quarta-feira, setembro 25, 2013

Quedas internam 3 idosos por hora em SP

“A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, disponibilizou recentemente uma pesquisa em que aponta, em média três idosos são internados por hora em hospitais públicos do Estado, vítimas de quedas. Em 2012 houve 27.817 internações de pessoas com 60 anos ou mais em serviços hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde, causadas por queda. Do total 60% das internações foram de mulheres. Segundo Andersos Della Torre, geriatra e coordenador médico do Instituto Paulista de Geriatri e Gerontologia (IPGG), um dos maiores motivos de quedas de idosas é a falta de de equilíbrio e perda de massa muscular, que ocorrem naturalmente com o avanço da idade. O número é maior em mulheres porque as idosas tendem a ser mais ativas e possuem menos massa muscular que os homens. O uso de medicamentos e o comportamento dos idosos também podem ser apontados como causadores de quedas. Idosos mais ativos, que tendem a realizar mais atividades, principalmente dentro de casa, possuem maior risco.”
Desta forma, a atividade física regular, com exercícios voltados ao  a conscientização corporal, tende a evitar tais acontecimentos, e nisto o Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan) é um grande aliado, pois lentamente devolve o vigor e a auto estima ao idoso de qualquer idade e condição física.

segunda-feira, setembro 09, 2013

Genética Modificada

Praticar atividades físicas, mesmo de forma leve, pode mudar a forma como o seu corpo armazena gordura. Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, selecionaram 23 homens saudáveis, mas sedentários, e os colocaram para praticar atividades aeróbicas leves por seis meses.
A conclusão a que chegaram foi que a pratica de exercícios afetou mais de 7 mil genes, tornando-os mais ativas ou inativos.
A boa notícia é que a atividade física "desligou" ou reduziu drasticamente os genes ligados ao armazenamento de gordura e açúcar. Além disso, alterou ainda os genes associados a diabetes do tipo II e obesidade.
Mais um bom motivo para correr.

quinta-feira, setembro 05, 2013

Da saúde bucal a coluna vertebral

Nosso corpo é dividido em cabeça, ombros e membros superiores, tronco, quadril e membros inferiores. Constituída de ossos intercalados por cartilagens, sustentadas por diversos músculos, a coluna vertebral une todas essas partes, fazendo a união indireta do tornozelo ao maior osso móvel da cabeça: a mandíbula.
Um dente ausente, mal posicionado ou próteses mal adaptadas podem interferir na postura? Sim. Ao observarmos com nosso corpo esta interconectado, entendemos que uma pequena alteração 
 na mordida, sobrecarrega um determinado músculo, o trapézio, que  ficará encurtado de um lado do corpo e sobrecarregado do outro, por mínima que seja esta alteração, vai se perpetuando diariamente e esta Constância nos leva junto com outras manias inerentes ao nosso dia a dia, colocando-nos em maneira desfavorável a postura.
Fonte: MetroNews, 03/09/2013, Caio e Thiago Zanet

Movimento e Tai Chi Chuan

Segundo Nuno Cobra, na edição da Revista O2 09/2013, somos dependentes dessa ideia de constante movimentação. No entanto, parece que o homem atual se esqueceu completamente disso e se colocou num estado de total sedentarismo, dando ensejo à formação de toda sorte de enfermidades. Se uma caminhada ou corrida são elementos imprescindíveis quando somos jovens, quando atingimos
uma idade avançada elas se tornam mais importantes ainda.
A prática do Tai Chi Chuan intervaladas com as caminhadas tem um relacionamento paralelo com o bem estar 
 do indivíduo, isto para qualquer idade, a terapia encontrada em seus movimentos leves, porém firmes e sincronizados, t levado a uma melhora na qualidade de vida de seus praticantes. É claro, preguiça sempre vai acompanhar o ser humano logo no inicio de qualquer atividade, pois exige do cérebro um acompanhamento pleno e presente seja nesta ou em qualquer atividade.

quarta-feira, setembro 04, 2013

Energéticos - cuidados

Fala-se em corrida, e com ela uma gama de produtos a serem consumidos, entre todos eles, os energéticos.
Estudos apontam que o uso de bebidas estimulantes dá forca aos treinos, tanto quanto um bom café da manhã.
Entre as pesquisas encontradas, tiveram as seguintes conclusões:
Consumir de 10 a 60 min antes do treino pode melhorar o foco e a performance;
Há poucas evidências de que este consume possa acelerar a perda de peso;
A ingestão desbalanceada de bebidas mais caloricas podem contribuir para um aumento de peso e reações adversas;
Portadores de diabetes e de doenças cardiovasculares, metabólicas, hepáticas e neurológicas que fazem uso de remédios sensíveis ao consumo de alimentos com alto índice glicemico, cafeína e outros estimulantes devem evitar as bebidas energéticas.
Cuidado com bebidas energéticas com cafeína.
Os efeitos pelo consumo são: aumento da freqüência cardíaca, insônia, alterações diuréticas e diminuição na absorção do cálcio pelo organismo. E quem sofre de problemas gástricos deve evitar a bebida.
A cafeína estreita os vasos do cérebro e do coração, enquanto a atividade física pede exatamente o contrário, que passe mais sangue. Com isso, pode haver um aumento da pressão arterial, corredores com alguma alteração cardíaca, devem fugir desses aditivos.

Fonte: Revista Finisher ed.15

segunda-feira, setembro 02, 2013

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas

Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos são responsáveis por dar energia, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você malha. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos "do bem", como a batata doce. Queridinho de fisiculturistas e atletas, esse tipo de batata não é recomendado apenas para quem pratica alguma atividade física, mas também para quem deseja emagrecer. "Ela tem um baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade", explica a nutricionista Elaine Fontes, do Spa Loongevity by Sisley. Além disso, segundo a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba, a batata doce apresenta maior teor de vitamina A e de cálcio do que a batata normal. "Ela também é fonte de vitamina C, fósforo e potássio, o que garante mais energia para o metabolismo", acrescenta. Fontes afirma que a vitamina A é antioxidante, portanto o consumo do alimento é ótimo para quem pratica alguma atividade física. "Quando a pessoa está correndo, por exemplo, ela libera radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, e essa vitamina na composição da batata tem um componente que impede isso", declara.
Participe da campanha Eu Sei Escrever