quarta-feira, dezembro 15, 2010

Fechar a boca não basta

Segundo Antonio Herbert da Revista O2 (julho/2010), um importante pesquisador da área apresentou estudo no qual mulheres submetidas a programa de atividade física sem controle de dieta perderam gordura corporal em 12 meses. No entanto após 18 meses o grupo voltou a ganhar peso, alguns fatores poderiam contribuir para este resultado:
  • após perder certa quantidade de peso, o gasto energético diário também cai, afinal o o organismo precisa de menos energia para manter a massa menor;
  • também ocorre, de forma muito freqüente, a "recompensa" pelo exercício;
  • alguns trabalhos tem demonstrado que, em mulheres, a atividade física promove aumento de secreção de um hormônio chamado grelina, responsável por estimular a fome - após gastar energia com o exercício, o organismo ativa esse sistema para que haja reposição de calorias gastas. Esse mecanismotambém explicaria por que as mulheres tem mais dificuldades de emagrecer do que os homens.
Outros dados mostravam resultados de estudos nos quais os indivíduos, ao contrário do relatado, apenas fizeram restrição alimentar, mas não exercitaram, onde maioria das pessoas ganhou gordura corporal ao invés de perder.
Os resultados mostraram que, ao submeter o organismo a restrição calórica, houve perda de massa magra e, conseqüentemente, redução do gasto energético diário.
Diversos mecanismos de controle existentes no nosso corpo regulam fome, saciedade, e sono, fazendo com que o processo de emagrecimento apenas com restrição calórica seja pouco efetivo.
Segundo as pesquisas, resultam em dizer que aliar a atividade física a um programa de reeducação alimentar é a única forma de perder gordura corporal.

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever