quinta-feira, julho 28, 2016

Cicatrização

Seria engraçado se estivesse certo, mas não são as hemácias que fazem a casquinha das feridas. A casquinha das feridas é feita com proteínas, mais especificamente a fibrina, que impede a hemorragia. 

Um corte ou um arranhão ocasional não apresenta risco de morte porque componentes do sangue vedam o vaso sanguíneo rompido. Uma ruptura na parede do vaso sanguíneo expõe proteínas que atraem plaquetas e iniciam a coagulação, a conversão de componentes líquidos do sangue em coágulo sólido. Os coagulantes, ou selantes, circulam na forma inativa chamada de fibrinogênio. A coagulação envolve a conversão do fibrinogênio na forma ativa, fibrina, que se agrega em fibras que formam a estrutura do coágulo. A formação da fibrina é a última etapa de uma série de reações desencadeadas pela liberação dos fatores de coagulação pelas plaquetas.

A casquinha que se forma em uma machucado em nossa pele protege a região contra a entrada de microrganismos patogênicos, até que a pele seja reconstituída novamente. Não retire a casquinha antes da hora!

Traduzido de: Mr. Lovenstein

Fonte: www.biologiatotal.com.br

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever