sábado, dezembro 05, 2009

Exercícios físicos x Inteligência x Envelhecimento

Atividades fisicas estimulam o desenvolvimento de neurônio no cérebro, segundo estudo realizado com mais de 1 milhão de homens de 15 a 18 anos pela Universidade de Gotemburgo (Suécia), o condicionamento dos avaliados foi aferido por testes ergométricos, aqueles que se sairam melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico. As atividades alteram a estrutura do cérebro e estimulam o desenvolvimento de novos neurônios, favorecendo a capacidade do cérebro se adaptar a novas situações. Estudos na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também mostram que exercícios aeróbicos elevam o crescimento de neurônios (fatores neurotróficos), uma melhora considerável na cognição.
Outro estudo aponta a prática de Tai Chi Chuan na cognição de idosas com declínio de memória desenvolvido pelo Serço de Geriatria do HC-FMUSP, onde o grupo após 3 meses de prática propiciou uma melhora significativa do desempenho da memória e da auto-percepção da memória, queixas anteriormente relacionadas.
Outro estudo, segundo (http://projetando-saude.blogspot.com/2009/11/entrevista.html) realizado pela Universidade de Washington, aponta para os benefícios da atividade física no que se refere ao desenvolvimento do mal de Alzheimer. Realizada com 2.288 pessoas com idade superior a 65 anos e que não sinalizavam a doença.após seis anos de observação 319 pessoas tinham desenvolvido demência e, dentre eles, 221 apresentavam sintomas de Alzheimer. Dentre eles os participantes com melhor condicionamento físico no início da pesquisa apresentaram três vezes menos possibilidades de desenvolver a doença do que os que tinham atividades físicas reduzidas. Os cientistas ponderam que a demência e o mal de Alzheimer, embora considerados doenças do cérebro, podem estar associados à condição geral de todo o organismo.


domingo, novembro 29, 2009

Coma devagar

Segundo uma pesquisa recente comer rapidamente corta os hormônios da saciedade, a associação entre comer apressadamente e ingerir alimentos demais já era conhecido, mas este estudo inédito traz uma explicação provável para essa relação ao mostrar que a velocidade com que uma pessoa come pode impactar na liberação dos hormônios (PYY e GLP-1) do intestino que avisam o cérebro que chegou a hora de parar de comer.
Fonte: FSP, Saúde, 7/11/2009 - C6

terça-feira, novembro 17, 2009

O silêncio dos inocentes

Na última sexta-feira, foi identificado um campo de tortura em plena Grande São Paulo, na sossegada Suzano, um casal denominado fornecedores de iguarias para restaurantes orientais do Bom Retiro, o requinte de crueldade só se compara aos campos de extermínios da II Grande Guerra, é revoltante e ultrajante que somente agora tenha sido descoberto, a pergunta fica quantos outros ainda teremos?

http://luisa.mell.blog.uol.com.br/arch2009-11-08_2009-11-14.html

quarta-feira, novembro 11, 2009

CORRIDA NOVO NORDISK MUDANDO O DIABETES



Dia 14/11/2009 novo desafio 10km, participe.

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial de baixo impacto que ativa a circulação de todo o corpo, trabalhando gradativamente com o seu bem estar, não é necessário vestimentas, locais específicos, e seus conceitos são levados ao contexto diário dos praticantes, seja para levantar um peso, como a necessidade de se locomover para trás ou para frente, distribuição do peso, postura e respiração.
Todo este processo é levado também para as corridas, equilíbrio postural, alongamento suficiente, respiração baixo ventre, língua no palato, nuca estendida, passadas leves, controle emocional, etc, etc...
Várias pesquisas apontam por esta miscelânea de aplicações uma diminuição acentuada nos níveis de açúcar, controlando e até eliminando o diabetes tipo 2.



CLASSIFICAÇÃO/ATLETA/IDADE/CL.F.E/TEMPO LÍQUIDO

366º/1736/ROGERIO GULLINO/48/62/01:02:52

C


Obrigado, Amigão apesar de tudo!!!


segunda-feira, novembro 09, 2009

Doce Bárbara (continuação de um poema ao poeta Proa)

Revés

Foste abatida
Bárbara querida...
Em pleno voo de amor e devoção

Vida ceifada ...
Estavas desarmada
Carregavas apenas
Sua Boa intenção

Vieram os monstros que atormentam
E com força destrói e faz o algoz
Que insano se entrega aos demonios
E desespera e arrepende logo após

Do céu és agora privilégio
Anjo-da-guarda que pra lá voltou
E já podemos contar com seu perdão
Pois alma pura de beleza cristalina
Encontra plenamente a redenção!


Iraci Gonçalves ciritelle
08/11/09

sexta-feira, novembro 06, 2009

6ª Edição da Ayrton Senna Racing Day

Com o mesmo processo de aquecimento, alongamento e respiração utilizados em todas as corridas, comprovando que técnicas milenares dão ao corpo o equilíbrio necessário.



6˚ Edição da Ayrton Senna Racing Day
8 de novembro

Largada às 8h. Aberto ao público.
Entrada gratuita. Prestigie!


A sexta edição da Ayrton Senna Racing Day, maratona de revezamento em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1, acontece em 8 de novembro, no Autódromo de Interlagos. Neste ano, a prova bateu recorde de participação, com 5.900 atletas. As inscrições esgotaram-se um mês antes do prazo final! A largada será às 8 horas e para o público a entrada é gratuita.














Obrigado Amigão, pelo seu apoio e presença.

quarta-feira, novembro 04, 2009

Um poema para o poeta Luiz Proa

Falai por Nós !!!

A tal ponto me comovo
Que sua dor absorvo!
Não deixe calar a voz
Que neste caos, orienta...
O quadro é assustador
Já não se encontra valor
Como percebo em você!

*
A mãe encontra consolo
No anjo que vôo alçou...
Você tem a ferramenta
e o poder de expressão
Prá transformar a tragédia
e produzir reflexão!

*
O lapidar do diamante
se faz a golpe de buril
Não há de ser em vão
que esta menina partiu

*
Sei que não abandonarás
O filho que a vida lhe deu
Se a batalha foi perdida
A guerra recrudesceu!

*
Todos os pais de família
Do nosso imenso Brasil
fazem coro pra sua voz
Não, não se cale LUIZ

*
Nossa infeliz Sociedade
convive com o descaso
A este quadro aviltante
de descontrole e desmando
De violência alarmante!

*
Seja nosso grito de alerta
um freio a este desvario
Nós não queremos viver
Na mira deste fuzil!


Iraci Gonçalves Ciritelle, São Paulo, 27/10/09

segunda-feira, novembro 02, 2009

Projeto Zen

Hospital Dia-Adulto - IPq
Hospital das Clínicas
13/11/2009 das 9h00 ãs 16h00,
Participe!!!
R.Dr.Ovídio Pires de Campos, 785
Consolação - São Paulo - SP

Fone: 11-3069-6980

cidacrhd.ipq@hcnet.usp.br

O Projeto Zen é uma iniciativa da área de medicina psiquiatra do Hospital Dia - IPQ, se utilizando das terapias alternativas no auxílio no tratamento do indivíduo para reforçar sua condição na sociedade estressante em que vivemos, tal evento acontece uma vez ao ano, e tem nas suas edições comprovado que tais atividades devem ser tornar rotineiras, para quebrar a ansiedade, grande causa dos maiores problemas da atualidade, levando-nos cada vez mais a uma depressão sem retorno. Foi visto que não apenas os pacientes, familiares, mas inclusive o corpo de funcionários busca este conforto para enfrentar sua vida diariamente.
O Tai Chi Chuan com sua reeducação postural e respiratória muda a maneira como nos posicionamos em nosso dia a dia, conhecer nosso centro de equilíbrio é fator fundamental para podermos nos situar dentro de qualquer ambiente. O condicionamento através da repetição de movimentos incorporam dinâmicamente sua conciência corporal. Colocado de forma experimental nesta edição do Projeto Zen despertou aos poucos interesse dos participantes.

quarta-feira, outubro 28, 2009

Prevenção de Quedas em Idosos

Podemos criar legislações, adaptar calçamentos, suportes residenciais, mas principalmente devemos criar no idoso sua consciência corporal, pois a partir deste reconhecimento as alternativas sugeridas trarão benefícios, de que adianta tanto aparato, se o idoso não discernir seu peso e seu ponto de equilíbrio, sempre claro que a atividade física é imprescindível, é claro que cada caso é um caso, mas o desenvolvimento de sua propriocepção aumenta sua auto-estima e independência motora. Tais afirmações, respaldado em diversos estudos, se estende para todo e qualquer indivíduo na sociedade, independente da idade.

terça-feira, outubro 06, 2009

Tai Chi Chuan pode tratar tontura e outros distúrbios do equilíbrio

O Tai Chi Chuan é conhecido pelos benefícios que promete à saúde, como alivio do estresse e melhora da circulação. E, de acordo com um estudo apresentado no Encontro Anual de Academia Americana de Otorrinolaringologia, realizado em San Diego, nos Estados Unidos, a lista de pontos positivos pode aumentar. É que a prática foi associada ao tratamento de tonturas e outros distúrbios do equilíbrio.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos da arte marcial chinesa, que prioriza movimentos lentos, em 18 mulheres e três homens. Os pacientes não haviam conseguido alívio do problema com a terapia convencional.

Eles responderam a um questionário antes e após oito semanas de envolvimento com o tai chi chuan. Todos relataram melhora do que sentiam.

Os pesquisadores teorizam que a técnica pode ser eficaz porque promove a coordenação por meio do relaxamento, em vez de coordenação muscular. O trabalho começou em abril de 2008 e se estendeu até março de 2009.

Patricia Zwipp
Vida Saudável
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4022416-EI1520,00-Tai+chi+chuan+pode+tratar+tontura+e+outros+disturbios+do+equilibrio.html




terça-feira, setembro 29, 2009

Cálcio e atividade física

O Magnésio também está envolvido na regulação dos níveis de serotonina. Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos. Suas fontes de alimentos principais são tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.
E para melhorar a absorção de cálcio é bom praticar marcha ou corrida ao ar livre. A luz solar faz o corpo produzir vitamina D e esta faz aumentar de 40% a absorção de cálcio pelo organismo. Por sua vez, a atividade física estimula a produção das células responsáveis pela construção dos ossos.

Triptofano, serotonia, depressão e atividade física

A serotonina, neurotransmissor mencionado anteriormente, exerce grande influência no estado de humor. Conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão. Seus níveis dentro do cérebro são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos.
A ingestão de carboidratos (suas fontes principais são pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo, gente tudo com muita moderação), leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue. Nessa limpeza de aminoácidos só escapa o triptofano na barreira hemato-encefálica. Capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono. Suas fontes principais são carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.

Perda óssea x Inatividade física

Já constamos através de vários estudos esta condição, a intatividade física acomete o início de uma série de problemas a nosso saúde, a depressão, algo que assola cada vez mais a população mundial, sem discriminar classe social, e os atuais medicamentos, simplesmente contribuem para a baixa densidade óssea, constatada através do aumento da serotonina (é uma substância chamada de neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. Atualmente está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância (tornam ela mais disponível) no espaço entre um neurônio e outro).
Outras doenças crônicas, como as cardiovasculares também ligadas à depressão e podem reduzir a mobilidade dos pacientes. A artrite reumática e asma grave também por conter corticoesteroides, que aumentam a fragilidade óssea, segundo Marise Castro, endocrinologista da Unifesp.
Dentro desta linha, a melhor forma de evitá-lo é através de atividade física, faça caminhadas periódicas, e exercício de baixo impacto, e é claro faça muito Tai Chi Chuan.

Inatividade física x Depressão x Osteoporose

Segundo mais de 23 estudos realizados por pesquisadores israelenses e publicados na revista "Biological Psychiatry", constataram a relação entre a depressão e da baixa densidade óssea através de um mecanismo que é a ativação do sistema nervoso simpático. Segundo Raz Yirmiya prof. Univ. Hebraica de Jerusalém, esse sistema, usado pelo cérebro para controlar os principais sistemas do organismo, como o cardiovascular e gastrointestinal, também controla as células ósseas por meio de neurotransmissores.
A depressão aumentaria os níveis neurotransmissores no tecido ósseo, o contribuiria para um pico de massa óssea menor, perda de tecido e osteoporose. Favorecendo ainda níveis elevados de cortisol na corrente sangüínea.
Sempre com a depressão vem uma alteração no comportamento. A baixa densidade óssea pode ser causada por pouca atividade física, aumento do tabagismo, distúrbios nuticionais ou até a própria medicação ingerida, segundo a endocrinologista Marise Castro da Unifesp.
Pacientes deprimidos tendem a se movimentar menos. A atividade física estimula diretamente a formação óssea - e a falta dela pode comprometer a densidade do osso.
Os ossos são tecidos vivos que estão o tempo todo sendo reabsorvidos e formados, processo chamado de remodelação óssea. Durante a vida sofremos pequenos impactos que levam a microtraumas nos ossos, deixando-os mais frágeis. Os exercícios são um poderoso estímulo a remodelação, conforme explica o geriatra Salo Buksman, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Fonte: FSP, Saúde-C9, 26/09/2009

domingo, setembro 27, 2009

Atividade física, benefício para todos

Não há pesquisa que resista, todas são unânimes, é para toda e qualquer idade inclusive vários destes estudos demonstraram que pessoas acima de noventa anos, podem obter ganhos de força muscular com melhoria da saúde e da capacidade funcional, tornando-se mais entusiasmadas e independentes.
E o uso da atividade física para idosos é uma forma de diminuir os declínios de força e da massa muscular relacionados com a idade, o que resulta em melhoria na qualidade de vida.
Muitas outros estudos constataram que uma das maiores causas de incapacidade nos idosos é a fraqueza, causando quedas e desta forma limitando suas atividades diárias tornando-os dependentes e em decorrência desta inatividade, ou de doenças crônicas acabam resultando numa diminuição da força, flexibilidade, amplitude de movimento e habilidade de executar as atividades da vida diária.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Tai Chi Chuan na UniSant'Anna

E o Tai Chi Chuan chega a Universidade.
Não se pode falar, sem sentir.
Não se pode filosofar, sem experimentar.
O primeiro passo para desmistificar a elitização da Arte.


21/09/2009














Obrigado,
Sensei Eduardo Dantas Bacelar
Estudos Avancados Artes Marciais
e aos alunos Marcelo, Rafael, Marcos,
além de todos aqueles que participaram
da PalestrAula sobre Tai Chi Chuan,
sua história, conceitos e aplicações,
solicitada pelo grupo do
4ºsemestre de Educação Física
da Universidade UniSant'Anna.



Aos interessados, leve este post impresso, apenas as (1ª e 2ªpáginas), faça uma aula gratuita, ganhe 10% de desconto na mensalidade, e 50% na matrícula, Academia Liberdade, R. Conselheiro Furtado, 1.044 - Liberdade - São Paulo - 2ª e 4ª 19h00, favor chegar 15 minutos antes.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Tai Chi Chuan - na medicina atual

Entrevista com o Dr.Mehmet Oz nasceu em Cleveland, Ohio (EUA), dos pais turcos. Ele é casado e pai de quatro filhos. Ele se formou da Harvard Univesity em 1982, depois fez mestrado e MBA na Universidade de Pennsylvania. Ele é autor de mais de 350 publicações e vários livros. Em maio de 2005 estava na lista de New York Times Bestseller.

Veja – Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse controle?
Oz – A palavra-chave é automatizar. Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na prática de ioga ou Tai Chi Chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.

Veja – O senhor recomenda exercícios físicos que provoquem suor. Exercícios leves são inúteis?
Oz – Essas recomendações visam à saúde cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercícios moderados ou intensos, que fazem suar, apresentam benefícios. Mas os exercícios suaves e de baixo impacto têm valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes músculos, como os das coxas e dos quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calórico muscular é maior durante o exercício, a queima de calorias aumenta.

Veja – Nos últimos anos, o aperfeiçoamento do tratamento clínico fez cair o número de cirurgias cardíacas. Essa é uma tendência em outras especialidades médicas além da cardiologia?
Oz – Sem dúvida. Os recursos clínicos tornaram-se mais eficazes tanto para a prevenção de doenças quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opção em outras áreas. Há poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia direto para a sala de operação. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia. Essa tendência também é evidente nos casos de diverticulite, uma inflamação do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo acontece com pacientes que apresentam doença arterial obstrutiva periférica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientação deixar de fumar e caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa é uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos para substituir os danificados.

Leia a entrevista completa.
http://www.brasilturquia.com.br/Noticias_Entrevista_da_Veja_com_Dr.Mehmet_Oz.html

Pressão alta, ou hipertensão arterial

Em geral, quando mais baixo melhor. Porém, pressão arterial muito baixa pode algumas vezes causar inquietações e deve ser checada por um médico.
Pressão alta, ou hipertensão arterial, é aquela de 140/90 mmHg ou superior. É chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, o qual pode ocasionar a falha deste, cérebro, aneurismas nos vasos sangüíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestinos ou rins, estreitamento dos vasos sangüíneos nos rins, o que pode causar a falha destes. Rigidez precoce de artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte da perna. Sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira.
O sangue é levado do coração para todas as partes do corpo em vasos chamados artérias. Pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue pelas artérias. Sua pressão arterial é mais elevada quando o coração bate bombeando o sangue. Isso é chamado pressão sistólica. Quando o coração está descansando entre os batimentos, sua pressão arterial cai. Essa é a pressão diastólica.
A pressão arterial muda durante o dia. Ela é menor quando você dorme e aumenta quando acorda. A pressão também se eleva quando você está ativo fisicamente ou nervoso. Ainda, na maioria das suas horas caminhando, sua pressão arterial permanece bem parecida com a de quando está sentado ou parado em pé. Esse nível deve ser menor que 120/80. Quando o nível da pressão fica alto, 140/90 ou mais, você tem hipertensão. Com a pressão alta, o coração trabalha mais forte, suas artérias são surradas e as chances de infarto, ataque cardíaco ou problema nos rins são maiores.
Fonte: http://www.copacabanarunners.net

Em pessoas hipertensas, os exercícios físicos repetidos têm um efeito benéfico pra a redução parcial da pressão arterial, mas não a corrigem completamente. No Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, cientistas que buscaram entender os motivos dessa não-correção identificaram os vilões dessa história: os rins. A biomédica Lisete Compagno Michelini constatou em suas pesquisas que os vasos sangüíneos desses órgãos se contraem durante a atividade física.
A hipertensão resulta da força a mais que o coração emprega para bombear o sangue em arteríolas (pequenos vasos sangüíneos) que, com suas paredes contraídas, apresentam menor espaço para a passagem do sangue. Os exercícios físicos já são utilizados como uma forma de prevenção e tratamento a quadros leves de hipertensão, pois durante sua realização é apresentada uma diminuição da parede das arteríolas dos músculos esqueléticos - utilizados durante os exercícios - aumentando o espaço para a passagem do sangue. Nos testes realizados com ratos verificou-se que nos rins a espessura das paredes dos vasos não foram alteradas, mantendo assim reduzido o canal para a passagem de sangue.
Lisete explica que, com o corpo em repouso, o rim recebe cerca de 23% do fluxo de sangue, uma taxa elevada, enquanto os músculos esqueléticos recebem cerca de 14%. Com o exercício, os músculos passam a receber cerca de 85% do fluxo, e o rim, que em situações normais recebe mais que o necessário para nutrir suas células, contrai as paredes de suas arteríolas para receber menos sangue, que será necessário nos músculos. "Desse modo, os vasos renais contribuem para manter a pressão elevada", constata a biomédica.
Lisete ressalta que os exercícios empregados foram os aeróbios (como caminhadas) de baixa intensidade e de baixo impacto. A pesquisadora concluiu que o treinamento corrigiu apenas o que estava errado na hipertensão, sem alterar a pressão dos ratos saudáveis. "O exercício é um contraponto à inatividade, que é muito ruim para o nossa saúde. É uma prevenção, que contrabalança a falta de atividade física regular que caracteriza a vida moderna", recomenda.
Fonte: Agencia USP, 12/05/2006.

