domingo, junho 24, 2012

Alimentação... Macarrão engorda?

Macarrão engorda

"O ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar", afirma a profissional. Ou seja, o responsável pelo aumento de peso é o excesso de calorias e não somente os carboidratos.
De acordo com a nutricionista Vanderli Marchio comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso.
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/macarrao-engorda-5-1-4-469.html

Ou seja, pare de reclamar, alimente-se direito e venha praticar atividade física, e se possível Tai Chi Chuan tres vezes por semana.

Gota... Mexa-se


A Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações, uma das doenças mais antigas registradas na história da Medicina. Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.
O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia. Numa explicação mais simples, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico.
Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.
Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos.
É preciso lembrar que, fora das crises de dor, exercícios físicos são sempre necessários, mesmo que em pouca quantidade, pois não raro, há excesso de peso e vida sedentária entre as pessoas com gota. E a redução de peso é sempre útil e ajuda a reduzir a hipertrigliceridemia que existe em 75% dos pacientes com gota.
Fonte: Renato Romani - Clínico geral, especialista em medicina do esporte 


Atividade Física x Alzheimer

A manutenção da saúde do cérebro e da sua plasticidade ao longo da vida é um importante problema de saúde pública, havendo crescentes evidências que tanto estímulos ambientais como o exercício físico sejam intervenções cruciais para a qualidade de vida de qualquer sociedade. Tais intervenções são fundamentais ao longo de toda a vida, mas particularmente cruciais a partir dos 50 anos de idade quando o cérebro passa por uma série de alterações que podem culminar na patogênese de doencas neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. 

Climatério, Menopausa, Mexa-se


Toda a mulher nasce com cerca de 500.000 ovócitos primários que permanecem no seu estado de desenvolvimento suspenso até ser atingida a puberdade. Durante este período a maioria deles morre gradualmente. Quando atinge a puberdade, pode existir um máximo de 30.000 ovócitos primários remanescentes, capazes de prosseguirem o seu desenvolvimento. 
Cerca dos trinta anos de idade, este número diminuiu ainda mais para cerca de 10.000, e quando a mulher atinge a menopausa, todos os ovócitos primários desapareceram.Uma vez que se reata o processo de produção de óvulos durante a puberdade, um ou vários óvulos maduros são produzidos mensalmente por um dos dois dos seus ovários, até que ambos deixem de funcionar após a puberdade. No decurso da sua vida fértil, uma mulher pode produzir cerca de 400 óvulos maduros. Claro que apenas uma pequena fração poderá contribuir para a concepção.
Apenas o ovócito secundário está destinado a uma maturação futura. Primeiro, flutua livremente dentro do folículo em crescimento que contém fluído. Eventualmente, o folículo rebenta, libertando o ovócito secundário para a cavidade abdominal. Esta libertação é conhecida como ovulação. O ovócito secundário entra na trompa de Falópio mais próxima.
O climatério representa a transição da vida reprodutiva para a vida não-reprodutiva da mulher.
A menopausa é um estágio natural da vida, não uma doença ou disfunção, e desta maneira não necessita automaticamente de nenhum tipo de tratamento. No entanto, quando os efeitos corporais são severos e prejudiciais, pode-se aliviá-los com tratamento medicamentoso.
A atividade física minimiza o impacto e manifestação dos sintomas desta nova etapa da vida da mulher.
A intensidade, a duração e tipo de exercício físico ideal para atingir esses benefícios ainda são muito contraditórios entre os estudos.
Apesar disso, a atividade física de intensidade moderada,três a cinco vezes na semana, preferencialmente associada a uma dieta nutricional adequada, é importante para a saúde e qualidade de vida da mulher e é capaz de minimizar os sintomas e reduzir os fatores de risco de doenças crônicas associadas com o climatério/menopausa.
Então mãos a obra, todos nas aulas de Tai Chi Chuan.

sábado, junho 23, 2012

Tai Chi Chuan pode aumentar o tamanho de seu cérebro


De acordo com um estudo realizado pelas Universidades de “Fudan de Shangai” (China), e da “Flórida”, (EUA), pessoas que praticam “Tai Chi Chuan” pelo menos 3 vezes durante a semana têm um aumento no “volume cerebral”.
A pesquisa monitorou dois grupos de voluntários: um de praticantes de “Tai Chi Chuan” e outro de não praticantes, durante cerca de 8 meses e, neste período, eles realizaram “testes de raciocínio e memória”. Percebeu-se que os indivíduos que não praticavam a arte chinesa apresentaram uma “redução no tamanho cerebral, relacionado com o envelhecimento, deterioração cognitiva e demência”.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, este exercício está diretamente ligado a “produção de fatores do crescimento cerebral”.
Os efeitos do “Tai Chi Chuan” referentes ao “esforço mental” ainda não foram confirmados. Além disso, os pesquisadores afirmaram que esta atividade física pode “diminuir os riscos de doenças cerebrais, como o Alzheimer, já que estimula regiões estratégicas do cérebro humano”.
Fonte: http://minilua.com/tai-chi-chuan-pode-aumentar-tamanho-cerebro/

quinta-feira, junho 07, 2012

You Bei Shi x Hérnia de Disco


A hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral. Em caso de um esforço muito grande e de má postura, a hérnia de disco pode aparecer quando a pressão é muito grande. Em geral, é ao nível dos discos 4 e 5 das vértebras lombares, e entre a quinta vértebra lombar e o sacro. Juntamente a hérnia de disco, pode se ter lombalgia e dor ciática, e uma rigidez das costas.
Assim, a hérnia de disco é em si a causa de várias dores, como dor ciática, ou até dor nas pernas, visto que, na hérnia de disco, o disco defeituoso pode pressionar e permanecer sobre um nervo.
O excesso de peso também é um fator de risco, uma vez que as costas é a mais prejudicada.


O fortalecimento muscular em conjunto a uma nova postura física, oferece uma qualidade melhor de vida para aqueles que possuem este problema e uma prevenção para os demais.


Um dos princípios do Mestre Yang Cheng Fu, "Energia leve e sensível no topo da cabeça". produz um alívio imediato sobre a pressão dos discos.








Lou Xi Ao Bu x Dores Ciáticas


As dores no ciático estão mais comuns do que resfriado. Difícil encontrar quem nunca tenha sofrido com as dores nas costas e nas pernas, sendo obrigado a ficar de repouso por dias. Estimativas mundiais indicam que 90% da população sofre ou vai sofrer com o problema em alguma fase da vida. "Excesso de peso e má postura são dois fatores que contribuem para o crescimento do número de pacientes com inflamação no nervo ciático", afirma o médico Wajih Abud Hares, diretor Técnico do Hospital San Paolo.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/4297-dor-no-ciatico-nao-some-apenas-com-remedio

 
Além disso, ficar sentado muito tempo sentado no trabalho ou passar horas dirigindo também pode desencadear a síndrome do piriforme, pois por baixo deste músculo, passa tamém o nervo ciático.
Hoje, como um dos grandes problemas da atualidade, a dor ciática normalmente oriunda dos exemplos acima citados, o Tai Ji Quan utiliza o movimento abaixo para aliviá-la, quer experimentar?


Homenagem aos Professores


domingo, junho 03, 2012

É um circo ou não é?

"Ultimamente, faço um esforço enorme para não perder a esperança em nosso país, em nossa capacidade de nos com portarmos com um mínimo de respeito pelo interesse público, pelos valores éticos, enfim, por construirmos uma nação digna deste nome.
E eu, burro velho, embora sabendo disso tudo, não paro de me surpreender. Acontece de tudo, até CPI criada pelo governo. Nunca se viu isto, já que a CPI é um recurso da oposição."
Ferreira Gullar, FSP 3/06/2012


Participe da campanha Eu Sei Escrever