terça-feira, julho 22, 2014

Por que acontecem diferenças nas distâncias de provas trail run?

A aferição na montanha está sujeita a diversas variáveis
Muito se discute hoje em dia as diferenças de distância que acontecem nas provas Trail. Por exemplo, quando uma prova de 50 quilômetros é finalizada com 54. Aconteceu em várias provas, inclusive uma em que estive atuando como Diretor Técnico. Não vou ficar mencionando os nomes, porque não é pra defender ou crucificar ninguém. O texto é simplesmente para elucidar o assunto.
Em primeiro lugar é necessário saber que provas Trail têm mudanças de percurso repentinas, por motivo de chuvas, falta de autorização de algum proprietário de terras ou por necessidade de abrir uma trilha diferente (incêndios, perigo). Só nesse parágrafo, a alteração da distância acontece e muitas vezes não há tempo disponível para uma aferição precisa. Não há tempo mesmo! Não é desculpa! O evento tem que acontecer!
Como marcamos as distâncias? Usamos o aparelho de GPS e também o software Google Earth. Essas duas medições já tem contradições, é impressionante. E em termos de aparelhos de GPS, as diferentes marcas (Suunto e Garmin são as mais utilizadas) também apresentam diferenças.
Os aparelhos de GPS funcionam medindo o tempo captado por sinais que são recebidos por uma rede de 24 satélites do espaço. Eles funcionam melhor quando estamos sob um céu azul, aberto. Ao passo que conectam-se a no mínimo três satélites, eles estão prontos para funcionar. Em medições acima do nível do mar, precisam conectar-se a no mínimo quatro satélites.
Entretanto, apesar do preço elevado desses aparelhos, GPS não são infalíveis. Mesmo sob céu azul e aberto, cada posição individual gravada é tipicamente precisa entre três e cinco metros, que pode variar ainda mais em longas distâncias. Erros maiores acontecem quando se está gravando percursos em montanhas, subindo e descendo ao nível do mar. Os maiores erros acontecem quando se está dentro de florestas densas, onde a captação do sinal é dificultada e atrasos no sinal acontecem (“delay”).
Vale lembrar ainda, que mesmo sob céu azul e aberto, acontecem erros devido à variação na pressão atmosférica. Aparelhos com barômetro (altímetro) tendem a ser mais precisos. Quando um sinal de GPS é perdido, sua correção resulta a partir dos últimos dois pontos conhecidos e traça-se uma linha reta ao ponto de reconexão. Corta-se curvas e desvios, encurtando a distância.Vários testes são feitos para aferirem a precisão dos aparelhos de GPS. Uma pesquisa britânica fez um teste em uma pista de 400m a céu aberto utilizando aparelhos modernos. Dois corredores fizeram 20 medições cada de quatro voltas na pista (1.600m). Os resultados variaram 7.4%. O maior número de resultados coincidiu em 4% de erro, sendo que a maior diferença foi de 8.4%! (Fonte: www.goodrunguide.co.uk).
As organizações de provas assumem 5% de erro na distância do percurso e essa variação normalmente acontece para mais.
Pense assim: você se inscreve para uma corrida de 50 quilômetros, por exemplo. Qual a melhor sensação: terminar com 47 ou 53?
No Trail Run, procure curtir a prova e não ficar preso a números! Aproveite as paisagens, faça amizades, curta os Postos de Controle. Tenho visto muitos atletas extremamente estressados com pequenas coisas. Poucas pessoas realmente se divertem. Pauta para próxima coluna!
Cruze a linha de chegada!
Fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/por-que-acontecem-diferencas-nas-distancias-de-provas-trail-run/15618

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever