segunda-feira, novembro 29, 2010

Perder Peso

Para se perder peso, algumas coisas devem ser modificadas:

Compras no supermercado, procurando novos alimentos, ir com mais tempo e calma;
Horários de alimentação, fracionando as refeições, com pequenos e saudáveis lanches nos intervalos;
Maneira de se alimentar, comendo mais devagar, evitando trabalhar ou comer vendo televisão;
Qualidade dos alimentos ingeridos, prestando maior atenção ao montar seu prato, mudar constantemente para não automatizar o processo;
Maneira de se relacionar com a comida, evitar comer por ansiedade.

Todo comportamento humano é aprendido e por isso pode ser modificado, mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas depende exclusivamente do comprometimento como nossos objetivos. É como resolver começar uma atividade física, de nada adianta pagar a academia se você não for treinar.



Fonte: Revista O2, 09/2010, Nutrição, Antonio Lancha.

terça-feira, novembro 23, 2010

Suplementos para Atletas

Uma pesquisa recente da Unifesp mostrou que 62% dos frequentadores de academias paulistanas com idade de 15 e 25 anos consomem algum tipo de suplemento alimentar, sendo que 80% deles não buscam orientação médica ou nutricional.
Um dos fatores mais importantes para a otimização dos resultados de treinamentos esportivos seja uma alimentação adequada.
Foram testados 10 suplementos e descobriu-se que até alguns são confiáveis, porém as recomendações nos rótulos podem superar em muito suas necessidades diárias, e este excesso podem causar sobrepeso e problemas renais e hepáticos.
Os maiores problemas são a rotulagem, alguns apresentam concentram menor do que declarado, ou em alguns casos, nenhum, como um produto que declarava conter proteína de soja - o que é uma fraude, outro não informava ter, mas sua principal fonte de proteína é a soja.
Quem não pode ingerir glutén, deve ficar atento, ao menos as informações são corretas.
O mau uso é perigoso, o excesso de proteínas exige um esforço maior dos rins, que têm de expelir pela urina o excesso de nitrogênio gerado. Ocorre também excesso de cálcio, aumentando o risco de pedras nos rins. Além disso, dietas ricas em proteínas obrigam as pessoas a excretar mais cálcio do que o normal, aumentando o risco de osteoporose.

Fonte: Pro Teste nº83 - agosto 2009.

segunda-feira, novembro 15, 2010

Internet e videogames deixam jovens vulneráveis ao diabetes, alerta médica

DA AGÊNCIA BRASIL
O diabetes já pode ser considerado uma epidemia mundial e o Brasil está na rota da doença. A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas --com a incorporação dos lanches rápidos e calóricos ao dia a dia-- e os avanços tecnológicos da internet e dos videogames têm levado um número cada vez maior de crianças e adolescentes a apresentar a doença. Os motivos são a falta de atividades físicas e aumento das taxas de gordura corporal, dois fatores que favorecem o excesso de açúcar no sangue.
O alerta é da presidente da Sociedade Brasileira do Diabetes da Regional Rio, Lenita Zajdenverg, que participou de uma atividade de conscientização, em frente ao Estádio do Maracanã, envolvendo corrida, caminhada, palestras e testes de glicemia gratuitos à população.
"O diabetes no Brasil tem proporções epidêmicas, assim como a obesidade. Nós temos clareza de que a idade de surgimento da doença está caindo. Sem dúvida, a inatividade física é a principal vilã no crescimento dessa epidemia que estamos vivendo agora", disse a endocrinologista.
Ela recomendou mudanças nos hábitos alimentar
es atuais que acabam acelerando o aparecimento da doença. "Deve-se evitar uma alimentação com excesso de calorias e principalmente com gordura, pois não é só açúcar o vilão. Alimentos fritos, fast food, não sentar para comer com calma, comidas industrializadas também levam ao diabetes", afirmou Lenita.
O alerta foi reforçado pelo professor de educação física Eduardo Mourelli. "O adolescente vem buscando cada vez menos atividades físicas, em troca de internet e videogames. É preciso atrair essa garotada através de jogos e brincadeiras lúdicas, para que tenham uma adesão maior ao exercício e se tornem adultos ativos", disse Mourelli.

Fonte: DA AGÊNCIA BRASIL- 15/11/2010 - 12h40
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/830821-internet-e-videogames-deixam-jovens-vulneraveis-ao-diabetes-alerta-medica.shtml

sábado, novembro 13, 2010

Fila Night Run - São Paulo O2















Tai Ji Quan participando, levando os conceitos desta arte milenar para as corridas de rua.




Nome: ROGÉRIO GULLINO
Número de Peito: 3945
Sexo: M
Equipe: TAI JI QUAN
Tempo Final: 01:01:17
Categoria: M4549
Modalidade: 10k
Tempo Controle 00:28:29.00
Tempo Bruto 01:04:47.60
Classificação Total 1332
Classificação por Categoria 101
Classificação por Sexo 1135
Pace Médio 00:06:07
Velocidade Média Total 9,79

segunda-feira, novembro 08, 2010

A não-dieta dos franceses: comer bem, pouco e devagar

Dr. Will Clower, autor de "A não-dieta dos franceses", lançado recentemente pela editora Campus. O médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.
"Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force. O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos: comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar", explica no livro.
" Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios. Onde estavam os produtos lights? "
Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.
"Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo", defende.
Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.
- Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios - fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos..
Onde estavam os produtos lights?
Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa , fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo.
Os resultados, garante ele, surgem em seguida.
Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta!!!!
1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.
2 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.
3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.
4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.
5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.
6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.
7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.
8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.
9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.
10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

Alimentos que se deve ter em casa
Peixes (salmão, sardinha, atum)
Grãos (granola, aveia, arroz)
Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal)
Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
Condimentos (mostarda, maionese de verdade)
Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho)

Prefira sucos naturais!!!

Em sendo possível, dê preferência por aqueles em que se vêem as frutas (de boa procedência) sendo preparadas.

Seu corpo agradece!*

Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele refrigerante, mas sim, uma Campanha pela Saúde; sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios...
Participe da campanha Eu Sei Escrever