Baço

O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem contato com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo. Não produz secreções, entretanto, no caso de certas doenças, libera um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue na medula óssea. Durante a gestação fabrica hemácias e leucócitos (glóbulos brancos). Após o nascimento esta função é interrompida, e reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea. Parte integrante do sistema linfático e vascular, ocupando uma posição única que lhe permite eliminar microorganismos patogênicos e destruir hemácias anômalas, alteradas ou envelhecidas. Retira o ferro a partir da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo, assim como substâncias residuais como os pigmentos biliares para sua excreção, na forma de bílis, através do fígado. Fabrica anticorpos contra diversos tipos de células do sangue e microorganismos infecciosos. Atua como reservatório de sangue e de outras células sanguíneas.
O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago. Mede entre 15 e 25 cm e possui dupla função: endócrina, A porção endócrina possui hormônios que participam na regulação de atividades metabólicas e a porção externa secreta enzimas digestivas, composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea e exócrina, participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno. Suas patologias mais comuns são doenças como diabetes, fibrose cística, insuficiência pancreática, pancreatites, carcinoma e tumores.
Na Medicina Tradicional Chinesa o Sistema Baço/Pâncreas, cujo elemento refere-se a Terra, atua onde a emoção mais enfatizada é a melancolia, excesso de oensamentos, muita preocupação, se traduz no recolhimento do final do verão, ou longo verão, da terra seca, aguardando o outono que se aproxima. Sua melhor hora é de 9h00 às 11h00 da manhã, circula dos pés ao tronco, movimentos de arqueiro e buda trabalham diretamente neste sistema. É o momento de transição, transforma a subida do que é puro ao Pulmão.
É considerado o responsável pelos celeiros junto com o Estômago, onde se originam os cinco paladares, o Baço é o controlador da transformação e do transporte e pode ser traduzido no poder do pensamento ou intenção, nos fornece a capacidade de focalizar a atenção e intenção.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Mudanças

Não há coisa mais complicada, do que mudança, seja de emprego, casa, carro, colégio, namoro, casamento, de cor, de cama, são tantas possibilidades, mas uma coisa é certo de alguma maneira terá de acontecer, e desta forma, temos que nos adaptar.
Assim é a postura, acostumamos durante a vida, com vários vícios, e aos poucos estes irão se estender, e de tanto fazê-los passamos a identificar como correto.
Daí a cobrança cada vez maior que nos imputamos com certas modificações em nossos hábitos, se surpreenda, aos poucos suas noites vão se tornado mais tranqüilas.
Mude sua maneira de levantar e encarar o dia, sorria, veja como é prazeroso, não deixe passar o tempo, aproveite, pois este momento não mais voltará.

Caminhada

Algo tão simples, que dá até preguiça, vamos começar assim, primeiro passo... levante... calce um sapato ou tênis confortável, é claro... porque devemos sofrer... temos que ter prazer, e desta forma desfrutar.

Comece rodando o quarteirão, apenas 15 minutos de distância, não se canse cronometre, volte... no outro dia novamente, e repita isto durante 7 dias.

Comece a reparar seu caminhar, sinta seu peso, suas passadas, perceba onde pisas mais forte, e porquê? Tente ser cada vez, mais leve, mais solto, equilibre seu quadril, sua coluna, olhe para frente, perceba, se surpreenda com sua percepção, mantenha-se ereto, deixe a nuca relaxada e esticada, gire o pescoço lentamente, não tenha movimentos bruscos, seja firme nas pisadas, sem que para isto, ser pesado.

Neste percurso, observe as casas a sua volta, as cores, se for de dia, o som dos carros, animais, crianças, repita isto na próxima semana e só então aumente a distância para 20 minutos, não mais que isto, mude o trajeto, invente, tente, levante.

Faça isto mais uma semana, não resista, relaxe e caminhe.

Após a terceira semana, se tornará automático, seu corpo pedirá, sentirá falta, se sentirá revigorado, não mais se sentirá arrastado, será prazeroso, siga este conceito e verá quanto tempo ainda podemos conseguir dentro do mesmo dia tão atarefado que antes nem achávamos possível desfrutar.

Após este tempo analise como as coisas fluem com mais facilidade.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Forma ou Kati

O termo kati foi criado especificamente no Brasil, por uma alusão ao termo Kata das artes marciais japonesas, desta forma o correto seria dizer Tao Lu que é a romanização sonórica, ou FORMA precisamente para nós ocidentais.
Surgiu na Ásia junto com o Wushu (Kung fu), base dos estudos de monges budistas que imitavam os movimentos dos animais da natureza, no Tai Chi Chuan tal simulação não acontece como em outras artes.
Posteriormente passou a ser técnica, nele o praticante faz uma luta imaginária individualmente e o objetivo é a perfeição, deve buscar o aperfeiçoamento da força, do equilibrio, da flexibilidade, da harmonia e velocidade.
Quando praticado por mais de uma pessoa ele passa a se chamar Toi Cha (no Kung fu), que pode ser com ou sem armas (Tue Shou ou empurrar com as mãos, no Tai Chi Chuan). É exigido do praticante muita habilidade motora e concentração, em alguns Katis os movimentos são muito avançados exigindo alongamentos completos, saltos, mortais.
Na parte emocional, lida com um aspecto interessante dos praticantes, uma luta com seus fantasmas e de suas emoções, daí a busca do equilíbrio, flexibilidade, e harmonia.

quinta-feira, setembro 10, 2009

Arte... sem comentários.

Acesse e se surpreenda.

http://bocaberta.org/2009/07/arte-nas-plantacoes-de-arroz-do-japao.html

I Ching - a origem do oráculo

Yijing, ou Tratado das Mutações: O mais antigo compêndio de ciência chinesa, utilizado com os mais diversos fins, do qual se destacam o uso oracular e filosófico.
Teria sido escrito pelos fundadores da dinastia Zhou - os reis Wen, Wu e pelo Duque Zhou - em torno do século XII, mas segundo o comentário Cixi de Confúcio, os simbolos trigramáticos (gua) utilizados são de um tempo desconhecido.


Fonte: André Bueno / Professor de História e Filosofia da FAFI-UV (Paraná)

Adaptabilidade

Assim como o bambu ao vento, temos grande capacidade de adaptabilidade as mudanças. Porém, quando algum fator patogênico, ou agente causador de doença, é forte a ponto de não conseguirmos nos adaptar a ele, recobrando nosso equilíbrio, ficamos doentes.
Estes fatores podem ser: internos, emoções excessivas ou mantidas por um longo período de tempo, levando ao desequilíbrio interno de Yin e Yang; externos, fatores climáticos excessivos ou que ficamos expostos por longo período de tempo, frio, calor, vento, umidade, secura e calor de verão (Canícula ou insolação); e misto, desequilíbrios de naturezas diversas, como: alimentação inadequada, excesso de atividade ou repouso, pestes, acidentes, etc...

Qi (氣 - "Tchi" ou "Chi")

Para falarmos de Qi, vinculamos a teoria dos Canais e Colaterais (Jing Luo) energéticos, que são estágios da transformação/mutação de Yin e Yang conceitos relevantes da Terapia Tradicional Chinesa, é difícil conceituar com uma visão ocidental, mas poderíamos dizer basicamente que seria: “energia”, “força material”, “éter”, “matéria”, “matéria-energia”, “força vital”, ou “poder vital”. A dificuldade em conceitualizar a palavra Qi consiste em sua natureza fluída, que pode assumir manifestações diferentes e ser diferentes coisas nas mais diferentes situações.
O nosso corpo, é formado e mantido por diferentes tipos de Qi. Densos e nutritivos, que mantém a saúde e nutrição de nossos órgãos internos. E os que controlam a superfície do nosso corpo, a abertura e o fechamento dos poros da nossa pele e que corre pelos Canais e Coletarais, percorrendo nosso corpo, ligando todas as partes, todas as estruturas, em todas as profundidades. Assim, através da manipulações dessa energia, acessível nestes Canais, e principalmente nos pontos encontrados nesses canais, podemos alterar o fluxo de energia do nosso corpo, promovendo o re-equilíbrio de Yin e Yang.
Estas manipulações, podem ser superficiais, exercícios básicos de controles respiratórios, movimentos de Tai Chi Chuan, Tui na ou profundos, Acupuntura ou Fitoterapia.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Atualidade...

Engraçado como os hábitos de higiene que nossos pais e avós nos passaram estão voltando a moda.
Tudo por conta de uma gripe...

domingo, agosto 16, 2009

Temos que acreditar...

Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipalde ensino.
O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quemtem fome'.
Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina deapenas 14 anos de idade. E ela se inspirou exatamente na letra denosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido depatriotismo.

Leiam o que escreveu essa jovem.. É uma demonstração purade amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é este sentimento cívico.

REDAÇÃO DA MENINA
'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:
O que houve, meu Brasil brasileiro?Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul,
respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...
Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores.
Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.
O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias nopassado.
Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho,
tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novostiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado.
Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?
Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo,
como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.'

segunda-feira, agosto 03, 2009

Pensamento do dia

“Algumas vezes uma maioria simplesmente significa que todos os tolos estão do mesmo lado.”
Claude Mcdonald

quarta-feira, julho 22, 2009

Nosso corpo merece respeito

Nosso corpo não pode ser considerado como um atributo mecânico, existe sim explicações para cada conceito, porém devemos compô-lo em partes energética, espiritual e física, que mantém-se unidas graças a uma série de fenômenos que se encontram relacionados entre si e o Universo em movimento. Comparado a Ele somos um grão de areia, mas que sem nossa presença Ele não existiria, pois somos parte para formar um Todo.

sexta-feira, julho 17, 2009

Gripe Suína - Perguntas e Respostas

1.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.
2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.
3.- Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.- É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.- Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.- Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.- Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.- De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.- O vírus é mortal?
Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada
12.- O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.- Quando se inicia o contágio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tenha o vírus, antes dos sintomas.
14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.- Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.
19.- É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.- Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.- Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.- O virus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.- Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.
26.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
29.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.
30.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.
31.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
32.- O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.
34.- O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.
35.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.- Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.
39.- As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.- Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tussam e/ou espirrem perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.- Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

terça-feira, julho 07, 2009

Reduzir estômago aumenta risco de fratura e de cálculo renal

De acordo com o urologista José Carlos de Almeida, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, a formação das pedras acontece porque a cirurgia de redução do estômago altera o metabolismo e aumenta o nível de oxalato no organismo. O oxalato é um elemento importante na formação dos cálculos renais -cerca de 90% das pedras são formadas por ele.
Além disso, Almeida diz que as cirurgias bariátricas também diminuem a absorção de magnésio e de citrato -duas substâncias que ajudam no processo de diluição do oxalato. "Todas as pessoas têm cristais de cálcio na urina. Se elas não tiverem magnésio e citrato em quantidade suficiente, elas poderão formar cálculos", avalia.
Thomaz Szegö, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, diz que a possibilidade de formação de cálculos é um dos principais incentivos para que os pacientes se mantenham hidratados. "Durante a perda intensa de peso, o metabolismo se altera. Se o paciente consegue manter o fluxo renal adequado [bebendo bastante água], é possível prevenir o aparecimento das pedras."
Os pacientes que se submetem a cirurgias bariátricas também têm quase duas vezes mais risco de sofrer fraturas, especialmente de pés e de mãos. Os resultados, ainda preliminares, vêm de um novo estudo apresentado no congresso da Sociedade Americana de Endocrinologia, no mês passado.
As pessoas foram acompanhadas durante seis anos. Nesse período, 36 sofreram 53 fraturas, a maioria delas nos braços e nos pés. Também foram relatadas fraturas no quadril, na espinha dorsal e no úmero. "O aumento da incidência de fraturas não é um fenômeno que ocorre logo após a cirurgia, mas sim anos depois."
O estudo não aponta, porém, quais os mecanismos envolvidos na maior incidência de fraturas. De acordo com Marise Lazaretti Castro, presidente da regional paulista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a hipótese que poderia explicar as fraturas a longo prazo é o fato de haver, após a cirurgia bariátrica, deficiências graves de vitamina D e cálcio. "As pessoas começam a ter diarreias, têm menos absorção dos nutrientes", afirma a médica.

FERNANDA BASSETTE e CLÁUDIA COLLUCCI da Folha de S.Paulo 07/07/2009

sexta-feira, julho 03, 2009

Psicologia aplicada ao Tai Chi Chuan

Temos diferentes maneiras de nos comunicarmos, através de expressões verbais, corporais, artísticas, e etc. E se de certa forma reprimimos nossas expressões, em contrapartida refletimos em nossas emoções. E quando não a movimentarmos, circularmos, colocarmos para fora, interrompemos sua liberação que será deslocada para alguma parte do corpo. Em tese, adicionamos corporalmente, nosso sofrimento psíquico, nossas emoções.
Daí o surgimento das doenças de “fundo emocional”, tanto o corpo quanto a mente, sofrem de forma simultânea. As tensões limitam os movimentos, a respiração e a expressão dos sentimentos. Com o passar do tempo o nosso corpo, torna-se uma autobiografia. Isto porque as emoções que são vivenciadas corporalmente ao serem bloqueadas, vão deixando marcas, como registros da história de cada pessoa e vão se cronificando ao longo da vida. Para recuperação do equilíbrio corporal, esses bloqueios devem ser dissolvidos através das vivências dos sentimentos que estão ocultos; da expressão deles da maneira mais completa possível e da busca por um estilo de vida mais saudável, ou seja, valorizando também, neste processo de recuperação, a atividade física e uma alimentação saudável.

Eva Holmes
Psicóloga

sábado, junho 27, 2009

sexta-feira, junho 26, 2009

Coluna, não espere piorar...

A questão de dores na coluna, acomete muitas das vezes, exatamente pela nossa falta de postura no dia a dia, seja andando (lembre-se que não se deve ouvir muito nossos passos, isto transmite excesso de pressão sobre os calcanhares e por tabela para a coluna lombar), sentando ou simplesmente parando de forma inadequada, na maioria das vezes, algumas pessoas conseguem uma melhora substancial com pequenas mudanças de atitudes.
Procure recolher seus glúteos e o seu queixo, estique sua nuca, desta forma sentirá alguma pressão sobre os músculos e melhorando assim a circulação dos membros inferiores, distribua melhor seu peso sobre o quadril, e aos poucos verificará que a pressão sobre a coluna tanto a cervical com a lombar diminuirão.
Exercite isto durante um mês, no seu dia a dia, aguardando um elevador, ônibus ou metrô, parece um absurdo, mas é mais simples que se imagina.
Experimente.

terça-feira, junho 23, 2009

Alerta - Embrulhe os chicletes antes de jogar fora

Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados.

Embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo.
Principalmente que as crianças, sejam conscientizadas.
Seja você também, consciente, e, ajude a natureza.

Nosso grande amigo

Coloco sempre a meus alunos e amigos, que a prática do Tai Chi Chuan não se encerra nos movimentos e formas aprendidas, mas sim no que o conceito básico de centenas de anos que perpetua e nos faz rever nossas atitudes para com o nosso maior e mais íntimo amigo, nosso corpo.
Por muitas vezes deixamos que pela praticidade de medicamentos existentes, abusamos constantemente deste nosso grande amigo seja na ingestão de alimentos, bebidas, posturas indevidas, movimentos críticos e o maior de todos, repetimos isto várias vezes até que finalmente possamos identificá-las como usuais, e vem a velha desculpa "mas eu sempre fiz assim, sempre bebi assim, sempre sentei assim, etc, etc, etc.".
Por que a mídia identifica o Tai Chi Chuan como a arte dos idosos, o principal motivo é pelo baixo impacto, mas além disto, é que eles tem uma bagagem de sensações adquiridas pelos vícios de todos os anos que carregam, e olha que muitos apesar disto, não querem mudar.
São pequenas modificações no seu dia a dia, baseadas em conceitos históricos, seja como andar, como comer (e nem o que comer), como sentar, como respirar (estranho né? Mas respiramos de forma errada desde o momento que crescemos) e principalmente como levantar pela manhã que vai fazer a grande diferença para o nosso dia.

