segunda-feira, julho 16, 2018

Açúcar - nosso grande vilão

Uma das primeiras menções à cana-de-açúcar aparece em manuscritos antigos de chineses datados do oitavo século antes de Cristo. O açúcar se manteve pouco importante até que os indianos descobriram métodos de transformar caldo de cana em cristais de açúcar, que eram mais fáceis de se armazenar e transportar.
A produção de açúcar faz parte da história do Brasil, principalmente da região Nordeste. Entre os séculos XVI e XVIII, a exportação do produto era a principal atividade econômica do país, ainda uma colônia portuguesa.
O açúcar se manteve razoavelmente pouco importante até que os indianos descobriram métodos de transformar caldo de cana em cristais de açúcar, que eram mais fáceis de se armazenar e transportar.
Tão viciante quanto a cocaína, o açúcar é hoje sem duvida o nosso maior vilão. Sua ação no cérebro é idêntica, um recente estudo na Austrália demonstra que sua ingestão frequente causa diminuição da produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo sistema de prazer e recompensa do cérebro e que, também, aumenta o foco e a motivação. Desta forma, com uma quantidade menor de dopamina disponível, o seu organismo vai sentir mais necessidade de comer doces. A mesma tônica acontece para os casos dos dependentes de cocaína.
E cada vez mais disfarçado, com outros nomes não menos tóxicos como:  xarope de milho invertido. Usados em: Achocolatados; Refrigerantes; Chocolates (exemplos de imagens: BIS e tabletes recheados); Bombons; Bolos recheados; Sucos de caixinha; Bolachas recheadas; Barras de cereal; Cereais matinais de milho, e por aí vai.
Açúcar de coco, hoje seria o mais benéfico se consumido com moderação, produto minimamente processado e obtido por meio da seiva bruta encontrada no coqueiro. É uma boa opção, pois tem um menor índice glicêmico e é muito fácil de usá-lo para substituir o açúcar comum nas preparações, não alterando o sabor. 
Desde que moderadamente, você pode, também, substituir o açúcar por: mel não-refinado; melaço de cana; rapadura.


Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever