terça-feira, outubro 28, 2014

USP e Defensoria Pública de São Paulo Iniciam Atendimento Especial à População Idosa

USP e Defensoria Pública de São Paulo iniciam atendimento especial à população idosa 28 de outubro de 2014
Agência FAPESP – A Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) iniciaram no dia 15 de outubro atendimento diferenciado voltado à população idosa da capital paulista.
O atendimento, viabilizado por meio de termo de cooperação assinado em agosto, é feito por estudantes do curso de Gerontologia da USP que realizam estágio na Defensoria Pública. O objetivo é que eles possam identificar, propor e desenvolver intervenções gerontológicas para melhor acolhimento da população idosa que solicita os serviços da instituição, aprimorando o atendimento prestado a esse público e a formação profissional.
Inicialmente, entre seis e oito estudantes desenvolvem suas atividades às quartas-feiras, das 8h às 12h. O trabalho é supervisionado por Bibiana Graeff, professora adjunta da EACH, e defensores públicos.
A inciativa é fruto do trabalho do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública.
Mais informações em pelo telefone (11) 3091-8161

sábado, outubro 25, 2014

sexta-feira, outubro 17, 2014

Meditação tem resultado similar aos remédios p/ ansiedade e depressão

Prática de 30 minutos diários da técnica ‘mindfulness’ atenua os sintomas das doenças

NOVA YORK - Trinta minutos diários de meditação podem atenuar sintomas de ansiedade e depressão, segundo uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

- Várias pessoas fazem meditação, mas não é uma prática terapêutica tradicional - diz o professor Madhav Goyal, que liderou o estudo publicado na revista “JAMA”. - Em nosso estudo a meditação parece aliviar sintomas de depressão e ansiedade com os mesmos resultados dos antidepressivos relatados em outros trabalhos.

Os pesquisadores avaliaram o grau de mudança desses sintomas em pessoas que tinham uma variedade de condições médicas, tais como insônia ou fibromialgia, embora apenas uma minoria tivesse sido diagnosticada com doença mental.

Goyal e seus colegas descobriram que a chamada meditação mindfulness - uma técnica budista de atenção plena - também teve sucesso no alívio da dor e do estresse.

Para realizar a sua revisão, os pesquisadores analisaram 47 ensaios clínicos feitos até junho de 2013, com 3.515 participantes, envolvendo meditação e vários problemas de saúde física e mental, incluindo depressão, ansiedade, estresse, insônia, uso de drogas, diabetes, doenças cardíacas, câncer e crônica dor.

Eles encontraram evidências moderadas de melhora nos sintomas de ansiedade, depressão e dor depois que os participantes foram submetidos a um programa de treinamento de oito semanas em meditação mindfulness. Mas houve baixa evidência de melhora no estresse e na qualidade de vida. Não havia informações suficientes para determinar se outras áreas podem ser melhoradas por meio da meditação. Nos estudos que acompanharam os participantes por seis meses, as melhorias continuaram e não foi observado nenhum dano com a prática.

- Muita gente tem a ideia de que meditar significa sentar sem fazer nada, mas não é verdade. Meditação é um treinamento ativo da mente para melhorar atenção e há diferentes programas com approachs variados - diz o pesquisador.

A meditação mindfulness, o tipo que se mostrou mais promissor, é normalmente praticada por 30 a 40 minutos por dia e enfatiza a aceitação dos sentimentos e pensamentos, do momento presente sem julgamento, além do relaxamento do corpo e da mente.

Mais estudos ainda são necessários para esclarecer que os resultados são os mais afetados por estes programas de meditação, bem como se outras práticas de meditação teriam efeitos melhores.

- Os programas de meditação parecem ter um efeito acima e além do placebo - diz Goyal.

Fonte: O Globo - 07/01/2014 Data: 13/03/2014 –

http://www.taichichuan.com.br/sw_cadnot_det.php?pnId=45

 

Pode o Tai Chi Chuan retardar o envelhecimento?

Um novo estudo realizado em Taiwan sugere que o antigo sistema de práticas conhecido como Tai Chi Chuan pode retardar o processo de envelhecimento. Os pesquisadores conduziram, durante um ano, um estudo comparativo entre os efeitos desta prática em relação à caminhada rápida e àqueles que não praticam nenhuma forma de exercício, com um grupo de voluntários com idade inferior a 25 anos. O co-autor do estudo – Shinn-Zong Lin - esclareceu que a equipe escolheu voluntários jovens porque “eles têm uma maior capacidade de renovação celular em relação a pessoas mais idosas, e também porque queríamos evitar que doenças crônicas e medicações viessem a ser fatores de interferência.”
Os pesquisadores compararam as células do tipo CD34+ dos três grupos de voluntários e descobriram que no grupo praticante de Tai Chi Chuan estes níveis eram “significantemente mais elevados” do que os do grupo de caminhada rápida. Segundo eles, estas células são importantes marcos de aglomeração para as células-tronco sanguíneas envolvidas no processo de auto-renovação celular, diferenciação e alterações de proliferação – responsáveis pelos efeitos de rejuvenescimento e anti-envelhecimento. Salientaram também que o Tai Chi Chuan é comprovadamente benéfico para pacientes com fibromialgia e doença de Parkinson leve a moderada, citando ainda suas potenciais vantagens na redução de dores, prevenção de quedas, melhora do equilíbrio, aumento da capacidade respiratória, redução da pressão arterial, diminuição do estresse e melhora da qualidade de vida.
Minha opinião? O Tai Chi Chuan é uma forma agradável e prática de estimulação mental e física, e é benéfica para a saúde em geral. Assim como o Yoga, o Tai Chi Chuan é um método eficiente para reduzir o estresse e para relaxar, promovendo flexibilidade, equilíbrio e melhorando a consciência corporal. É tão prazeroso assistir quanto praticá-lo, e pode ser particularmente útil para pessoas mais idosas, já que reduz o risco de lesões decorrentes de quedas. Apesar de certamente possuir potencial para aumentar a longevidade, mais estudos são necessários para que se determine se a prática pode efetivamente reverter os efeitos do envelhecimento.

Fonte: Shinn-Zong Lin et al, “Intervenção com o Tai Chi Chuan aumenta as células progenitoras do tipo CD34+ em adultos jovens. Transplante de células.” 23 (4-5):613-620; 2014.

http://www.drweilblog.com/home/2014/9/22/can-tai-chi-slow-aging.html



quarta-feira, outubro 15, 2014

Dores no joelho

O joelho quando dói, desde que considerando alguns fatores predisponentes dentro da anatomia do mesmo, como a tensão aumentada do trato iliotibial, o geno varo (joelho em arco), epicôndilo lateral proeminente, pé cavo, hiperpronação do pé, assimetria dos membros inferiores (diferenças de comprimento nas pernas) nas demais situações podemos considerar por pressão contida na má definição postural, seja ela da coluna ou da própria pisada, corrige-se pelo fortalecimento das musculaturas do glúteo e dos membros inferiores. 
Fonte: experiência

terça-feira, outubro 07, 2014

Benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.

Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos, isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia.

Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.

Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado

Controla a vontade de comer

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

 

POR MINHA VIDA - atualizado em 23/04/2013

Fonte:

http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/13697-11-beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-e-a-mente/4

 

Pratique exercícios sozinho de maneira consciente com sete cuidados básicos

Caminhada e corrida pedem boa postura, intensidade gradual e atenção aos sinais do corpo

Inserir a atividade física na rotina é um dos pilares para uma vida mais saudável. Isso você já deve ter visto ou ouvido em algum lugar. Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente, independente do fato de estar ou não acima do peso.

Apesar dos benefícios comprovados, muita gente ainda resiste a se exercitar. A pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, mostrou que menos da metade (47%) das pessoas com idade entre 18 e 24 anos fazem atividade física. Este número diminui com o passar dos anos: a partir dos 65 anos, é de apenas 23%.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de realizar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana. Entre as praticas recomendadas estão a caminhada - o mais básico dos exercícios -, o ciclismo e até serviços domésticos. A melhor opção é sempre realizar atividades físicas com supervisão, no entanto, a OMS reforça em suas recomendações que os riscos de não se exercitar são muito maiores do que os de fazer atividades físicas sozinho. Para proteger sua saúde sem expor seu corpo a lesões, nós explicamos a seguir sete cuidados que você deve ter antes de começar a se exercitar. Confira.

·         Consultar um médico antes de iniciar uma atividade física é um cuidado obrigatório para qualquer pessoa. Principalmente se houver fatores de risco associados, como a hipertensão ou o diabetes. Independentemente da idade e do sexo, a realização de exercícios preparatórios antes das atividades físicas é fundamental para qualquer um.  Ao optar por caminhadas ao ar livre, o ideal é procurar por terrenos livres de obstáculos, buracos e, a princípio, planos. Esse cuidado tornará a caminhada mais leve, ideal para quem está começando a praticar um exercício físico.

·         Para definir a intensidade do treino deve ser analisado o condicionamento físico individualmente, por isso, o ideal é procurar um médico e um educador físico antes de começar a se exercitar. De uma maneira geral, comece com um ritmo confortável e evolua de acordo com o ganho de condicionamento físico.

·         As primeiras semanas de exercício físico são um período de adaptação do corpo à atividade física, por isso, a recomendação é iniciar com 20 minutos três vezes por semana. Na segunda semana, você pode se exercitar por 20 minutos quatro vezes por semana e na terceira aumentar o treino de cada sessão em 10 minutos. Na quarta semana cumpra trinta minutos cinco dias na semana. Nesse momento você estará cumprindo os 150 minutos de atividade moderada recomendados pela Organização Mundial de Saúde! A partir daí, progrida o exercício de acordo com seu condicionamento físico, até conseguir caminhar de 40 a 60 minutos cinco vezes por semana, então aumente a velocidade das passadas progressivamente, respeitando sempre os sinais do seu corpo. Por volta da décima segunda você já pode começar a trotar, ou seja, correr em uma velocidade moderada.

·         Atenção: mesmo exercícios aeróbicos precisam de um tempo de descanso entre eles. Espere pelo menos 24 horas e caso sinta dores, espere até que elas passem ou faço uma caminhada leve nesse dia. Caso a dor persista, procure um médico.

·         Mantenha a postura, correr e caminhar são gestos individuais, cada um possui uma maneira de correr e caminhar. Economize energia gasta de forma desnecessária com contrações musculares ou balançar excessivo dos braços, o toque leve do calcanhar (aterrissagem) para a parte próxima aos dedos, preparando para a fase em que o pé fica fora do chão. Outro ponto importante é que as costas permaneçam eretas. O olhar também deve se fixar à frente, mantendo o pescoço relaxado. O movimento dos braços, que deve seguir a direção das passadas ajudando assim,  no equilíbrio e na coordenação.

·         Durante o exercício, fique atento à sua freqüência cardíaca. Caso sinta seus batimentos cardíacos excessivamente acelerados pare a atividade imediatamente.

·         A respiração é outro parâmetro para saber se estamos no caminho certo. A falta de ar ao correr ou caminhar indica que as moléculas de oxigênio não estão sendo adequadamente absorvidas pelo sangue. A resposta normal do corpo frente a esse esforço é cessar a atividade. Para evitar a parada brusca, o ideal é, assim que faltar o fôlego, diminuir o ritmo até a respiração voltar ao normal.

 

Fonte: POR MANUELA PAGAN - atualizado em 17/10/2013 e complementado por Tai Ji Quan.

http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/16928-pratique-exercicios-sozinho-de-maneira-consciente-com-sete-cuidados-basicos?utm_source=news_mv&utm_medium=fitness&utm_campaign=9817615

quarta-feira, outubro 01, 2014

Seminário Internacional de Tai Chi Chuan

Seminário Internacional de Tai Chi Chuan realizado especialmente peloMestre Yang Jun
5ª Geração na Transmissão do Tai Chi da Família Yang na cidade de São Paulo
Aberto a todo interessado!! 
Neste ano oferecendo Forma Longa 103 - 
Dias 13, 14 e 15 de Novembro 2014
Local: SESC Consolação - das 9h30 as 12h30 e das 15h30 as 17h30
Rua Dr Vila Nova, 245 - São Paulo

Taxa por dia do Seminário Forma Longa:  Afiliados da Associação Internacional R$ 235,00 / Não afiliados R$ 265,00
Valor total para os três dias: Afiliados: R$ 705,00 / Não afiliados: R$ 795,00

 

Interessados:

Tel11-3884.8943

Informe: Rogério(Tai Ji Quan) como referência

Participe da campanha Eu Sei Escrever