Influenza A (H1N1)

"A Secretaria de Estado da Saúde decidiu recomendar que as pessoas evitem viajar para a Argentina e o Chile em razão do risco de contágio pelo vírus da gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. A recomendação também é válida para os demais países da América do Sul que registram transmissão da doença. A pasta enviou comunicado sobre a medida nesta terça-feira, 23 de junho, ao Ministério da Saúde.
Há restrição especial para mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas (como pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de dois anos e idosos com 60 anos ou mais. Essas pessoas deverão evitar ao máximo se deslocar para outros países da América do Sul onde há transmissão da doença, pois o risco de terem complicações em decorrência da infecção pelo vírus da nova gripe é maior nestes grupos populacionais.
Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 40% dos 116 casos de gripe A H1N1 registrados no Estado de São Paulo até o dia 22 junho foram de pacientes que se infectaram durante viagem para a Argentina. Outros 15,5% dos pacientes adquiriram a doença nos Estados Unidos. O Chile responde por 5,1% dos casos da gripe entre os paulistas, e o Canadá, por 2,5%. Os demais países apontados como locais prováveis de infecção foram França, Inglaterra, México e Uruguai.
Segundo o estudo da Secretaria, a idade média dos pacientes contaminados é de 27 anos, e a faixa etária predominante é entre 21 e 30 anos, representando 31% dos casos, seguida pela faixa de 31 a 40 anos, que respondeu por 15,5% do total. Do total de casos confirmados, 54,3% são do sexo masculino.
Atualmente, São Paulo registra 149 casos confirmados de influenza A e há outros 69 pacientes sob suspeita de terem contraído o vírus.
O sintoma mais comum apresentado pelos pacientes foi febre, presente em cerca de 90% das ocorrências, seguido de tosse, manifestada em mais de 80% dos casos. Outros sintomas apontados foram mialgia (dor muscular), coriza, odinofagia (dor ao engolir), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça e falta de ar.
Todos os pacientes com o vírus da nova gripe evoluíram para a cura. Até o momento não há registro de óbitos relacionados à doença."

- Comunicado da Secretaria da Saúde de São Paulo

segunda-feira, maio 18, 2009

sexta-feira, maio 15, 2009

Alimentação - Consumo de Adoçantes

Conforme pesquisa recente, nem todos os adoçantes cumprem exatamente o que se propõe. A obesidade é algo que vem aumentando nos últimos anos, desta forma parta manter o peso ou diminuí-lo várias pessoas vem fazendo uso indiscrimidado de adoçantes. Mas a solução está simplesmente na mudança de de estilo de vida, que inclui uma alimentação mais saudável, mais hortaliças e menos frituras e a prática constante de exercícios.
O uso de adoçantes, educorantes artificiais, poucos calóricos, deve ser limitado a uma pequena quantidade a ser consumida diariamente, além disto, alguns não devem ir ao fogo podendo alterar sua estrutura, outros não devem ser consumidos por diabéticos pois aumentam o nível glicêmico no sangue. Hipertensos não devem consumir qrandes quantidades de sacarina e ciclamato de sódio. O aspartame deve ser evitado por pessoas que tem fenilcetonúria (pessoas com esta disfunção rara
não digerem corretamente as proteínas e ela se acumula no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos). O Sorbibol pode ter efeito diurético ou laxante dependo da quantidade.
Além disto, para as grávidas e crianças não temos estudos conclusivos, ou seja, só com prescrição médica.

www.proteste.org

Alimentação - Consumo de Refrigerantes Diets

A quantidade de açúcar presente nos refrigerantes já é bastante difundida e desaconselhada ao consumo das crianças.
A surpresa maior foi em uma recente pesquisa encontrar benzeno, substância altamente cancerígena. Inclusive corantes impróprios para as crianças, o amarelo crepúsculo que pode causar hiperatividade, e o amarelo tartrazina, que pode causar alergias, presente nos refrigerantes de laranja.
Em relação ao sódio, há bebidas que trazem até 31% deste elemento, elevando a uma propensão a hipertensão, pois não a encontramos como única fonte de sódio em nossa dieta.
Os refrigerantes de cola apresentam ácido fosfórico, acidulante INS 338, que serve como regulador de acidez, e que reduz a absorção do cálcio, provocando assim osteoporose.

www.proteste.org

quinta-feira, maio 14, 2009

Práticas em Santo Amaro - suspensas temporariamente

No intuito de montarmos novo grupo de praticantes, estão suspensas as aulas em Santo Amaro, até formação de nova turma.

Para maiores informações entre em contato.

sexta-feira, maio 08, 2009

Corrida Fila Night Run

Local: Praça da Reitoria - Cidade Universitária – USP

10 Km 1:04:03
Utilizando aquecimento e alongamentos provenientes das aulas de Tai Chi Chuan e Chi Kung.

Noite de Shows e muita chuva que nos acompanhou durante toda a prova.
Parabéns aos participantes.

Feliz Dia das Mães

Parabéns Mães, pois todos dias são seus!!!

Em comemoração ao dia das mães




10:00 - Aula de Tai Chi Chuan
EE Maria André Schunck-Dona
End: Rua José N
ogueira, 22- Cipó-Guaçú

Fone:
4663-4026 - 4663-1202



Agradecimentos a Administração do Evento

sábado, maio 02, 2009

Calendário de ausência: Maio/2009

Calendário de ausência:
Liberdade: dias 04 e 06(Academia Liberdade);
Santo Amaro: dias 05 e 07 (Cond.Verde Oliva);
Cipó: dias 03 e 23 (Academia Josenir Garra de Trigre).

Qualquer praticante, pode se utilizar de qualquer dos locais acima na data em que houver treino, sem custo adicional, porém deve manter no mínimo 70% da presença no local de origem.
Participe da campanha Eu Sei Escrever