quinta-feira, setembro 17, 2009

Baço

O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem contato com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo. Não produz secreções, entretanto, no caso de certas doenças, libera um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue na medula óssea. Durante a gestação fabrica hemácias e leucócitos (glóbulos brancos). Após o nascimento esta função é interrompida, e reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea. Parte integrante do sistema linfático e vascular, ocupando uma posição única que lhe permite eliminar microorganismos patogênicos e destruir hemácias anômalas, alteradas ou envelhecidas. Retira o ferro a partir da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo, assim como substâncias residuais como os pigmentos biliares para sua excreção, na forma de bílis, através do fígado. Fabrica anticorpos contra diversos tipos de células do sangue e microorganismos infecciosos. Atua como reservatório de sangue e de outras células sanguíneas.
O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago. Mede entre 15 e 25 cm e possui dupla função: endócrina, A porção endócrina possui hormônios que participam na regulação de atividades metabólicas e a porção externa secreta enzimas digestivas, composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea e exócrina, participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno. Suas patologias mais comuns são doenças como diabetes, fibrose cística, insuficiência pancreática, pancreatites, carcinoma e tumores.
Na Medicina Tradicional Chinesa o Sistema Baço/Pâncreas, cujo elemento refere-se a Terra, atua onde a emoção mais enfatizada é a melancolia, excesso de oensamentos, muita preocupação, se traduz no recolhimento do final do verão, ou longo verão, da terra seca, aguardando o outono que se aproxima. Sua melhor hora é de 9h00 às 11h00 da manhã, circula dos pés ao tronco, movimentos de arqueiro e buda trabalham diretamente neste sistema. É o momento de transição, transforma a subida do que é puro ao Pulmão.
É considerado o responsável pelos celeiros junto com o Estômago, onde se originam os cinco paladares, o Baço é o controlador da transformação e do transporte e pode ser traduzido no poder do pensamento ou intenção, nos fornece a capacidade de focalizar a atenção e intenção.

Nenhum comentário:

Participe da campanha Eu Sei Escrever