terça-feira, outubro 06, 2009

Tai Chi Chuan pode tratar tontura e outros distúrbios do equilíbrio

O Tai Chi Chuan é conhecido pelos benefícios que promete à saúde, como alivio do estresse e melhora da circulação. E, de acordo com um estudo apresentado no Encontro Anual de Academia Americana de Otorrinolaringologia, realizado em San Diego, nos Estados Unidos, a lista de pontos positivos pode aumentar. É que a prática foi associada ao tratamento de tonturas e outros distúrbios do equilíbrio.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos da arte marcial chinesa, que prioriza movimentos lentos, em 18 mulheres e três homens. Os pacientes não haviam conseguido alívio do problema com a terapia convencional.

Eles responderam a um questionário antes e após oito semanas de envolvimento com o tai chi chuan. Todos relataram melhora do que sentiam.

Os pesquisadores teorizam que a técnica pode ser eficaz porque promove a coordenação por meio do relaxamento, em vez de coordenação muscular. O trabalho começou em abril de 2008 e se estendeu até março de 2009.

Patricia Zwipp
Vida Saudável
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4022416-EI1520,00-Tai+chi+chuan+pode+tratar+tontura+e+outros+disturbios+do+equilibrio.html




Nenhum comentário: