quarta-feira, agosto 03, 2016

Brasileira de 16 anos faz leite comum ficar sem lactose


Maria Vitória Valoto - Foto: arquivo pessoal
Uma estudante brasileira, de 16 anos, desenvolveu um sachê que torna o leite comum “bom para o consumo” de pessoas que são intolerantes à lactose… como num passe de mágica!Com o projeto, a paranaense Maria Vitória Valoto, tornou-se finalista da feira de ciências do Google. A premiação final está marcada para setembro, na sede da empresa, na Califórnia.
A cápsula do sachê guarda a enzima lactase, responsável pela “quebra” da lactose — é o que falta aos intolerantes e provoca a “alergia” ao leite ,ou a produtos derivados dele. 
Sem pagar mais por um leite sem lactose, você compraria as cápsulas e o leite comum. Colocaria as cápsulas no leite com lactose e o leite se torna um leite sem lactose”, explica
Ajuda
Maria diz que, com a ideia, busca mudar realidades, impactar a sociedade, ajudar quem mais precisa.
Ela quer entregar um produto barato e simples de usar, para alcançar o maior número de pessoas possível, seja com que renda for.
“De todos, o maior prêmio é impactar a vida das pessoas. Quando a gente começa a pesquisar mais sobre o assunto, a gente vê a dificuldade que as famílias encontram com essa questão. Então, ver que eu estou produzindo algo que vai beneficiar muita gente é uma realização pessoal muito grande. Eu me sinto extremamente feliz”, diz a estudante.
A ideia
A ideia surgiu de pesquisadores da universidade Unopar, de Londrina, e foi desenvolvida pela adolescente, com o apoio de professores do colégio em que ela estuda, o Interativa, da mesma cidade.
Os resultados começaram a aparecer depois de aproximadamente um ano de experimentos.
A jovem pesquisadora cursa o 2º ano do ensino médio e já pensa em fazer da ciência sua profissão. Ela sonha em cursar farmácia na faculdade.

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever