sexta-feira, agosto 23, 2013

Apnéia e Sono


Apnéia obstrutiva do sono é muito comum e é uma desordem que impede o fluxo de ar durante o sono. A apnéia do sono ocorre quando o tecido da parte de trás da garganta relaxa e bloqueia as vias aéreas, reduzindo a quantidade de oxigênio fornecido para todos os órgãos, incluindo o coração e o cérebro. 

Pessoas com apnéia do sono podem roncar alto e parar de respirar por curtos períodos de tempo. Quando o nível de oxigênio no sangue cai bastante, o corpo momentaneamente acorda. Isso pode acontecer tão rápido que você não percebe que acordou. Podendo acontecer centenas de vezes por noite, e você pode acordar de manhã sentindo-se cansado. 
Além de ronco e sonolência diurna excessiva, apneia do sono pode causar perda de memória, dor de cabeça matinal, irritabilidade, depressão, diminuição da libido e dificuldade de concentração. 

Tratamento Aparelhos orais são um tratamento de primeira linha para pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono leve a moderada que não se adaptam com o CPAP (Continuous Positive Air Pressure), ou o tratamento com medidas comportamentais, como perda de peso ou mudança de posição ao dormir. Este pequeno dispositivo de resina se encaixa na boca durante o sono como um protetor de boca. O aparelho oral ajuda a evitar o colapso da língua e dos tecidos moles da parte de trás da garganta, mantendo-se abertas as vias aéreas durante o sono, promovendo a entrada adequada de ar. Aparelhos orais podem ser usados sozinhos ou em combinação com outros tratamentos para distúrbios respiratórios relacionados ao sono, tais como controle de peso, cirurgia ou CPAP.
Fonte: gbsodontologia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever