domingo, agosto 02, 2015

Tratamentos caseiros para tratar a fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores musculares e exaustão, atingindo principalmente as mulheres. As condições para o aparecimento do transtorno ainda não são totalmente conhecidas, mas, no geral, existe algum fator desencadeante, como problemas de coluna, artrite, lesões ou algum tipo de estresse físico e/ou emocional.

Os sintomas da fibromialgia

O diagnóstico do problema não é tão fácil, mas existem alguns sintomas que caracterizam a fibromialgia. O indivíduo pode sentir dores ao redor do quadril, tórax, ombros, pescoço, região do cotovelo ou do joelho; dor generalizada em todos os quadrantes do corpo, por um período igual ou superior a três meses.

Além disso, outros sintomas comuns são os seguintes: insônia e outros distúrbios do sono, fadiga, memória prejudicada, dores de cabeça crônicas, mal-estar, irritação intestinal, cólicas menstruais, sensibilidade da pele, depressão, ansiedade, dormência e formigamento, dores na mandíbula, dentre outros. A fibromialgia ainda não tem cura, mas existem alguns tratamentos naturais que ajudam a aliviar os sintomas desta doença.

Ginkgo-biloba

A utilização de plantas medicinais, como a ginkgo-biloba, é um bom tratamento natural para fibromialgia. Esta planta melhora a circulação e retira os metabólitos, proporcionando sensação de alívio das dores características da doença.

Alimentação adequada

Assim como em todo tratamento natural, a alimentação é fundamental e deve ser feita adequadamente. O cardápio deve ser rico em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Recomenda-se a ingestão de poucas proteínas e gorduras animais, evitando, também, comidas refinadas, pré-cozidas e excesso de sal.

A dieta também deve incluir alimentos ricos em magnésio, como maçãs, peixes, banana, figo, pêssego, damasco, frutos secos, trigo sarraceno e alfafa. Outros alimentos recomendados são o gérmen de trigo, aveia, noni e mel. Em alguns de fibromialgia, foi observada a deficiência de vitamina D na dieta, o que acarreta em fraqueza muscular e nos ossos. Por este motivo, é recomendado o aumento do consumo de alimentos que contenham esta vitamina, como gema de ovo, atum e sardinha enlatada.

Aromaterapia

O aroma das plantas medicinais, por meio das células olfativas, estimulam determinadas áreas do cérebro que, por sua vez, produzem o efeito desejado. Para tratar a fibromialgia, a essência mais indicada é a de lavanda, pois proporciona bem-estar e relaxa os músculos.

Massagem e exercícios suaves

A prática de exercícios suaves, como caminhadas, alongamentos ou yoga, pode ser muito benéfica para aliviar os sintomas da doença. A massagem terapêutica e a de relaxamento aumentam a circulação do sangue, eliminam toxinas acumuladas nos músculos, tendões e ligamentos; relaxam e diminuem as dores.

Fonte: Thiago Almeida

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever