terça-feira, julho 15, 2014

Propriocepção em Tai Chi Chuan

A palavra já soa complicada, mas de difícil mesmo apenas os treinos de repetição. Reeducando lentamente, nosso cérebro para que por sucessivas tentativas, não mais sejam necessárias intervenções da visão para o comando de certas atividades, que haja um reconhecimento de sua postura, do angulo, da posição de cada parte do corpo no conjunto do movimento seja lento ou em velocidade.
Para que isto ocorra é necessário que  nosso Sistema Nervoso Central receba estas informações, que ocorre através dos receptores chamados de proprioceptores, que são órgãos sensoriais especializados com função de transformar estímulos em mensagens, ou seja mudança de terreno, posição, e movimentos, permitindo assim que o cérebro nos informe velocidade, posição, angulação e intensidade do movimento. 
Esses elementos sensoriais se localizam em músculos, tendões, ligamentos, articulações e pele.
Diariamente os proprioceptores são estimulados tanto quando estamos em movimento ou parados.
Não temos fórmula, mas quando acontece uma lesão em algum órgão sensorial descrito acima, essa memória de equilíbrio é perdida com ela, dessa firma cada um é seu guia no autoconhecimento, para novamente reaprender os detalhes e com isso recuperar sua segurança e equilibrio.
E veja, que estamos falando apenas na parte física, qual não será o complicador quando repentinamente tais movimentos não afetarem seu emocional, mas isto fica para outra vez.

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever