domingo, julho 14, 2019

CASA DE FERREIRO O ESPETO É DE PAU


Interessante quando olhamos à frente e visualizamos o quanto a inércia prejudica o nosso corpo. Fomos criados para nos movimentarmos, e quando passamos a nos mexermos cada vez menos por força do avanço da tecnologia. O problema é que isto quando ocorre nosso futuro (envelhecer) fica cada vez mais preocupante basta ver que tanto a obesidade e o sedentarismo estão passando de alarmantes 47% da população comparativamente aos 27%, e ainda não estamos falando dos idosos que é o ponto em que quero chegar.
Quanto ao idoso as condições se tornam piores, ficam reféns em suas casas vendo na TV aberta a violência alheia que limita sua ida a lugares antes tranqüilos, hoje perigosos. E o pior, nossas casas não são seguras para a terceira idade, brinco que esta começa fisicamente aos trinta (riso) quando todas as contusões demoram mais seis meses para sarar. A queda é o motivo mais alarmante visto que pelo avançar deste sedentarismo e obesidade, torna mais perigoso, pois não havendo fortalecimento dos membros inferiores, quaisquer tonteiras que venham a ter não conseguem ficar de pé para sustentar este equilíbrio.
Hoje, segundo pesquisas recentes, além da parte estrutural da postura, temos em conseqüência disto um declínio progressivo das funções cerebrais. Ou seja, além de favorecer o desenvolvimento de demências e problemas psicológicos incorrem em surgimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes e até o câncer.
A solução é simples, porém lenta, é a inclusão de atividades físicas e aeróbicas que aumentam o fluxo sanguíneo reduzindo assim sintomas co9mo ansiedade, depressão, estresse e perda de memória, entre as atividades relacionamos o Tai Chi Chuan como forma de restabelecer a cognição postural, devolver o fortalecimento dos membros inferiores, diminuindo o aparecimento de síndromes demenciais, como por exemplo, a doença de Alzheimer.
As atividades são feitas em grupos com diversas idades envolvidas, promovendo melhores experiências de socialização, descontração, autoestima, engajamento, auxiliando assim na coordenação motora.
Venha experimentar na academia, ou contrate para sua empresa ou condomínio.
Rogério Gullino
Professor de Tai Chi Chuan
Contato:  11-983018484

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever