terça-feira, novembro 23, 2010

Suplementos para Atletas

Uma pesquisa recente da Unifesp mostrou que 62% dos frequentadores de academias paulistanas com idade de 15 e 25 anos consomem algum tipo de suplemento alimentar, sendo que 80% deles não buscam orientação médica ou nutricional.
Um dos fatores mais importantes para a otimização dos resultados de treinamentos esportivos seja uma alimentação adequada.
Foram testados 10 suplementos e descobriu-se que até alguns são confiáveis, porém as recomendações nos rótulos podem superar em muito suas necessidades diárias, e este excesso podem causar sobrepeso e problemas renais e hepáticos.
Os maiores problemas são a rotulagem, alguns apresentam concentram menor do que declarado, ou em alguns casos, nenhum, como um produto que declarava conter proteína de soja - o que é uma fraude, outro não informava ter, mas sua principal fonte de proteína é a soja.
Quem não pode ingerir glutén, deve ficar atento, ao menos as informações são corretas.
O mau uso é perigoso, o excesso de proteínas exige um esforço maior dos rins, que têm de expelir pela urina o excesso de nitrogênio gerado. Ocorre também excesso de cálcio, aumentando o risco de pedras nos rins. Além disso, dietas ricas em proteínas obrigam as pessoas a excretar mais cálcio do que o normal, aumentando o risco de osteoporose.

Fonte: Pro Teste nº83 - agosto 2009.

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever