exerce pressão sobre ela, o líquido é "espremido" para fora novamente... O líquido entra e sai conforme a cartilagem reage às forças dinâmicas exercidas sobre a articulação. Ao contrário de uma esponja, porém, a cartilagem sadia não se achata tão facilmente. Repleta de moléculas de condroitina carregadas negativamente que se repelem entre si, o aumento crescente do peso sobre a cartilagem intensifica a força repelente. É exatamente isso qua acontece quando se tenta juntar dois imãs que estão tentando se repelir. Quanto mais eles se aproximam um do outro, mais difícil fica mantê-los unidos.

A principal característica da osteoartrite é a dor, descrita pelos pacientes como como surda leve e moderada a uma dor profunda e latejante. A cartilagem não tem terminações nervosas, de modo que só se percebe a perda da mesma, depois que a osteoartrite está em um estágio mais avançado e porções do osso estão expostas. Já o osso tem terminações nervosas - muitas delas - assim como todas as estruturas ao redor de uma articulação. A dor osteoartrítica é proveniente de diversas fontes, inclusive os locais em que os músculos, ligamentos e tendões se inserem nos ossos da articulação, o revestimento ósseo, a cavidade óssea e a inflamação ao redor da cápsula articular.
Segundo pesquisadores do famoso Framingham Heart Study, iniciado em 1948 e ainda em andamento descobriram uma ligação conclusiva entre a doença e a obesidade. Ou seja a probabilidade de desenvolver a doença entre obesas é maior do que entre pessoas magras. Os joelhos e quadris, principais articulações sustentação de peso do corpo, suportam cargas equivalentes a 2,5 a 10 vezes o peso corporal. Isso significa que se você pesa 91 quilos, algumas de suas articulações podem suportar até uma tonelada de pressão quando você andar, correr, agachar ou usá-las de outras maneiras. Os pesquisadores descobriram que as mulheres de meia-idade podem reduzir o risco de desenvolver osteoartrite simplesmente emagrecendo.

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever