terça-feira, abril 27, 2010

Atividade física com Tai Chi Chuan...

Muitas pessoas esquecem ou ignoram os benefícios a curto e em longo prazo do exercício. Duas substâncias químicas envolvidas neste estado de bem-estar são o cortisol e as endorfinas. O cortisol é um hormônio que quando produzido pelo corpo em excesso, como em situação de estresse, raiva, ansiedade e medo, provoca efeitos nocivos como diminuição da produção de testosterona, ação lenta da utilização da insulina, que atrapalha no transporte da glicose para as células musculares, evitando assim a reserva de glicogênio muscular. O cortisol age no cérebro provocando morte neuronal, etc. Nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.

Estudos indicam também que o exercício físico, pode ser tão efetivo quanto os antidepressivos no tratamento da depressão. Induz a liberação de outras substâncias no cérebro, chamadas de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, auxiliando na redução do estresse e ansiedade. Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada nesta prática é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções, analgésico natural, ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões.

O exercício aeróbio regular por 30 minutos, praticado pelo menos três vezes por semana, pode ajudar pessoas com depressão moderada, que relatam melhora no humor. Mesmo curtos períodos de exercício, como uma breve caminhada, também podem desencadear um efeito positivo imediato.

O Tai Chi Chuan como uma prática aeróbica de baixo impacto quando praticada seguindo seus conceitos originais, Os Dez Princípios Essenciais do Mestre Yang Chengfu, formulados há mais de dois séculos. Através de seus movimentos lentos, respira-se mais profundamente e não intensamente, como acontece normalmente. Produzindo assim, um efeito suavizante no corpo e na mente, e pela prática persistente.

Um comentário:

Sergiosworkout disse...

Caro Rogério, sou pesquisador do assunto,e gostei muito do seu post. Queria convidá-lo a ler meu post sobre tai chi chuan e exercícios físicos no meu site: http://www.pensamentostaichi.com/
para podermos aprofundar nosso conhecimento sobre o assunto. Obrigado!

Participe da campanha Eu Sei Escrever